segunda-feira, 16 de julho de 2012

Dilma: governo vai construir mais 900 UPAs e 4 mil UBS


Daqui a pouco Dudu traição e o poste vão dizer que foram deles a ideia de se criar UPAs no Brasil.Foi não, já disse e vou repetir:O programa UPA 24 horas foi criado em 2003 pelo então ministro da Saúde Humberto Costa, o futuro prefeito do Recife.
 
A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (16) que as 200 unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) em funcionamento no país têm ajudado a melhorar não apenas os serviços de urgência e emergência, mas todo o sistema de saúde pública brasileiro. As unidades, segundo ela, atendem a 2 milhões de pessoas todos os meses.

 
No programa semanal de rádio Café com a Presidenta, Dilma reforçou a previsão de entrega de 900 UPAs até 2014, com um investimento estimado em R$ 2,7 bilhões. “Sabemos que o desafio é imenso porque quase 140 milhões de brasileiros e brasileiras dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde [SUS]”, destacou.


 
A presidenta lembrou que as UPAs foram criadas com o objetivo de oferecer, com rapidez, atendimento a urgências e emergências. Em casos mais graves, o paciente recebe o socorro inicial na unidade e, em seguida, é transferido por meio do Serviço Móvel de Urgência (Samu) para o hospital mais próximo.

“Mas a maioria dos casos é resolvida na própria UPA. Para você ter uma ideia, de cada 100 pessoas que procuram atendimento nas UPAs, apenas três precisam ser transferidas para um hospital; 97 resolvem o seu problema lá mesmo e voltam para casa”, ressaltou.

 
Segundo Dilma, o serviço oferecido pelas unidades contribui para desafogar as urgências e emergências dos hospitais. Ela destacou que, no Pronto-Socorro do Hospital Miguel Couto, no Rio de Janeiro, por exemplo, aproximadamente 850 pessoas buscavam atendimento todos os dias antes da construção das UPAs na cidade. Atualmente, a procura diária caiu para 350 pacientes.

No caso de pacientes que são atendidos na UPA mas precisam dar continuidade ao tratamento médico, a orientação, de acordo com a presidenta, é buscar as unidades básicas de saúde, mais conhecidas como postos de saúde.

 
“Nós ainda precisamos avançar muito mas, hoje, o SUS é uma rede que conta com hospitais, com o socorro e o transporte eficiente do Samu, com as UPAs e com o Programa Saúde da Família, que atende nas unidades básicas. Para funcionar bem, um serviço precisa completar o outro”, disse a presidenta.

 
Além de melhorias nas UPAs, o governo federal prevê investimentos de R$ 3,5 bilhões para construir e equipar quase 4 mil unidades básicas de saúde e reformar e ampliar 21 mil em todo o país.Agência Brasil

3 comentários:

Pb.Jurandi disse...

Meu caro Gilvan, para você ter uma ideia, o que os paulistas pagaram de pedágios nas estradas do estado de São paulo,somente este ano até esse momento,cerca de 3 bilhões seiscentos e cinquenta milhões daria para construir 1.300 UPAS.O pedágio em São Paulo tem lucro maior do que muitas empresas que geram milhões de empregos.Até o final do ano a arrecadação será de 7 bilhões, um verdadeiro assalto e ninguém sabe onde este dinheiro é investido.

Anônimo disse...

O grande problema que vejo com as UPAs é a terceirização da gestão. São bilhões que ficam a mercê da corrupção e das falcatruas. É preciso resolver este problema, e não sinto determinação do governo nesse sentido.

J.Vidal disse...

Não adianta construir UPAS se não funcionam como deveriam. Exemplo claro disso são as UPAS de Recife e região metropolitana, terra do futuro candidato a sucessor de Dilma. Imaginem só...nas UPAS daqui normalmente não t~em clínicos gerais, quando se encontra um após ter feito turismo em média em três ou mais UPAS, não se encontra aparelho de raio X funcionando. Quando tem médico não tem raio X. Normalmente só se encontra ortopedista. Declaro isto porque aconteceu comigo e representei o caso ao MPF. Em síntese, para que Palácio sem Majestades para atender seus súditos.