segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Serra não se enterra nem morto. E o golpe está muito vivo!


A Globo transmitiu o primeiro discurso da presidenta Dilma, tin tin por tin tin, 25 minutos, sem intervalos comerciais. Tirando-se a expressão de enterro de Wiliam Bonner e seus “analistas”, menos mal e com alguma simpatia, Patrícia Poeta foi quem conduziu a apresentação oficial da nova e primeira mulher eleita presidenta do Brasil.

Pelo que pude acompanhar, Serra não fez o habitual telefonema à adversária admitindo a derrota e desejando-lhe boa sorte. Vai ver que, no mundo da política serrista, isso só é feito de homem pra homem. Por outro lado, estou certo que não fez falta alguma a Dilma receber aquela gentileza protocolar – hipócrita que teria sido certamente. Imagino aqui se ela teria forças pra se conter e não mandá-lo com todas as letras ao seu devido “lugar”. De qualquer maneira, qualquer coisa, agenda com a secretária…

A TV Brasil mostrava imagens ao vivo de Serra se preparando para discursar. Preparava, preparava e… nada. Deduzi que, assim como no futebol, Serra aguardava o sinal verde para o início da transmissão pela Globo.

E nada. Na Globo, uma porcaria qualquer de concurso de adolescentes pra modelo – a mesma coisa de sempre: anônimos expondo mesquinhez, sem retoques. Programação dominical “de primeira”. E Serra, na TV Brasil, esperando. Bem, talvez no intervalo comercial da Globo? E nada. Nada daquela vinheta de “interrompemos nossa programação…versão eleições 2010″.

Busquei todos os canais pra conferir. Aí me caiu a ficha! Ninguém estava interessado no que o Serra tinha a dizer. Nenhuma emissora. Exceto a TV Brasil e a Band.

A Globo voltou dos comerciais para as adolescentes magrelas disputarem a saída, ou a permanência na casa. (Não sei qual das duas opções é, realmente, a mais feliz! Ficar naquele concurso pra anta-objeto da moda ou ir pra casa estudar e virar um ser humano de verdade).

O fato é que os amigos de Serra perceberam que a Globo o deixou a ver navios e preferiu manter sua audiência com as gatinhas fúteis de biquini. Preferiu faturar e chutou cachorro morto. Aliás, é bom mesmo a Globo começar a faturar e abrir caderneta de poupança. Terá vacas magras, (espero!) se depender das verbas institucionais do(s) próximo(s) governo(s). Mas este é outro assunto.

Na Brasil, a transmissão de Serra arrastando um discurso azedo parecia uma cena de reunião de gângsters de filmes antigos, em preto e branco. Só homens. E uma chilena com cara de paraquedista, aliás. Enquanto Serra lia, os homens concordavam. Todos pálidos de noite mal dormida. E na platéia, só vozes masculinas feito torcida de futebol. A cada fim de parágrafo aclamavam não sei o quê.

Resumindo o discurso de Serra: “nós somos os melhores, mas Dilma foi desleal. Porque foi covardia do governo Lula – do qual ela foi o braço direito – ter melhorado a vida de tantos milhões de brasileiros nos últimos 8 anos e induzi-los a desejarem continuar com isso!”

E os caras na platéia vibrando. O curioso foi que a câmera (que não era da TV Brasil) não mostrava a tal platéia de torcida organizada. Será que também era… “bolinha de papel” ?

No fim, Serra deixou um recado: “Não é adeus, é até logo”.

E a Globo deixou outro recado: como sempre, estaremos ao lado do poder. Oficialmente ao menos, desta vez.

Serra e Globo se divorciaram ontem. Mas ele não sabe fazer outra coisa. Vai continuar buscando eleger-se a qualquer cargo feito um saco vazio intitulado “o mais preparado”. Enquanto respirar.

PS.: Quando já me preparava para postar este texto, eis que resolvi ver o que a Globo falava hoje pela manhã. Adivinhem qual foi a primeira imagem que apareceu na tela da minha TV em CLOSE? A ficha falsa da Dilma. Enquanto Ana Maria Braga discorria a biografia da presidenta eleita, a imagem da ficha falsa ocupava a tela inteira.

Não vamos nos iludir. Antes mesmo de Dilma tomar posse, já estão tramando o(s) golpe(s) para sua deposição.


2 comentários:

Unknown disse...

A Globo talvez tenha se esquecido que as conceções estão com o prazo de validade a vencer... E o Tucanalha e sua camarilha, com Indio Babaca e Alkmin Xuxu, mais a Sra. DEMônica com cara de cão que peidou em festa, foram deprimentes! O pior foi fazer o "pronunciamento" no Edifício Joelma, um marco de uma insequecível tragédia em São Paulo. Eu ví de perto. As vítimas daquele incêndio não mereciam que aquele senhor fizesse seu patético pronunciamento rancoroso naquele espaço! Parabén por ter postado aqui durante a campaha, informações sempre tão inteligentes. Um fraterno abraço! Alice Garcez - Jacareí-SP

O TERROR DO NORDESTE disse...

Alice, exatamente.