sábado, 24 de julho de 2010

Pesquisa correta, sem manipulação, é do Vox Populi: Serra cai, Dilma sobe e abre 8 pontos de vantagem


Pesquisa realizada pelo instituto Vox Populi e divulgada nesta sexta-feira pelo Jornal da Band mostra a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, com 41% das intenções de voto, contra 33% de José Serra (PSDB) e 8% de Marina Silva (PV). Num eventual segundo turno, a petista venceria o ex-governador de São Paulo por 46% a 38%.


A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, abriu oito pontos de diferença sobre José Serra (PSDB) e chegou a 41% das intenções de voto segundo pesquisa Vox Populi/Band/iG divulgada na noite desta sexta-feira.

O ex-governador de São Paulo aparece com 33% da preferência do eleitorado. Marina Silva (PV) tem 8%. A margem de erro é de 1,8 pontos para mais ou para menos.

Os votos brancos e nulos somam 4% e 13% dos entrevistados estão indecisos.

Em 29 de junho, a diferença entre Dilma e Serra, segundo o Vox Populi, era de cinco pontos (40% a 35%). Marina continuava com os mesmos 8% de agora. Brancos e nulos somavam 5% e os indecisos 11%.

Em um eventual segundo turno, Dilma vence Serra por 46% a 38%, repetindo os números de junho.

Na pesquisa espontânea, na qual os eleitores dizem em quem pretendem votar sem ver o nome dos candidatos, a petista tem 28%; o tucano, 21% e a verde, 4%.

Mesmo não sendo candidato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece com 4% e o candidato indicado por ele com 1%.

Embora 33% tenham afirmado que votariam com certeza no candidato indicado por Lula e outros 31% que poderiam votar, dependendo do candidato, a maior parte dos entrevistados não vê riscos à continuidade dos programas do governo, seja quem for o próximo presidente.

De acordo com a pesquisa, 36% acreditam que qualquer candidato manteria os programas com a mesma prioridade, 34% pensam que só Dilma Rpusseff manteriam as políticas de Lula e 14% disseram que José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) dariam continuidade mas com menos prioridade do que a petista.

Dilma ainda não é identificada como a candidata de Lula por 18% dos entrevistados. Destes, 2% disseram que o candidato de Lula é Serra.

Dilma já lidera entre as mulheres

A petista lidera tanto entre os homens quanto entre as mulheres. Ela tem 43% das intenções do eleitorado masculino contra 34% de Serra e 7% de Marina. No eleitorado feminino, Dilma tem 38%, Serra 32% e Marina 9%. A ex-ministra é a preferida em todas as faixas e níveis de ensino.

Quanto à renda familiar, Serra está na frente, dentro da margem de erro, entre os que ganham mais de cinco salários mínimos com 37% a 36% de Dilma e 11% de Marina. A petista tem o menor índice de rejeição, 17%, contra 24% de Serra e 20% da senadora do PV.

Regiões: empate técnico no Sudeste

Dilma tem seu melhor desempenho no Nordeste do país, onde ela alcança 54% dos votos. Serra, que tem intensificado a campanha nessa região desde o início da oficialização da candidatura, tem 24%.

No Sul, a ex-ministra do governo Lula ainda está atrás do tucano. Serra aparece com 39% dos votos contra 35% da petista.

No Sudeste, onde o PSDB governa há 16 anos, Serra fica com 36% da preferência dos eleitores enquanto Dilma tem 34%.

Marina tem 5% no Nordeste, 7% no Sul e 10 no Sudeste.

Rejeição

O candidato do PSDB continua com o maior índice de rejeição, 24%. Dilma fica com 17% e Marina com 20%.

Por outro lado, Serra é mais conhecido pelos eleitores. 73% responderam conhecer bem ou ter alguma informação sobre o candidato. Nessa pergunta, Dilma foi lembrada por 63% dos entrevistados.

Lula tem aprovação de 78%

Faltando seis meses para o término de seu mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva continua com aprovação positiva de 78% dos eleitores. É o mesmo índice da pesquisa anterior, divulgada no dia 29 de junho.

Segundo o Vox Populi, 29% consideram o governo Lula ótimo, 49% bom. 14% regular positico, 4% regular negativo, 2% ruim e 1% péssimo. A exemplo de pesquisas anteriores, a aprovação de Lula atinge o ápice no Nordeste, onde ele tem 88% de avaliação positiva, 13% regular e só 1% ruim. O pior desempenho de Lula é na região Sul, com 71% de aprovação positiva.

A margem de erro da pesquisa é de 1,8 ponto percentual para mais ou para menos. O instituto entrevistou 3.000 eleitores entre os dias 17 e 20 de julho. A pesquisa, encomendada pelo IG e pela Bandeirantes, foi registrada no TSE com o número 19920/2010.

Vermelho, com agências

2 comentários:

Lula 3 Vezes disse...

Eu fico besta com esse PiG. Nos surpreende a cada dia. Essa Folha de SP e' incrivel!!

O TERROR DO NORDESTE disse...

Carls, pois é.