quarta-feira, 11 de junho de 2014

Que vergonha, prefeito do Recife!

Turistas encontram pontos de visitação turística abandonados


Bairro do Recife exibe tapumes apodrecidos na fachada de prédios deteriorados / Foto: Michele Souza/JC Imagem


Bairro do Recife exibe tapumes apodrecidos na fachada de prédios deteriorados

Foto: Michele Souza/JC Imagem

Turistas de várias nacionalidades já circulam nas ruas do Recife, à espera dos jogos da Copa do Mundo do Brasil, que começa amanhã e termina no dia 13 de julho próximo. Como a cidade, administrada pelo PSB, pouco se preparou para receber os visitantes, eles terão de driblar calçadas esburacadas, fazer vista grossa nas praças públicas sujas e torcer para que um tapume velho pendurado na fachada de prédios antigos não desabe.

Problemas como esses foram apontados em 12 reportagens semanais, publicadas a partir de 26 de março deste ano. Ao longo da série, ao ser procurada para falar sobre o assunto, a prefeitura prometia corrigir as falhas antes de 12 de junho, o dia da abertura do Mundial de Futebol da Fifa. Passados 78 dias, nada mudou.

A Praça Dezessete, no bairro de Santo Antônio, no Centro, continuava com a fonte quebrada e lixo acumulado no tanque, na tarde de ontem. “A prefeitura fez uma limpeza semana passada, mas continua suja. Moradores de rua usam o local como sanitário e veículos a serviço do município estacionam na calçada da praça”, comenta Bernadete Freitas, que organiza viagens de turismo para idosos.

Caminho de acesso para a Igreja do Divino Espírito Santo, a praça é dividida em duas partes pela Rua do Imperador. No lado contrário da fonte, há um monumento em homenagem aos aviadores portugueses Gago Coutinho (1869-19959) e Sacadura Cabral (1881-1924), que fizeram a primeira travessia área do Atlântico Sul, a bordo de um hidroavião, em 1922, passando pelo Recife. Também precisa de limpeza.

O Mercado de São José, que aparece num vídeo institucional da Fifa todo organizado, permanece com as venezianas quebradas e cobertas de poeira. “Infelizmente, tudo está do mesmo jeito. Um ponto turístico como esse deveria estar em melhores condições durante a Copa do Mundo. Sequer lavaram as venezianas”, declara um dos comerciantes do mercado, que prefere não se identificar.

Localizado no bairro de São José, Centro da capital pernambucana, o mercado foi inaugurado em 1875 e é considerado patrimônio histórico nacional. Apesar das avarias, está de braços abertos para os visitantes, oferecendo artesanato de barro, palha e corda, roupas e calçados artesanais, peixes, crustáceos e grãos.

Nas proximidades da Casa da Cultura, outro ponto de atração turística do bairro de São José, trechos do guarda-corpo da margem do Rio Capibaribe caíram e não foram recuperados. Em março, a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) disse que o parapeito, feito de cimento, já estava sendo fabricado. A prefeitura pintou a mureta quebrada, mas não providenciou o conserto necessário.

NABUCO - A 300 metros da Casa da Cultura, a Praça Joaquim Nabuco, no início da Rua da Concórdia, conserva a mesma sujeira verificada em março. O monumento no meio do logradouro presta homenagem ao abolicionista Joaquim Nabuco (1849-1910) e foi inaugurado em 1915, para comemorar as Leis do Ventre Livre e dos Sexagenários, acumula camadas de poeira. Por enquanto, a estátua é lavada apenas por água de chuva.

Por se tratar de obra de arte, a prefeitura alega que precisa contratar gente especializada para fazer a restauração. Vândalos picharam o pedestal da estátua, na frente do Restaurante Leite, um dos mais antigos da cidade, fundado em 1882 e especializado em comida portuguesa.

Um dos lugares mais procurados por turistas, o Bairro do Recife exibe tapumes apodrecidos na fachada de prédios deteriorados. Há dois exemplos na Rua Vigário Tenório e um na Rua do Bom Jesus. A função do tapume, em formato de bandeja, seria aparar pedaços de reboco que se desprendem das edificações.

“Pela situação do material, se um pedaço de reboco cair do prédio, o tapume vai junto. A madeira não aguenta mais peso nenhum”, diz a comerciária Nadja Santana, da Rua do Bom Jesus. “Quando vejo turistas ou grupos de alunos debaixo dessa bandeja, aviso logo para sair, por causa do perigo”, acrescenta Nadja.

A única boa notícia, no fim da série, é a substituição dos orelhões quebrados e corroídos pela maresia do calçadão de Boa Viagem e do Pina, na Zona Sul, por aparelhos novos e que, agora, funcionam.

Com informações do Jornal do Commércio.

4 comentários:

Cissa disse...

Isso sim, é que é vergonhoso.

Leonardo Marques Arnaldo disse...

Recife colhe os frutos dessa administração Geraldo"Bike"Julio-JCPM-PIG RECIFENSE! já percebesse que o prefeito atual nunca é criticado. o que anda acontecendo com o povo de Recife? já não bastasse a"queimada de filme" da nossa cidade ano passado na copa das confederações. o povo de Recife ficou cego com esse consórcio Geraldo Julio-PIG(Partido Da Imprensa Golpista)Recifense. estamos nos suicidando com essa cegueira do povo dessa cidade que se brincar,vai reeleger.espero que em 2020,o povo dessa cidade tome conhecimento da destruição da qual ele está contribuindo!

Leonardo Marques Arnaldo disse...

engraçado:tem um babaca chamado José Joaquim(blogdojj),um babador de ovos da imprensa,sobretudo a de São Paulo,que aplaudiu a prefeitura do Recife em não realizar a"fan fest".disse que a cidade está fazendo certo em economizar 25 milhões de reais. e o carnaval que custou 40 milhões? haja caradura e Hipocrisia misturada!a cegueira do povo desta cidade(graças ao nosso PIG),está matando Recife! não se v~e uma critica ao prefeito em NENHUM JORNAL!quando era João Paulo e João Da Costa,era cacete direto! mas eles tem a certeza que o Recifense(e pernambucano),é BURRO e tem memória curtissima! não é a toa que um JCPM,tá podre de Rico!

Anônimo disse...

Esse prefeito Geraldo Júlio é um verdadeiro José Tabaco! A grande obra do Prefeito Almofadinha são os cones colocados no meio da rua para meia-dúzia de filhinhos-de-papai passearem alegremente! Assumiram o poder por uma bobeira do Partido dos Trabalhadores. Espero que tudo volte ao normal em 2016 e o PT retorne para voltar a governar para o povo e pelo povo.