quinta-feira, 9 de junho de 2011

Em visita a Dilma, Humala diz que tomará Brasil como exemplo

 
humalla dilma
Humalla e Dilma (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)
Vivian Virissimo
Em sua primeira viagem como presidente eleito do Peru, Ollanta Humala, visitou a presidenta Dilma Rousseff nesta quinta-feira (9). Após o encontro, o peruano declarou que terá o modelo econômico e social do Brasil como exemplo para seu governo. “O Brasil é o primeiro país que estou visitando. É um sócio estratégico e importante para nós, inclusive para o fortalecimento (da segurança) das fronteiras”, disse. “O Brasil é um modelo exitoso de estabilidade macroeconômica com inclusão social”, acrescentou.

O país é o primeiro no roteiro de viagem de Humala que inclui diversos países da América Latina. A presidenta Dilma já confirmou presença na posse de Humala, no dia 28 de julho. Do Brasil, Humala segue para o Uruguai para encontro com o presidente José Pepe Mujica. Na sequência, irá à Argentina da presidenta Cristina Kirchner e ao Chile para reuniões com o presidente Sebastián Piñera. Ainda não estão confirmadas, por enquanto, visitas à Bolívia, Colômbia, Venezuela e ao México.
Na primeira semana após o resultado das eleições, Humala já contorna seus primeiros momentos de turbulência política quando a Bolsa de Valores de Lima registrou a maior queda da história, de 12,51%. O empresariado peruano e o mercado financeiro vêm pressionando para a divulgação da equipe ministerial e da linha que seguirá a política econômica do país.
Com informações da Agência Brasil e Opera Mundi

Nenhum comentário: