sábado, 7 de agosto de 2010

Ainda sobre as pesquisas


Esta implicância minha, e de todas aqueles que acham que o Eixo do Mal(Globo, Estadão, Folha de S. Paulo, IBOPE e Datafolha) se uniram para fraudar pesquisas de intenções de voto em benefício de Serra, tem sua razão.


Veja que todos os institutos de pesquisas do Brasil(incluindo IBOPE e Datafolha) indican larga vantagem de Dilma em relação à Serra em quase todos os estados do Brasil.Dilma está com ampla vantagem no CE, PE, BA, TO, RJ, MA, MT, MS, MG, PI, AM, SE, ES, GO, PA. Serra só vence Dilma no Paraná, RGS, SC, SP, e no minúsculo AC, mas ainda assim com margem pequena de vantagem.


Ocorre que, quando vai somar as intenções de voto de todos os estados, os números apontados pelo IBOPE e Datafolha não batem.Há divergência profunda entre os resultados dos estados e o resultado nacional.


Ora, alguma coisa está errada.É patente que o IBOPE e o Datafolha estão fraudando as pesquisas.


O que me deixa indignado é que o MSN entrou com pedido na PGE, na PF para investigar as pesquisas de todos os institutos de pesquisas do Brasil e até agora ninguém sabe como vai o resultado dessa fiscalização.A procuradora aloprada não tem a mesmo rigor(contra Dilma e Lulta, claro) observado em relação à propaganda eleitoral.


Sempre entendi que pesquisa não ganha eleição, mas acho que as pesquisas têm um grande efeito na militância dos partidos, na arrecadação de recursos para campanha, na mudança de voto do eleitor indeciso. E tudo isso faz parte da disputa eleitoral, não podendo os institutos de pesquisas, com suas manipulações escrotas, safadas, fazer o papel de tesoureiro eleitoral de candidaturas derrotadas, de sacudir militância morna e de influenciar o voto eleitor indeciso.

Nenhum comentário: