¶
247 – Quando as primeiras pesquisas de boca de urna surgirem e confirmarem a tendência de uma votação expressiva do PT nas maiores cidades do País, analistas políticos começarão a questionar o comportamento do eleitor brasileiro. Será que não aprende a votar? Insiste em eleger políticos de um partido acusado de comprar sua base de apoio e que vem sendo massacrado no julgamento do mensalão? O que há de errado com a democracia brasileira?
O erro, na verdade, não está no eleitor, mas nas análises daqueles que criminalizam um único partido político e, ao público, vendem um discurso hipócrita. Neste domingo, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso publicou o artigo “Sinal de vida”, falando da força das candidaturas oposicionistas e do “grito parado no ar”, daqueles que acreditam ser possível renovar a política, unindo “decência, democracia e bem-estar social”.
O eleitor, no entanto, intui que esse discurso não condiz com a realidade. Num país que impõe a necessidade de governos de coalizão, todos os governantes compram apoio político parlamentar para se manter no poder. A base da governalidade de FHC, por exemplo, foi a aliança firmada com Antônio Carlos Magalhães, que delegou o comando do setor elétrico brasileiro ao PFL – e o resultado, como se sabe, foi o apagão de 2001. Graças a esses acordos, que entregaram nacos do Estado aos mesmos políticos que, depois, venderam seu apoio a Lula, FHC foi acusado de chefiar um governo que, se não roubava, ao menos deixava roubar.
Ontem, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Carmen Lúcia, pediu ao eleitor que “vote limpo”. Numa sessão do julgamento do mensalão, Celso de Mello afirmou que o Brasil não tolera o poder que corrompe. Julgamento atípico, o da Ação Penal 470 mirou para um país ideal, como se existisse uma realidade em que as alianças políticas fossem construídas por princípios – e não à base da cooptação movida por dinheiro ou por cargos que se transformam em dinheiro.
O ideal seria que, após o julgamento, o Brasil discutisse com profundidade uma reforma política. Enquanto não o fizer, novos escândalos surgirão, mas sem a garantia de que os tartufos da decência retomarão o poder
2 comentários:
MINISTRO CELSO DE MELO SE O BRASIL NAO TOLERA O PODER QUE CORROMPE ENTAO PORQUE O SENHOR ESTAR CONDENANDO O PT. OU ENTAO O SENHOR ESTAR MENTINDO. PORQUE A CORRUPÇAO VEM DO PIG DOS PARTIDOS DE OPOSIÇAO. SERÁ QUE OS SENHORES ESTAO CONDENANDO O PT. PORQUE BOTOU O BRASIL EM POSIÇAO DE VANGUARDA. PORTQUE AGORA OS ESTUDANTES BRASILEIRO PODEM IR PARA UNIVERSIDADES FORA DO PAÍS PARA TEREM MELHOR ESPECIALIZAÇAO, OU SERA QUE POR CAUSA DO BOLSA FAMILIA, OU POR ACASO SERÁ QUE ESTA INCOMODANDO AOS SENHORES O FATO DO POBRE PODER TER UM CARRO UMA TV LCD DENTRO DE CASA. DEVE SER ISSO PORQUE TUDO QUE VOCES PREGAM ESTAR CONTRA TUDO QUE O PT TEM FEITO PELO PAÍS.para quem nao viu o JOAQUIM BARBOSA DIZER QUE VOTOU NO LULA E NA DILMA E NAO SE ARREPENDE. É UM FATO CONSUMADO QUE ELE SABE QUE O PT FEZ UM BOM TRABALHO. ENTAO PORQUE CONDENARAM? CONDENARAM CONTRA A VONTADE NAO FOI. CADA UM PREPAROU SEU RELATORIOZINHO SEMPRE CONDENANDO NINGUEM ATENTOU PARA O QUE A DEFESA DISSE. NEM PARA AS PROVAS SIM POR QUE O JOAQUIM ANDOU FALANDO QUE NAO IA LEVAR EM CONSIDERAÇAO OS DEPOIMENTOS DAS TESTEMUNHA. ISSO TORNA O JULGAMENTO DE VOCES SUSPEITO.
Quando o Levandowski disse que não há provas para condenar o Dirceu, todos os juízes do SHOW MIDIÁTICO DO STF COLOCARAM O RABO ENTRE AS PERNAS.
Apenas isto que foi feito!
O celso de mello deveria se livrar do "mau direito", que realmente é o que corrompe e deixar de ser capitaneado pela mídia golpista!
Onde este "juiz" foi formado?
Postar um comentário