sexta-feira, 4 de junho de 2010

A insanidade latente do Serra


José Serra é destas figuras que, por patéticas, acabam servindo para representar, sob a forma de estereótipo, todo um comportamento doentio da classe que representam. É um parvo ao qual foi transmitida a mensagem de que, com ele, os que o cercam poderão mais. Ainda que este ‘mais’ represente, na realidade, menos para o Brasil e para os brasileiros.


Esta é a impressão que fica: Serra não é o candidato. É um fantoche transformado em candidato por quem passou a vida inteira se locupletando das verbas e se beneficiando do aparelho do Estado em seu favor. É uma situação que a mídia omite, não aceita discutir e, pelo contrário, trata de manipular segundo os seus interessses e necessidades. É o episódio do pseudo-dossiê.


Pega-se um fato, manipula-se e constrói-se uma nova verdade. Foi assim com a roubalheira das ambulâncias e a relação dele com os Vedoin. Já tinha sido assim quando ele e os seus amigos da PF detonaram Roseana Sarney, no episódio Lunus.


É algo que transcende a racionalidade e, ao mesmo tempo, os parâmetros de normalidade. Serra precisa estar ‘delinquindo’ para se sentir bem e realizado. De outro modo, aumenta o seu azedume.


E para a materialização e realização de sua verdadeira personalidade, Serra precisa contar com o beneplácido da mídia e do judiciário, tão bem representado por Algemar Mendes. Há outros, mas este é o píncaro da lealdade para com Serra.


Por falar em mídia e Judiciário, dia destes no Jornal Passe Livre – edição 434, disponível aqui online no http://passelivreonline.wordpress.com/2010/06/01/jornal-passe-livre-434/ – sugeri que a tão cobrada transparência que a mídia e os macaquinhos amestrados do Judiciário cobram, fosse também aplicada ao Judiciário e aos meios de comunicação.

Pode parecer querer demais, mas seria importante que os leitores, ouvintes e telespectadores soubessem quanto a Folha de São Paulo recebe do Governo federal, do Governo do Estado de São Paulo e assim por diante – também saber quantas assinaturas ela (a Folha) e os demais têm com estes órgãos públicos. O mesmo para a RBS/Zero Hora – credo, daí a coisa ficará escrota demais – a famiglia O Globo, Grupo Abril e por aí afora. Imagine-se se estes veículos fossem obrigados a revelar também o chamado BV – Bônus de Veiculação, com o qual ‘presenteiam’ as agências por conta de destinarem verbas…


Vale aqui até uma sugestão para a campanha da Dilma Rousseff, pré-candidata e futura presidente do Brasil: que a Secom divulgue semanalmente a liberação de todos os valores de mídia veiculados nos grandes veículos de comunicação. Estará fazendo um imenso favor à cidadadia, caso isto realmente venha a ser implementado. Mas seria importante divulgar os valores todos,seme sconder nada – porque tem muito tucano que saiu da CEF e foi pra Secom do Governo Federal e continua com poder de mando, mesmo depois de 8 anos do Governo do PT/Lula.


Eles querem transparência… para os outros…


E o Serra?


Nunca é demais lembrar e relembrar que a PF ainda está infestada de pessoas ligadas ao PSDB. Basta ver o papel que o tal do Itagiba exerce, como ‘comandante’ de uma ala especialziada em fazer o jogo sujo em favor dos projetos representados por Serra. Não foi apenas o caso Lunus, que defenestrou a candidatura de Roseana. Há muitos outros episódios que revelam este perfil ‘necrófilo’ do Serra.


Episódio recente diz respeito ao suposto ‘dossiê’ que a turma da Dilma estaria preparando para detonar o ‘coisa’. Graças ao Luis Nassif, tudo ficou esclarecido. Mesmo sem autorização dele, transcrevo na íntegra o post dele – porque vale a pena ler e ver, entender e lamentar que a mídia esteja fazendo a parte suja de todo o trabalho…




PS.Provavelmente o autor do blog, quando do comentário do assunto, ainda não havia lido as matérias de Leandro Fortes e PHA.

Nenhum comentário: