sábado, 16 de abril de 2011

A patrulha ideológica da TV Globo contra o MST e as lutas sociais


A Globo não se cansa de tentar criminalizar as lutas sociais. Um dos seus alvos prioritários é o Movimento dos Sem Terra (MST). Esta linha reacionária foi reiterada no Jornal Nacional de sexta-feira, 14, que “denuncia” com afetada indignação o comportamento do governo estadual baiano diante de uma manifestação dos sem-terra pela reforma agrária.


"O Governo da Bahia está pagando comida e banheiros químicos para um grupo de sem terra que invadiu repartições públicas estaduais", diz a reportagem. "As despesas são cobertas com dinheiro público. São 3 mil pessoas ligadas ao MST. Só com açougue, a Secretaria Estadual de Agricultura, até agora, já gastou cerca de R$ 30 mil. São 300 quilos no almoço, mais 300 quilos no jantar, tem sido a média diária do consumo de carne".

Rostos globais indignados

A emissora, que tratou de repercutir o tema no jornal e na internet, aborda o gesto do governo do ex-sindicalista Jacques Wagner como uma política inaceitável, absurda, insinuando ainda que a ajuda é irregular. A indignação fica estampada nos rostos, movimentos e tom dos comentários dos jornalistas.

Inquirido pelo Jornal Nacional, o secretário da Comunicação Social, Robinson Almeida, que falou pelo governo do estado, explicou que não há ilegalidade no pagamento das despesas dos manifestantes. “É uma questão de saúde pública e segurança alimentar. Crianças, idosos, jovens, adultos, velhos que precisavam desse apoio do governo”, afirmou. O argumento não convenceu a Organizações Globo.

Caso de polícia

Refletindo a ideologia e os interesses da nova e velha direita, o veículo da família Marinho, que prosperou sob o regime militar e hoje lidera o oligopólio da comunicação televisiva no Brasil, ainda pensa que luta social é caso de polícia e pressiona para que seja tratada como tal. Estará com saudades dos tempos da “ditabranda”, que apoiou até o último minuto?

No ódio que a Globo destila ao MST e aos trabalhadores, transparece as digitais de classe e o rancor característico das forças obscurantistas. Quando critica a conduta do governo baiano, a emissora sugere, de forma velada, que o movimento seja tratado a pau e bala, como nos anos em que os generais comandavam a política.

Crime?

Os trabalhadores, segundo o Jornal Nacional, “estão acampados em Salvador desde o início da semana. Invadiram estacionamentos e jardins do centro administrativo do governo da Bahia. São 3 mil pessoas ligadas ao MST, o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra. Chegaram de 19 regiões do estado e dizem que só vão sair da área quando forem recebidos pelo secretário da Agricultura.”

“Nós estamos pedindo o assentamento das famílias acampadas, assistência técnica, condições de escola nos assentamentos, melhoramento de estradas”, disse o coordenador do MST, Marcio Matos. Há algum crime nisto? Depende do ponto de vista. Quem se guia pela Rede Globo e é destituído de senso crítico (e não são poucos), certamente dirá que sim.

Quem desenvolveu uma consciência social mais avançada e sensibilidade diante do drama de humildes sem-terra verá que se trata de uma luta justa e legítima pela reforma agrária. O governo de Jacques Wagner, o MST e os trabalhadores sem-terra merecem toda a solidariedade das forças e personalidades progressistas diante da investida reacionária e tendenciosa desta mídia venal.

Da Redação Vermelho, Umberto Martins

3 comentários:

antenor disse...

Esperei ver essa denúncia acrescentada de que o governo estaria mandando médicos examinar as crianças, idosos e até levar as mulheres para fazer o exame preventivo contra câncer de colo de útero!
Seria absurdo demais!

Vera Lúcia de Oliveira disse...

É por isso que há quase 10 anos, NÃO assisto mais à rede Goebbels; e é por essas e outras que a Presidenta Dilma precisa criar urgentemente a lei de Mídia!!!
Fiquei feliz em saber que, durante o Encontro dos blogueiros "sujos" de SP, o deputado federal Paulo Teixeira (PT) e a deputada Luísa Erundina (PSB) disseram já ter conseguido as assinaturas necessárias para se iniciar as discussões para a aprovação dessa lei!!!

E quero deixar aqui minha SOLIDARIEDADE ao pessoal do MST e ao governo da Bahia!!!

O povo NÃO é bobo!!! Abaixo a rede grobo!!!

Milton disse...

Na novela "Rei do Gado" de Benedito Ruy Barbosa, uma grande fazenda é invadida e a primeira providência do proprietário é providenciar um boi para alimentar os invasores. A intenção, imagino, seria a preservação do patrimônio invadido até a desocupação. Tal tal fez o governo baiano. Patrícia Pillar era uma das invasoras.