quinta-feira, 21 de abril de 2011

É feia, mesmo, a crise na oposição



Na debandada tucana inaugurada semana passada pelo ex-ministro da Fazenda, Bresser Pereira, e engrossada por vereadores paulistanos do partido nesta 2ª feira, mais um vereador saltou do barco. Agora já são seis os vereadores da Capital paulista - metade da bancada de 13 eleita em 2008 - que abandonaram o PSDB.
por José Dirceu, em seu blog
A crise - e rachas - no partido só se acentua o que, segundo o noticiário, levou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso a intensificar seus telefonemas de apaziguamento nos últimos dias. O presidente nacional tucano, deputado Sérgio Guerra (PE), a realizar ontem uma reunião de emergência com o líder do DEM, deputado ACM Neto (BA) para tratar da fusão dos dois partidos.

Mas, a oposição não se entende, também, quanto a esta fusão. O obstáculo inicial é seu novo líder nacional, senador Aécio Neves (PSDB-MG): ele acha que essa união só deve ser feita depois das eleições municipais de 2012. Já o deputado Guerra - ainda de acordo com as notícias - acredita que o DEM sozinho não sobrevive mais dois meses.

Enquanto isto, o novo presidente nacional demo, senador José Agripino Maia (DEM-RN), não para de apagar incêndio Estado por Estado, pedindo ao pessoal para não sair do partido.

Já os Bornhausen, ex-senador Jorge Bornhausen (DEM-SC) e o deputado Paulo Bornhausen (DEM-SC), fazem o contrário: estariam pressionando os demos para irem para o PSD fundado pelo prefeito paulistano Gilberto Kassab (ex-DEM-PSDB).

Fusão, saída para os demos sobreviverem

Cisões, cizânias, o que tudo isto demonstra na oposição (vejam post acima) é a total falta de núcleo dirigente e de líderes no DEM e a dispersão e a divisão acirradas no tucanato.

O presidenciável derrotado ao Planalto no ano passado, José Serra, o governador tucano de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o senador Aécio Neves (PSDB-MG) estão em guerra, já em aberta disputa pró-candidatura presidencial em 2014.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso faz o que pode. E o presidente nacional do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), não tem autoridade e nem liderança. Aliás, não tem nem voto. Desistiu de disputar a reeleição de senador no ano passado porque sabia que não se reelegeria em Pernambuco.

Assim, DEM e PSDB caminham para a fusão como última saída. É realmente o único fato, a única alternativa política para impedir a continua sangria e mesmo o desaparecimento, no caso do DEM.

Já no caso do PPS, o outro braço tradicional aliado da oposição, nem se fala. Simplesmente já não existe como tal. Não passa de um satélite dos tucanos.

Aliás, a propósito de política e eleições em 2012, eu solicito a vocês que leiam a íntegra da entrevista do presidente regional do PT/SP, deputado estadual Edinho Silva, sobre escolha de candidatos a prefeito e vices. Ele também me pede esta publicação porque matérias distorcidas veiculadas na mídia não refletem o real conteúdo desta sua entrevista.

2 comentários:

Vera Lúcia de Oliveira disse...

Sr. TERROR,

Estou que não me aguento de tanto rir, após a leitura deste seu post!!!

Gente, e não é que "o feitiço virou contra o FEITICEIRO"???!!!

Pois não era o coroné Bornhausen quem queria "exterminar com a raça do PT"???!!! E quem é que agora se encarregou de botar a última pá de terra sobre o falecido demo???!!! O próprio!!!

Gente, fala sério!!! É ou não de fazer xixi nas calças de tanto rir???!!! Não parece piada pronta???!!!kiá kiá kiá kiá kiá kiá

Foi mais do que eu pedi a meu padim padi Ciço!!! Obrigada, meu Santinho!!!

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

PLANTARE TECNOLOGIA AGRÍCOLA RURAL E URBANA disse...

Amigo Terror do Nordeste, dou muitas gargalhadas quando vejo noticias sobre a extinção dos tucanos e dos demonios.
De uma olhada amigo no http://terrordonorte.blogspot.com/
Sou tbm apenas simpatizante do PT, residuo em Santarém PA, aqui os tucanos são iguazinhos os daí. Veja o mascote do PSD, fui o único animal que combinou com esta oposição cheirosa. Sou leitor assiduo do teu blog.
Abraços do Terror do Norte