sexta-feira, 26 de abril de 2013

A central de grampos de Marconi Perillo

Reportagem de capa de CartaCapital desta semana, assinada por Leandro Fortes, revela como um jovem estudante de Medicina prestou serviços como hacker a pessoas ligadas ao governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB).
A cadeia de comando do núcleo de espionagem. Fotos: Geraldo Magela/Ag. Senado, O Popular. Diário da Manhã e Cristiano Borges/ O Popular
A cadeia de comando do núcleo de espionagem (clique para ampliar). Fotos: Geraldo Magela/Ag. Senado, O Popular. Diário da Manhã e Cristiano Borges/ O Popular
Por meio de dois jornalistas e dois integrantes do primeiro escalão da administração goiana, ele operou entre 2011 e 2012 – época em que Perillo foi investigado na Operação Monte Carlo, da Polícia Federal – uma rede ilegal de grampos telefônicos em favor do tucano. O hacker tinha como missão invadir contas de adversários – e até aliados – do governador por meio de perfisfalsos na internet.
O contato era feito por um casal de radialistas de Goiânia, Luiz Gama e Eni Aquino. Os pagamentos, mostra a reportagem, tinham como fontes o jornalista José Luiz Bittencourt, ex-presidente da Agência Goiana de Comunicação, e Sérgio Cardoso, cunhado de Perillo e atual secretário de Articulação Política no estado.
O esquema é investigado pelo Ministério Público Federal.
A reportagem completa está na edição 746 de CartaCapital, nas bancas a partir desta sexta-feira 26.

Nenhum comentário: