segunda-feira, 8 de março de 2010

O tempo de FHC já se foi:EUA se dizem 'desapontados' com retaliação do Brasil


Do G1, em São Paulo

Os Estados Unidos disseram nesta segunda-feira (8) estarem "desapontados" com a decisão do Brasil de aumentar as alíquotas do imposto de importação de produtos norte-americanos em retaliação a subsídios concedidos ao setor de algodão pelos EUA.

Veja a lista dos produtos que serão incluídos em retaliação contra os EUA

Em comunicado, a porta-voz do USTr (órgão responsável pelo comércio exterior nos EUA), Nefeterius McPherson, disse que "estamos desapontados em saber que as autoridades do Brasil decidiram prosseguir com medidas contra o comércio americano na disputa envolvendo o algodão na Organização Mundial do Comércio".


McPherson disse que seu órgão "trabalha para encontrar uma solução sem a necessidade de que o Brasil recorra a estas medidas". "Continuamos preferindo uma solução negociada", diz o comunicado.

O governo brasileiro publicou nesta segunda a lista de produtos com os quais pretende retaliar os Estados Unidos em até US$ 591 milhões. A lista traz produtos como cosméticos, eletrodomésticos e veículos.


O Brasil foi autorizado em dezembro de 2009 pela OMC a aplicar a retaliação contra os Estados Unidos, no valor de até US$ 830 milhões ao ano, em resposta aos aos subsídios norte-americanos ao algodão.

O aumento de tarifas para os produtos da lista começa em 30 dias, o que dá espaço para que haja negociação com os EUA nesse período. O secretário americano do Comércio, Gary Locke, fará visita a Brasília nesta terça-feira (9).

3 comentários:

Profdiafonso disse...

O tempo de lamber as botas dos ianques acabou, Cumpadi!

Abs!

ps. Ainda estou com instabilidade na conexão, por isso não estou postando e navegando pela net.

Profdiafonso disse...

Ah...

O lance da FRENTE PERNAMBUCO DILMA PRESIDENTA é simples. A ideia é agregar a imagem da FRENTE nas postagens sobre Dilma (direta ou indiretamente), mesmo que sejam desabonadoras a partir do olhar do PIG. Basta postar a imagem no início ou no fim do artigo/matéria. O Cumpadi Giovan já preparou, está lá na barra lateral do Terra Brasilis.

Se aderir, vai ser "inxelente!!!"

Abs!

O TERROR DO NORDESTE disse...

Cumpadi, ta lesgal!