O demo, o verde desbotado e o poste vão apanhar no primeiro turno.Eduardo Campos vai levar uma sova tão grande que nunca mais vai se meter em disputa eleitoral.Não há mais Lula para salvar a candidatura de Dudu triação.O povo de Pernambuco sabe que Dudu traição ganhou aas eleições de 2006 e 2010 graças à Lula.O grande cabo eleiror desse governadorzinho privatista safado foi Lula.A propósito, não só Dudu traição bem como o senadorzinho Armando Monteiro Neto(PTB-PE), que ganhou a eleição para Marco Macil porque era questão de honra para Lula derrotar Jarbas e Marco Maciel.Armando Monteiro Neto, que foi o primeiro a romper a aliança com o PT, sempre foi um deputadorzinho de quinta categoria, mesmo comandando a poderosa FIEPE nunca passou de 50 mil votos nos pleitos que concorreu.
O candidato do PT à Prefeitura do Recife, Humberto Costa, larga na frente na primeira pesquisa Folha/Globo/Ibope. O petista lidera com 40% das intenções de voto no cenário estimulado, no qual são apresentados os nomes de todos os prefeituráveis aos eleitores entrevistados.Humberto ganharia primeiro turno se a eleição fosse hoje.
Neste mesmo quadro, aparece Mendonça (DEM) com 20% na preferência do eleitorado, seguido por Daniel Coelho (PSDB) e Geraldo Julio (PSB), ocupando o terceiro e o quarto lugar na briga pela PCR, com 9% e 5% das citações, respectivamente.
Os candidatos Esteves Jacinto (PRTB), Edna Costa (PPL), Jair Pedro (PSTU) e Roberto Numeriano (PCB) não foram além de 2% das menções de voto na Capital pernambucana. No universo de entrevistados que declararam a intenção de votar em branco ou nulo, aparecem 14%, enquanto 7% dos consultados estão indecisos ou preferiram não responder.
Na pesquisa espontânea, na qual os eleitores não têm acesso aos nomes dos candidatos, chama atenção o número de pessoas que ainda não sabem em quem votar (57%), enquanto 17% declaram votar em branco ou desejam anular o voto.
Neste cenário significativo, o candidato petista Humberto Costa foi o mais lembrado, com 11% das citações. O democrata Mendonça Filho tem 4%, enquanto os demais postulantes não passaram dos 2% nas menções do eleitorado ouvido pelo Ibope. Ainda na espontânea, 6% dos consultados citaram outros nomes que estão fora da disputa municipal deste ano.
Metodologia
O Ibope ouviu 805 pessoas no Recife entre os dias 12 e 14 de julho. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um grau de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) com o número PE – 00046/2012.
Blog da Folha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário