quinta-feira, 11 de março de 2010

INVESTIMENTO DAS estatais CRESCE 450% EM OITO ANOS

Brasília, 11/3/2010 - Os investimentos das empresas estatais federais aumentaram quase 450% nos últimos oito anos. Enquanto em 2001 foram Executados no Orçamento de Investimentos de R $ 12.979 bilhões, em 2009 esse Montante chegou a R $ 71.146 bilhões, quase 5,5 vezes mais. Para 2010, o Orçamento prevê investimentos na casa dos R $ 94 bilhões.

As informações são do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Dest), órgão que faz parte da estrutura do Ministério do Planejamento e é responsável pela Coordenação da Elaboração do Programa de Dispêndios Globais (PDG) e da proposta do Orçamento de Investimentos das Empresas Em que um Detenha União, direta ou indiretamente, A maioria do capital social com direito a voto.

Hoje, a participação detem União, direta ou indireta, em 119 empresas estatais, englobando as empresas públicas, as sociedades de economia mista, suas controladas e Subsidiárias, além das demais empresas controladas pela União.

Essas empresas atuam em duas áreas principais: o Setor Produtivo Estatal, atuando na produção de insumos básicos, como petróleo e derivados, na Geração e Transmissão de Energia Elétrica, de serviços, de abastecimento, de comunicações, de pesquisas e desenvolvimento e transportes também.

A outra área de grande Importância engloba atuam como Instituições Financeiras Federais, onde estão reunidas as entidades que no Sistema Financeiro Nacional, regidas pela Lei 4.595/64, sujeitas às normas e controles do Banco Central do Brasil, como o Banco do Brasil ea Caixa Econômica Federal.

Empresas Novas

Durante o Governo Lula, excetuando-se o movimento natural de reorganização dos grupos empresariais integrados por empresas estatais, o Congresso Nacional autorizou uma criação quatro empresas, atendendo a objetivos bastante específicos.

A primeira delas foi a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), em 2004. A Entidade foi criada com um Finalidade de prestar serviços na área de estudos e pesquisas para subsidiar o planejamento do setor energético, como energia elétrica, petróleo e gás natural e seus derivados, carvão mineral, fontes energéticas renováveis e eficiência energética, dentre outras.

Em 2005, o governo Criou a Empresa Brasileira de hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás). Com tecnologia de ponta, a Hemobrás Pretende fazer com que seja o autossuficiente Brasil na produção de alguns elementos essenciais para o tratamento de doenças e casos médicos, Reduzindo a dependência de medicamentos vindos do exterior.

Em 2007, foi criada a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a partir da incorporação da Radiobrás, com a intenção de Suprir, na avaliação dos idealizadores da EBC, uma lacuna no Sistema Brasileiro de Radiodifusão, mediante implantação e gerência de canais públicos.

A empresa mais recente, criada em 2008, foi o Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), a primeira fábrica de chips da América Latina, inaugurada em fevereiro deste ano, em Porto Alegre (RS). Um de seus objetivos principais é o desenvolvimento da indústria eletrônica brasileira, por meio da implantação de uma base sólida não Setor de Semicondutores.

Aumento% de empregados fica abaixo de 30

Durante o período 2001 a 2008, o número de empregados das empresas estatais federais aumentou em aproximadamente 26%, passando de 364,398 funcionários, em 2001, para 460,866, em 2008. Nesse mesmo período, o Aumento dos Investimentos da ordem foi de mais de 310%, chegando a R $ 53.462 bilhões em 2008.



O aumento do número de empregados atendeu principalmente as empresas do chamado Setor Produtivo Estatal, que engloba empresas dos grupos da Petrobras e da Eletrobrás ea ECT, além das duas maiores Instituições financeiras do setor estatal: o Banco do Brasil ea Caixa Econômica Federal.

No início do primeiro Governo Lula, órgãos de controle eo Ministério Público do Trabalho que Determinaram que empresas estatais não Poderiam Possuir colaboradores terceirizados ou estagiários atuando em áreas que compunham uma empresa da atividade fim e que Deveriam Promover processo de substituição dessa mão-de-obra Por meio de realização de concurso público. O atendimento dessa determinação também provocou mudanças na composição dos quadros de pessoal das empresas estatais.

As empresas maiores

Petrobras - A Petróleo Brasileiro S / A é uma empresa de capital aberto (sociedade anônima), Cujo acionista majoritário é a União, sendo, portanto, uma empresa estatal de economia mista. Foi fundada em 1953 e tem sede no de Rio de Janeiro, operando hoje em 27 países, no segmento de energia, prioritariamente nas áreas de exploração, produção, refino, comercialização e transporte de petróleo e seus derivados, no Brasil e no exterior.

A Petrobras ocupa hoje o quarto lugar nenhum ranking das maiores petrolíferas de capital aberto do mundo. Em valor de mercado, foi a terceira maior empresa do continente americano ea quinta maior do mundo, no ano de 2008, bilhões com valor de mercado em E.U. $ 295,6. Em janeiro deste ano, passou um ser a quarta maior empresa de energia do mundo, em termos de valor de mercado.

Eletrobrás - Criada em 1962, a Centrais Elétricas Brasileiras SA é uma empresa de economia mista e de capital aberto sob controle acionário do Governo Federal e atua como uma holding, controlando empresas de Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica.

O Grupo Eletrobrás registrou, em 2008, um lucro líquido de R $ 6.135 bilhões, 296% acima do obtido em 2007, quando atingiu R $ 1,547 bilhões. Em relação a 2007, houve um Aumento de 15,7% na quantidade de energia elétrica fornecida em 2008, sendo que o maior Aumento foi registrado na classe rural (93,5%).

Banco do Brasil - É a mais antiga Instituição Financeira do Brasil, criada em 1808. O Banco do Brasil é constituído na forma de sociedade de economia mista, com participação da União em ações das 68,7%. Atualmente, ocupa POSIÇÃO de Destaque no Sistema Financeiro Nacional, sendo o primeiro em ativos financeiros (R $ 342 bilhões), volume de depósitos totais (R $ 172 bilhões), carteira de crédito (R $ 150 bilhões), a base de clientes pessoas físicas (23,7 milhões), câmbio exportação (28,1% do mercado), Administração de Recursos de Terceiros (R $ 193 bilhões, o maior da América Latina) e faturamento de cartão de crédito (19,8% do mercado).

O Banco do Brasil registrou, em 2009, um lucro líquido de R $ 10,1 bilhões, o que representa um crescimento de 15,3% em relação ao mesmo período de 2008 (R $ 8,8 bilhões). No segundo trimestre de 2009, alcançou uma sétima POSIÇÃO dentre os bancos mais lucrativos das Américas.

Caixa Econômica Federal - É o maior banco público da América Latina, focado também em grandes Operações Comerciais, mas ainda assim não perdendo o lado social, centralizando Operações como o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), o PIS (Programa de Integração Social) e Habitação Popular.

É agente pagador também do Bolsa-Família, programa de complementação de renda do Governo Federal, e do Seguro-Desemprego. A Caixa atua ainda no financiamento de obras públicas, principalmente voltadas para o saneamento básico, destinando recursos uma estados e municípios.

A base de clientes foi expandida em 42% nos últimos dois anos e meio, subindo de 23,1 milhões para 33,6 milhões de pessoas. E mais de 3 milhões de pessoas ingressaram no Sistema bancário brasileiro, por meio do programa de conta simplificada, a maior ação de inclusão bancária do país.

Nenhum comentário: