segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

CRACOLÂNDIA COM SOTAQUE SUÍCO



O Baile-solo do Cardeal Serra

Pelo preço inicial de seis Aerolulas, ou seja, em torno de 300 milhões de reais, o presidente eleito José Serra decidiu- com o bleneplácito da mídia amiguinha- entregar, sem concorrência e sem barulho, o projeto da futura Sõ Paulo Companhia de Dança à consagrada dupla de arquitetos suíços Herzog(de Jacques Herzog) & De Meuron (de Pierre De Meuron), Prêmio Pritzker de Arquitetura 2001.

O projeto visa dar certa graça urbanística, bem defronte da já bem-sucedida Sala São Pulo, na Estação Júlio Prestes, aquele horror que foi a velha rodoviária do Dr. Octávio Frias, ex-dono da também fotogênica Folha de S. Paulo. A imprensa onite, claro, mas a discussão prossegue, nas mídias alternativas, entre arquitetos intrigados, primeiro, com o valor da obra e, depois, com a secreta opção pelos suícos.

Tudo bem que Herzog & De Meuron estão surfando na onda, depois de terem colhido bilhões de olhares com o impactante Estádio Olímpico de Pequim- o Ninho do Pássaro- É deles também o Allianz Stadium de Munique, de triste memória para os brasileiros(lá, o timinho canarinho foi desclassificado pela França na Copa de 2006).

Não é o caso de se propor reserva de mercado para arquiteto nativo. Mas a turma do camarote, sempre tão ansiosa em discutir até os gastos com o Fome Zero e com um avião presidencial que não pretende cair, talvez merecesse saber se o custo de uma escola de dança é esse mesmo, se vem a ser uma prioridade dramática para a cidade e para o Estado e se a escolha vai além de um mero capricho pessoal.

A São Paulo do privilégio não quer nem saber:vai de olhos fechados com o cardeal Mazarino, perdão, com José Serra.Despesas contraídas pelo presidente eleito são investimentos no futuro.Dese outro presidente da República em exercício desde 2002, contas a pagar configuram sempre um gastança inútil.

Nirlando Beirão, de CartaCapital.
Comentário.

Veja como são as coisas. O prefeito João Paulo inventou de construir o Parque Dona Lindu(uma homenagem a mãe de Lula), uma obra arquitetônica do consagrado Oscar Niemeyer, ao preço de 28 milhões de reais, e foi a maior confusão aqui por estas bandas, por pouco não houve uma guerra civil aqui no Recife. Por pouco.O Imprensalão, com seu representante maior, o blogueiro DEMoníaco Jamildo Melo, só faltou convocar uma guerra santa contra a construção do referido Parque. O Ministério Público, da promotora aloprada, determinou a abertura de mais de 10 TAC-Termo de Ajustamento de Conduta com o fim de investigar a construção. A oposição raivosa(DEMO-PSDB-PPS,PMDB JARBISTA) ajuizou mais de 20 ações contra a construção da obra, conta-se que um dos juízes da Vara da Fazenda Pública da Capital, ao receber um advogado da Turma do Contra, indagava: qual partido o senhor representa? O TCE construiu um acampamento ao lado do parque, e lá lotou mais de 50 auditores, engenheiros, arquitetos só para fiscalizar a obra. Olhe, foi um loucura. Depois de muita briga, contra tudo e contra todos, João Paulo construiu o Parque.Já em São Paulo, todos, a não ser os arquitetos que perderam a boquinha, ficam calados. O Ministério Público(não entendo porque o MP gosta tanto do PT) faz de conta que não está vendo nada. a Oposição)cadê o PT?) se cala e o Imprensalão, como sempre, silencia.

2 comentários:

necolima disse...

Concordo com o Sr Terror!

A imprensa de São paulo devia pegar no pé do Sr. Serra tal como fez aqui com o Sr. João Paulo.

Minha tese central é simples, até simploria ( ou "simplista" como gostam muitos...): Nenhum governo é suficientemente atanazado pela Imprensa. Nem o do Sr. Serra, nem o do Sr. João Paulo...
Mas há os que ficam olhando o rabo dos outros e esquecem os de seus idolos.
Ou pior, veem o rabo e dizem: "Nossa!!!! Que lindo apêndice caudal!!!"

São os que sentindo os efeitos da flatulencia ( que lingua a nossa!!!) dos seus "painhos" dizem : "sinto um indelével aroma de rosas"

O TERROR DO NORDESTE disse...

Pois é Sr Neco Lima, o PIG fica olhando o rabo dos outros e esquece de olhar do seu queridinho, o presidente eleito José Serra.