segunda-feira, 27 de julho de 2009

DEMO planeja boicotar acordo entre Brasil e Paraguai

O DEMO é outro que nem trepa nem sai de cima.

27 DE JULHO DE 2009


O DEM começa a se mobilizar contra o acordo sobre a venda da energia da hidrelétrica binacional Itaipu firmado entre Brasil e Paraguai, sábado passado, em Assunção. O primeiro passo será um pedido de análise técnica ao Tribunal de Contas da União (TCU) para avaliar o impacto sobre as contas brasileiras. O partido ameaça recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF), se ficar comprovado que as "vantagens" oferecidas ao Paraguai acarretam em prejuízos para o Brasil. Na verdade, por trás do aparente "patriotismo" dos demos, esconde-se a intenção de atacar a política externa do governo Lula, que tem sido considerada um dos pontos altos do atual governo.

Embora o acordo anunciado pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Lugo tenha ficado aquém das primeiras reivindicações do Paraguai, o Brasil aceita triplicar para US$ 360 milhões a taxa paga pela energia não utilizada pelo vizinho e assinala a possibilidade de o Paraguai vender a energia excedente para outros países sem intermediação da estatal Eletrobrás.

"O que o presidente brasileiro propõe é um acordo lesa-pátria. A conta vai para o cidadão brasileiro. Certamente haverá aumento de tarifas. Poderá ser de poucos reais ou até centavos, mas estendido a milhões de brasileiros, significa muito dinheiro. Ele (Lula) é presidente, não é rei. Este é um governo entreguista do dinheiro brasileiro, um Papai Noel para os governos chavistas, sem necessidade", ataca o vice-presidente do DEM, deputado Paulo Bornhausen (SC). Faz-me rir.KKKKKKKKKKKKKKKKK. Lula entreguista? KKKKKKKKKKK.


O parlamentar critica o que considera excesso de benefícios oferecidos pelo Brasil a países como Venezuela, presidida por Hugo Chávez, Equador, Bolívia e Paraguai. Também insiste que acordos internacionais sejam submetidos ao Congresso. "Não se pode tratar como fato consumado", afirmou.


Acordo ainda passará por aprovação no Congresso


O assessor da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, disse que o acordo sobre Itaipu "vai normalizar a relação com o Paraguai" e que será submetido aos Parlamentos dos dois países. Garcia reiterou a tese do governo brasileiro de que o sucesso e a estabilidade dos vizinhos interessam ao País. "Não podemos ser uma ilha de prosperidade cercada de um oceano de iniquidade e desigualdade social", disse. Segundo o assessor, as soluções técnicas serão anunciadas nos próximos 60 dias.


Marco Aurélio Garcia lembrou que a votação pelo Congresso está explícita no acordo. "Foi anunciado lá, está na declaração. A menos que haja alguma parte que não seja necessária. Mas haverá partes que serão necessárias. Não quero entrar em detalhes porque tem tecnicalidades. O Democratas está fazendo demagogia. Esse assunto foi explicitado, está na declaração. Eles não leram a declaração", reclamou o assessor especial.


O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, também garantiu a votação no Legislativo e disse que o documento assinado por Lugo e Lula "fala por si só". Em nota divulgada sábado, o Itamaraty informa que os presidentes "consideraram recomendar uma proposta a seus respectivos congressos nacionais".

E o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, reafirmou nesta segunda-feira (27) que o acordo firmado pelos governos brasileiro e paraguaio, em relação à energia excedente de Itaipu, não resultará em aumento de tarifas no Brasil. Ele relatou que durante a reunião do grupo de coordenação, o presidente Lula apenas fez comentários sobre as relações políticas entre os dois países, sem entrar na discussão técnica do acordo. "Não vai ter (aumento de tarifas). Isso eu havia perguntado à parte para o presidente. Mas nem tratamos (disso) na reunião. O que ele (presidente) me disse antes é que há uma determinação de que não haverá impacto para o consumidor", afirmou Bernardo.


Brasiguaios


Outro deputado da oposição, Raul Jungmann (PPS-PE), integrante da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, quer vincular a votação do acordo de Itaipu a uma solução definitiva para os 350 mil brasileiros que vivem em situação irregular no Paraguai. A regularização dos chamados brasiguaios já foi aprovada pelo Congresso paraguaio, mas precisa ser ratificado (depositado, no jargão diplomático) por Lugo.

"É um ato que depende do presidente Lugo, um gesto de boa vontade. Deve ser uma questão preliminar à apreciação do acordo sobre Itaipu. Se não for resolvida, não me disponho a aceitar a votação do acordo e obstruirei no que puder", afirmou Jungmann. O deputado considerou o acordo sobre Itaipu "razoável", embora insista na necessidade de "abrir a caixa preta" das contas da hidrelétrica. Celso Amorim informou que Lugo se comprometeu em ratificar a regularização dos brasiguaios.


Da redação, Vermelho
com agências

8 comentários:

Anônimo disse...

Isso mesmo, DEMO. Faça alguma coisa que preste enquanto oposição, antes que esse desgoverno consiga fatiar todo o país e entregá-lo à "boa" gente bolivariana!

Anônimo disse...

O anônimo acredita que o DEM é o defensor dos interesses do Brasil. A elite egoísta sabe fazer bem seu papel; além de alienar, faz com que as pessoas se tornem acríticas e não consigam entender a realidade. Acorda!! estão pouco preocupados contigo,Tu és mais um soldado da grande massa de reserva. Esse tipo de atitude irresponsável e acrítica é que gera boa parte da violência que vivemos. Já passou da hora de reconhecer os ganhos que o Brasil teve e está tendo com o atual governo. A classe média brasileira serve de anteparo a favor da elite; verdadeiros capitães-do-mato que se acham privilegiados e são contra a qualquer programa social voltado as fatias menos favorecidas. São as mesmas pessoas que fazem passeatas, após ocorrerem violências com os seus, pois, a violência se universalizou e não só está presente nas áreas mais pobres.
Participar do "Movimento Cansei" é para seres sem a capacidade de perceber o quanto estão sendo manipulados e enganados.

Ieda disse...

Terror, vou te mandar via e-mail uma listinha com o nome de "alguns" (que não são poucos) "anjinhos" do DEMo. Aquele partido que já foi tudo. Começou como Arena pra apoiar os milicos, depois virou PDS, PFL e após tantos escândalos com essa sigla envolvida (Caixa 2 de Furnas) resolveram se transformar em bastiões da moral, como o Agripino, que até biônico já foi. E agora são ele que querem detonar a Petrobras? Se ela ainda é nossa, foi devido a resistência do povo. Se dependesse deles, já estaria nas mãos de algum yankee.

Anônimo disse...

O anônimo (das 06:04) acredita que o PT ( mais conhecido como Partido da Trapaça ou, simplesmente, partido-capacho) é o defensor dos interesses do Brasil. A elite egoísta, cevada no "Bolsa-Juros", instituído pelo "Coronel", sabe fazer bem seu papel; além de alienar, faz com que as pessoas se tornem acríticas e não consigam entender a realidade. Acorde, petralhinha! Estão pouco preocupados com você, que é mais um soldadinho raso da grande massa de reserva recrutada pelo lulopetismo. Esse tipo de atitude irresponsável e acrítica é que gera boa parte da violência em que vivemos. Já passou da hora de reconhecer os ganhos que o Brasil teve e está tendo com a política econômica estabelecida no governo tucano e que o "Coronel", sem outra opção, tratou de manter. A classe média brasileira sustenta essa elite perversa, o neocoronelismo lulopetista e a "kumpanherada" toda que "privatizou" o Estado - verdadeiros capitães-do-mato que se acham privilegiados e só admitem "programas sociais" clientelistas e assistencialistas, como o "Bolsa-Votos". São as mesmas pessoas que faziam passeatas enquanto na oposição, e que hoje se calam diante das barbaridades perpetradas pelo desgoverno do "Cel." Lulla da Silva. Por que não participam do "Movimento Cansei", para acordar os outros descerebrados que seguem os passos incertos do "Coronel", sem ter a capacidade de perceber o quanto estão sendo manipulados e enganados?

O TERROR DO NORDESTE disse...

O anônimo da 6:04 está corretíssimo, errado está o anônimo-tucano das 9:01. Ieda, estou muito feliz por você prestigiar o Terror.Mande-me o que você tiver sobre os demotucanos que eu publico aqui.2010 a lula será árdua, mas vamos vencer os inimigos. Beijos.

O TERROR DO NORDESTE disse...

Leia-se: a luta será árdua.

Anônimo disse...

Cordel----BRILHA UMA ESTRELA
Autor: PABLO NYKCAHT
Fonte: http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=2522&cat=Cordel&vinda=S


Sem medo de ser feliz,
sigo a minha sina.

Tentando encantar com as rimas,
vou mascarando o sonho.

Adiando as lutas,
ficando na escuta.

Justiça para os três "Ps",
o mesmo outra vez.

Vou seguindo a estrela,
esculpindo a cruz vermelha.

Para salvar uma nação,
governada pela corrupção.

Ainda que sem inflação,
que sofre uma manipulação velada.

Nunca vi tanta marmelada,
na manipulação da bolsa que sobe-e-desce.

Será que o cidadão de tudo esquece,
enquanto todos brasileiros empobrece.

Ibope que desce-e-sobe,
me cansei de gás nobre.

Brilha uma estrela, brilha uma estrela...
Nesse céu azul...

Brilha uma estrela, brilha uma estrela...
Lula lá...

Brilha uma estrela,
Lula lá...
Cresce a esperança.
Lula lá...
de um Brasil criança.
Pra fazer,
brilhar nossa estrela...

Anônimo disse...

Cordel que ressalta a grande luta desse grade homem Estadista e presidente: Luis Inácio Lula da Silva.
Brilha uma estrela,
Lula lá...
Cresce a esperança.
Lula lá...
de um Brasil criança.
Pra fazer,
brilhar nossa estrela...