sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Lula:Fico pensando como será minha vida no dia 2 de manhã"

Em visita ao Rio Grande do Norte para a solenidade de implantação da Refinaria Potiguar Clara Camarão, na tarde de ontem, no município de Guamaré, a 165km de Natal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu entrevista exclusiva à jornalista Priscila Scalabrin da Rádio Clube FM (emissora integrante do grupo Diários Associados no Rio Grande do Norte). Na conversa, falou sobre o filme Lula, o filho do Brasil, os investimentos no Nordeste e os elogios que vem recebendo da imprensa internacional - inclusive o apelido de "o cara", dado pelo presidente norte-americano Barack Obama. Comentou, ainda, os planos pós-Presidência e disse que está preocupado com a aposentadoria. "Tenho preocupação com a primeira semana. Como uma artista famoso que, do dia para a noite, sai na rua e ninguém pede autógrafo". Confira trechos da entrevista:

Reeleição

"Não existe a possibilidade de um homem se aposentar em política. O ser humano começa a fazer política quando nasce, no primeiro choro. Agora, ser candidato é outra história. Depois de oito anos na presidência do Brasil, temos que ter consciência de que outras pessoas têm direito. Acho que já cumpri minha missão."

Críticas

"Não espero outra coisa da oposição. Se eu carregasse um candidato da oposição seria estranho. Mas carregar minha ministra, coordenadora do PAC, que trabalha das 8h à meia-noite, para inaugurar as obras comigo não é errado. A partir do momento em que ela se lançar candidata, ela não vai poder. A oposição devia se preocupar com os governadores que estão viajando o país e visitando outros estados. Eles têm menos direito de viajar que a ministra."

Aposentadoria

"Tenho preocupação com a primeira semana. Como um artista famoso que, do dia para a noite, sai na rua e ninguém pede autógrafo. Fico pensando como será minha vida no dia 2 de manhã. Quando levantar e não tiver um assessor para brigar, ninguém para xingar, e dona Marisa mandando eu sair da sala porque ela quer limpar. Tenho preocupação. Quero me preparar. Mas quero tirar 30 dias de férias, descansar. E tenho na consciência que um ex-presidente da República não pode dar palpite sobre quem está governando. Se eu eleger quem eu penso, quero que ela crie sua cara, seu modelo de governo."

Filme

"Ainda não assisti. Não quis assistir porque tenho compromisso de assistir a esse filme no dia 28, em São Bernardo dos Campos, com os metalúrgicos. A Marisa foi ver. O pessoal que foi, gostou. O filme retratou com fidelidade a história. Não é um filme do Lula, é sobre minha mãe. Eu apareço porque sou filho dela e presidente da República. Mas a personagem principal é minha mãe. Ela é a "bam bam bam" do filme."

"O cara"

"Foi uma brincadeira. Ele (Barack Obama) estava há poucos dias na presidência e eu há sete anos. Quando a gente dizia que a crise chegaria por último no Brasil e sairia primeiro, ninguém acreditou. Hoje é um país que tem mais credibilidade e investimento. Claro que não competimos com a China, mas a verdade é que o Brasil virou uma espécie de coqueluche internacional. Esse reconhecimento me dá orgulho."

Popularidade

"Penso que nos últimos meses o Brasil tem merecido muita atenção da imprensa internacional. Obviamente que isso é importante, pois divulga o país e mostra que ele está preparado. Em 2016 estará entre as maiores cinco economias".

PAC 2011

"Em março vou apresentar um PAC com um conjunto de obras que não estiveram no primeiro. Obras para o Nordeste brasileiro. O Brasil passou mais de 25 anos sem fazer muita coisa porque pagava a dívida externa. Agora que aprendemos o quanto é importante o investimento público em obras públicas, precisamos criar uma cartilha com investimentos para que durante os próximos anos a gente possa melhorar a vida do país inteiro".

Copa no Nordeste

"É muito gratificante ver quatro estados nordestinos na lista dos que vão sediar os jogos. E graças a Deus Natal entrou na lista. Não vou nem falar dos outros estados, já esperados como sede. Mas o Rio Grande do Norte é um estado pequeno, com uma baita estrutura de turismo e hoteleira. Isso foi levado em conta. É uma demonstração de que o Nordeste passou a ser levado em conta, não só pelos brasileiros mas pelos estrangeiros. Quem vier aqui vai entender que o Rio Grande do Norte deveria ter sido sede. Daqui a pouco vão até querer trazer olimpíadas de inverno."

Desigualdade


"Não tem obra nova (para os últimos meses). Todas foram determinadas em 2007. Só o RN vai receber R$ 12,4 bilhões. São investimentos em obras, saúde, educação, Bolsa Família, agricultura familiar, os maiores que o Nordeste já recebeu. Mas não só no Rio Grande do Norte e sim no Nordeste inteiro. Nossa ideia é acabar com o desnível econômico que existe entre o Nordeste e Sul do país. Temos que atacar o Nordeste com muito mais carinho para diminuir essa disparidade e fazer com que todos os estados tenham a mesma qualidade de vida."

Petróleo

"Ainda vai demorar um tempo até a gente explorar a riqueza do pré-sal, só em 2016, 2017. Queremos que o Brasil seja um país auto-suficiente. Hoje nós temos que importar petróleo porque o que temos não dá para todo o diesel que precisamos, mas na medida que conseguirmos fazer isso, quem estiver governando o país, vai ter o prazer de reduzir os preços". DPNet.

Nenhum comentário: