terça-feira, 2 de dezembro de 2008

LULA VENCEU AS FORÇAS DO ATRASO

Estado eletrificado depois de muita briga
por Cesar Rocha


Pernambuco chega hoje à posição de primeiro estado totalmente eletrificado do Norte e Nordeste com atraso de quase uma década.

O presidente Lula preside nesta noite, no Recife, a solenidade que marca o feito.

Mas ela deveria ter ocorrido lá atrás, se Miguel Arraes, falecido em 2005, tivesse conseguido recursos do governo FHC.

Eu era repórter de Economia quando tive acesso aos planos de Arraes: era o maior programa de eletrificação rural da América Latina.

Tão grande que, mesmo após a posse de Jarbas Vasconcelos no governo de Pernambuco, em 1999, foi preciso manter o diretor da Celpe que tocava o projeto para colocar em ordem aquele monumental conjunto de obras, realizado sob forte endividamento da empresa.

O programa de eletrificação de Arraes acabou sendo tocado, mesmo sem dinheiro, depois que Fernando Henrique Cardoso, por pressão de Jarbas, de seu vice, Mendonça Filho, e do vice-presidente, Marco Maciel, decidiu cancelar uma antecipação de recursos pela privatização da Celpe - a companhia energética de Pernambuco.
Meus comentários.
Deus livre os pernambucano de ser governado, mais uma vez, por gente da laia de FHC, Jarbas Vasconcelos, Mendonça Filho, Marco Maciel. Esta corja representa o atraso.Se Jarbas Vasconcelos, como o apoio de FHC, não tivesse vendido a CELPE-Companhia de Eletricidade de Pernambuco Pernambuco já estaria todo iluminado, muito antes do Programa Luz Para Todos.

Nenhum comentário: