quarta-feira, 17 de março de 2010

IBOPE: Dilma sobe 13 pontos, Serra cai 3


Pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI) divulgada nesta quarta-feira, 17, revelou que o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), continua à frente da ministra Dilma Rousseff (PT) nas pesquisas, mas a candidata apoiada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva cresceu 13 pontos percentuais desde a última pesquisa, em dezembro de 2009, reduzindo a diferença entre os dois para 5 pontos.

No cenário com o deputado federal Ciro Gomes (PSB), a pesquisa mostra Serra em vantagem com 35% e Dilma com 30%. O deputado tem 11% e a senadora Marina Silva (PV), 6%. Sem a participação de Ciro na pesquisa estimulada, Serra tem 38% e Dilma, 33%. Marina aparece com 8%.

Com o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB) no lugar de Serra, Dilma lidera com 34%, seguida por Ciro (21%). O mineiro aparece com 13%, enquanto Marina continua com 8%.

A pesquisa Ibope revela Serra continua à frente, mas diferença para Dilma caiu de 21 para 5 pontos percentuais em relação à última pesquisa. Por outro lado, o tucano manteve a vantagem em todas as simulações do segundo turno. Em uma possível disputa com a ministra Dilma, Serra vence por 44% a 39%.

Fator Lula

Segundo a pesquisa divulgada nesta quarta-feira pelo IBOPE, mais da metade dos brasileiros (53%) prefere votar no candidato apoiado pelo presidente Lula. No entanto, neste momento 42% dos entrevistados desconhecem quem é o candidato do presidente Lula. Na pesquisa espontânea - em que não são indicados os candidatos que de fato irão concorrer - o presidente lidera com 20% e Dilma fica à frente de Serra (14% a 10%).

Nenhum comentário: