quarta-feira, 8 de junho de 2011

Liberdade, liberdade! Chupa, Gilmar Mendes, que é de uva!

Maioria no STF vota pela liberdade de Battisti  

   
A maioria do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu em sessão nesta quarta-feira (8) pela liberdade do ex-ativista italiano Cesare Battisti, preso no Brasil desde 2007. Cinco ministros já se posicionaram a favor da soltura e contra a extradição de Battisti, contrariando voto do relator, o ministro Gilmar Mendes. Faltam votar mais três ministros apenas, já que os ministros José Antonio Toffoli e Celso de Mello não participam do julgamento, por se julgaram impedidos.


 
O Supremo decide hoje se o ex-ativista será definitivamente extraditado para cumprir pena de prisão na Itália, onde foi condenado pela morte de quatro pessoas na década de 70, ou se ganhará liberdade para viver no Brasil.

Segundo Mendes, o STF não é obrigado a acatar decisão do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que decidiu manter o ex-ativista no Brasil mesmo depois de o STF ter decidido pela extradição em novembro de 2009.

“Não se conhece na história do país nenhum caso em que o presidente da República, nem no regime militar, deixou de cumprir a decisão do tribunal. A novidade, se é que existe novidade nesse caso, é esta: de o presidente deixar de cumprir a decisão [do STF]. E a maior novidade é transformar isso em um ato de soberania”, avaliou Mendes.

Battisti foi detido no Rio de Janeiro durante uma operação conjunta realizada por agentes de Brasil, França e Itália, e desde então continua preso no Distrito Federal. O Supremo decidiu pela extradição de Battisti em 18 de novembro de 2009, mas indicou que o então presidente Lula teria a palavra final sobre o assunto, tendo como base o acordo entre os dois países para lidar com o assunto. Lula então decidiu pela não-extradição.

A tese do relator é a de que, uma vez que Lula não cumpriu o que havia decidido a Suprema Corte em novembro de 2009, Battisti deveria continuar preso até que a atual presidente Dilma Rousseff cumpra o que o STF definiu –mandá-lo de volta para a Itália.

A argumentação do relator, entretanto, está sendo rejeitada pela maioria dos ministros: Luiz Fux, Cármem Lúcia, Ricardo Lewandowski, Joaquim Barbosa e Ayres Britto votaram contrários à posição do relator. “Nada mais resta a fazer a esta Suprema Corte [a não ser emitir o alvará de soltura a Battisti]", resumiu Lewandowski. “Eu defiro uma imediata expedição de um alvará de soltura do extraditando”, afirmou Barbosa.

Já manifestaram posição a favor do relator apenas os ministros Ellen Gracie e Cezar Peluso.

Supremo rejeita pedido da Itália


Seis dos nove ministros do STF decidiram mais cedo que a Itália não “tem competência legal” para questionar uma decisão de um chefe do Executivo na Suprema Corte do Brasil. A questão se refere à decisão do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva de manter o ex-ativista no Brasil. O julgamento continua, já que a Corte analisa também um pedido de soltura feito pela defesa do ex-ativista.

Os ministros Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Carlos Ayres Britto, Joaquim Barbosa, Marco Aurélio e Luiz Fux apoiaram a tese contrária à Itália nesta quarta-feira. Pela ausência dos ministros Antônio DiasToffoli e Celso de Mello, eles formaram a maioria da Suprema Corte.

O grupo de magistrados concorda que a extradição se trata de um assunto de relações internacionais e que fica a cargo do presidente da República e não do STF –uma vez que a reclamação da Itália feriria a soberania brasileira e o princípio da não interferência em assuntos internos.Uol.

20 comentários:

Habena do Brasil disse...

O inacreditável voto de Gilmar Mendes "descontituindo" a decisão de Lula

http://tirando-a-limpo.blogspot.com/2011/06/o-inacreditavel-voto-de-gilmar-mendes.html

Anônimo disse...

Parabéns Sr. Ministro Gilmar Mendss por não apoiar o tribunal petista que acaba de colocar mais um criminoso nas ruas.

Os petistas não se contentam em manter soltos seus proprios criminosos e tem que soltar os dos outroa também.

Máfia!

Anônimo disse...

"Battisti já sabe o que fazer ao deixar a cadeia: abrir uma consultoria!

Cesare Battisti já sabe o que vai fazer assim que deixar a cadeia. Seguindo exemplo consagrado no Brasil, deve criar uma consultoria. O lema pode ser este: “Como ser um homicida e influenciar pessoas”.

Imagino a repercussão no meio jurídico mundo afora. “Vejam! O Brasil é aquele país em que a Justiça decidiu que o refúgio concedido ao assassino era impróprio. Mas aí o tribunal deixou para o presidente decidir segundo o tratado de extradição. O presidente jogou o dito-cujo no lixo, e o tribunal, que considerou ilegal o refúgio, soltou aquele que ele próprio, na prática, considera um assassino. Que país engraçado, né?”

Nem digam!

Battisti! O mais novo consultor da República Federativa do Brasil!"

PERNAMBUCANO FALANDO PARA E COM O MUNDO disse...

Esses "anônimos" não conseguem resistir ao DURA LEX SED LEX! ... embora que tardia.

VIVA A LIBERDADE DE CESARE!

E que o Gilmar vá subir num pé de Macaiba para acalmar os nervos!

VERA disse...

EU JÁ SABIA!!!

Quem decide é o Presidente da República, e o Presidente LULÃO JÁ TINHA DECIDIDO: BATTISTI FICA!!!

CHUPA, INTELECTUALOIDE DEBILOIDE PERDEDOR!!! Que é de uva!!!

Kiá kiá kiá kiá kiá kiá,kiá kiá

Os VERDADEIROS CRIMINOSOS que já deveriam estar na CADEIA faz tempo, são os LADRÕES DEMOS-TUCANALHAS!!!

Romanceiro da Inconfidência disse...

Bela vitória.

A decisão do Presidente Lula foi clara e soberana.E agora também a decisão do STF,e não cabe a a Itália ficar contestando.Nós somos soberanos.Não vivemos mais de migalhas da Europa.

Anônimo disse...

Eu ja sabidis!

A Itális vai levà à Corte Haia u país qui u Pelegão i u partidu da trambicage transfromô nun refugiu di velhacus, ladrões, assassinus i terrusristas. Qui vergunha!

Chupi, cabra véia! É di uvis!

Kiá kiá kiá kiá kiá kiá,kiá kiá

Anônimo disse...

Onti us petrai aplardirun di pé u maió consurtô di maracautaia i velhacaria du mundu i oji istão cumemuranu a sortura di um terrurista assassinu cundenadu pela justiça du seu paiz. Surpresis? Nun! Ten tudu a vê: u Palhóci, u Battisti, us crimis, a impunidadi i u PT.

Anônimo disse...

Anônimo I, chuva que é de uva!

O TERROR DO NORDESTE disse...

Os anonimos devem mais é tpmar na cloaca.E não respondam, que eu excluo os comentarios.Viva Batistti, Viva, Gilberto, Viva Vera, viva todos que defendem direitos humanos.

Anônimo disse...

Battistis pra a Secretaria de Direitus Humanus do Cafofo du Osama, qui é u valhacoutu di ladravazis, bandidis, criminosus e terruristas en qui o lulopetismu transformô u paíz!

VERA disse...

URRU!!!

A JUSTIÇA VENCEU A MENTIRA!!!

Viva BATTISTI!!! !! Viva o presidente LULÃO!!! Vivam os juízes RESPEITADORES da CONSTITUIÇÃO!!! Viva nosssa SOBERANIA!!! E Viva o POVÃO BRASILEIRO!!!

Quem já deveria estar na CADEIA faz tempo, são os demos-tucanalhas CRIMINOSOS cujos DELITOS são escondidos pela mídia venal e bandida!!!

Hoje, por exemplo, mais um prefeito tucanalha de Juiz de Fora/MG e seu filho vereador (tal pai, tal filho) foram indiciados por COMPRA de VOTOS!!!

Ou seja, deixam o povo na miséria pra poder comprar seus votos nas eleições!!!

Gentalha estúpida, hipócrita e corrupta, sô!!!

Anônimo disse...

Us juízis du tribunar dus petraia diu uma dimonstrassão di subserviencia dianti da burrici i insanidadi du Pelegão qui, au dar abrigu a un terrurista assassinu, ispos nossu paíz a mais um vechami internaciornar. Oji u Brazil não é só mais u coviu dus petraia mais tamém un valhacoutu de ladravazis, assassinus e tirroristas internacionar, justificandu u nomi di Cafofo du Osama qui lhi foi dadu pur um blogueru. É mais um capitulu da hirança mardita du Pelegão! Êta porquera!

VERA disse...

LIBERDADE!!! LIBERDADE!!!

CHUPA, DEMOS-TUCANALHAS LADRÕES, que é de uva!!!

VIVAM os SEIS JUÌZES PORRETAS do STF!!!

VIVA o PRESIDENTE LULÃO, CARRASCO da OPOSIÇÃO BANDIDA!!!

E VIVA, PRINCIPALMENTE, NOSSA SOBERANIA!!!

EU JÁ SABIA!!!

Anônimo disse...

U "Lulusconi", qui é u maió protetô di tudis quantu é salafraris e bandidis du planetis, pricisa pará cu as suas peleguicis in pror dus fora-da-lei antis qui a comunidadis internacionar si arresorva colocá eli pra vê "u sor nascê quadradis".

I nun manda us ômi qui ven aqui "chupá qui é di uva", cabra véia! Ocê é cabra, é véia, mais nun pricisa si cumportá cumu si fossi vaca, mulé!

Anônimo disse...

VIVA LULA! VIVA IL BRASILE! VENITE TUTTI, BANDITI!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
VERA disse...

E XÔ, DEMOS-TUCANALHAS BANDIDOS!!!

LADRÕES DO PATRIMÔNIO PÚBLICO!!!

E DO DINHEIRO DA MERENDA DE CRIANÇAS POBRES!!!!

Anônimo disse...

VIVA LULA! VIVA IL BRASILE! VENITE TUTTI, BANDITI!

VERA disse...

E XÔ, DEMOS-TUCANALHAS BANDIDOS, MELIANTES e LADRÕES do dinheiro público, principalmente da MERENDA de CRIANÇAS POBRES!!!

XÔ, BANDO DE CRIMINOSOS!!!

XÔ, DISCIPULOS DESSA CORJA!!!