terça-feira, 9 de outubro de 2012

Lewandowski:Genoino será condenado apenas por ser ex-presidente do PT


Revisor do mensalão no STF (Supremo Tribunal Federal), o ministro Ricardo Lewandowski afirmou nesta terça-feira que, em sua avaliação, José Genoino foi indiciado e será "eventualmente condenado pelo simples e objetivo fato ter sido presidente do PT na época" do escândalo. O entendimento do ministro foi questionado por Marco Aurélio Mello e pelo presidente do Supremo Carlos Ayres Britto.
O revisor fez uma intervenção no começo da sessão e sustentou que o empréstimo feito pelo PT com o Banco Rural "não serviu para lavagem de dinheiro nem meio para irrigar campanha ou eventual compra de votos".
 
 
O empréstimo foi inicialmente de R$ 3 milhões e chegou a R$ 6 milhões pelas renovações. O Supremo já decidiu que os empréstimos foram fictícios e serviram para a compra de apoio político.
 
 
Lewandoski tentou negar a participação de Genoíno no esquema. O ministro disse que ele não participou da negociação do empréstimo, mas apenas das renovações, de acordo com laudos da Polícia Federal.
 
 
"Para presidente do partido, renovar empréstimo que já tinha sido fechado, não parece nada de anormal", disse. "Vejam que tanto na denúncia e nas alegações finais o Ministério Público disse que esse dinheiro não serviu para comprar políticos ou absolutamente nada. Ele só tomou conhecimento quando o empréstimo foi registrado, contabilizado na Justiça Eleitoral e quitado".
 
 
A fala de Lewandowski foi questionada pelo ministro Marco Aurélio, que disse na semana passada entender que Genoíno avalizou os empréstimos.
 
 
"O documento a que me referi, a menos que haja falsidade ideológica, é a cédula de crédito bancário que esta subscrita com o Genoino e Valério".
 
 
O presidente do STF, Carlos Ayres Britto, concordou com Marco Aurélio. "Quem representou o PT como pessoa jurídica foi o Genoino e o avalista foi Valério".
 
 
Lewandowski insistiu que Genoino apenas renovou os empréstimos, e disse que sentiu a necessidade de trazer essas provas ao plenário porque a imprensa apontou que ele havia errado ao dizer que Genoino não participou da aprovação da transação com o Rural.Folha

Um comentário:

julio disse...

O RICARDO LEWANDOWSKI, DEPOIS DO JULGAMENTO, DEVERIA SER INDICADO A ALGUMA CADEMIA JURÍDICA NO EXTERIOR, OU AO PRÊMIO NOBEL DA CULTURA JURÍDICA MUNDIAL POR SUA PROESA DE GRANDE VISÃO JUDICIAL. NEM O MIN. DIAS TOFFOLI FOI TÃO BRILHANTE E CHEOU AOS SEUS PÉS, AFINAL TOFFOLI PELO MENOS VIU EM JOSE GENOINO PROVAS CRIMINAIS.