quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

TUCANA VOA DE AEROYEDA


14/01/2009

Depois de ajuste fiscal, Yeda Crusius anuncia compra de jatinho para viagens do governo



Agência Folha, em Porto Alegre

A governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB), anunciou hoje que vai abrir uma licitação para a compra de um jato executivo para os seus deslocamentos. A compra da aeronave, disse a tucana, foi sugestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "O presidente Lula insiste comigo que temos que ter deslocamento e segurança", disse.

Yeda, que implementou um ajuste fiscal com corte de gastos da máquina pública desde que assumiu, reclamou das condições da aeronave que usa atualmente, um King Air com 12 anos de fabricação e capacidade para seis passageiros.

Ela disse que deixou de ir a "vários compromissos". "Será aberta uma licitação de um equipamento padrão, de maneira que a governadora possa representar o povo gaúcho", disse Yeda. "Será um avião de nível de governador, não de presidente", afirmou ela.

O chefe da Casa Militar, Joel Prates, responsável pela segurança de Yeda e pela licitação, disse que o "equipamento padrão" deverá ser um jato executivo, com capacidade para carregar entre 16 e 20 passageiros, e autonomia intercontinental.

Uma aeronave que atenda a estas especificações, disse ele, pode custar entre US$ 8 milhões e US$ 26 milhões.

A autonomia do avião do governo gaúcho é de cerca de mil quilômetros, o que torna necessária uma parada para reabastecimento no trajeto entre Porto Alegre e Brasília.

Em agosto de 2007, uma aeronave locada que transportava Yeda teve de fazer um pouso não programado em Uberlândia (MG), após uma pane.

Comentário.

O que dirão os tucanos que tanto criticaram o AEROLULA? Será que o AEROYEDA também vai fazer voo internacional? Choque de gestão é isso ai.

Nenhum comentário: