sexta-feira, 30 de julho de 2010

Supremo colombiano pede investigação sobre filho de Uribe

A Suprema Corte de Justiça da Colômbia solicitou à Procuradoria Geral nesta quinta-feira (29) que investigue Tomás Uribe, filho mais velho do presidente Álvaro Uribe, por supostos crimes contra a administração pública. A decisão envolve o suborno pago a alguns congressistas para garantir a aprovação da reforma constitucional que permitiu a reeleição de Uribe, em 2006.

O fato provocou a imediata reação do presidente, que entrega o cargo no próximo dia 7 de agosto, que a qualificou de "mau exemplo" do Supremo. Uribe destacou que a decisão judicial ocorre dias antes do final do seu mandato, e um ano após seu filho prestar depoimento sobre o caso.

"Uma semana antes da entrega da presidência, e um ano após o depoimento (de Tomás), promovem isto simplesmente atendendo a infâmias e dando lugar a rancores por meio da Justiça", disse Uribe, que durante seu governo manteve vários confrontos verbais com o Supremo.

"Meu filho Tomás irá à Justiça como sempre fez", garantiu Uribe, que acusou Yesid Ramírez, presidente da vara penal do Supremo, de prevaricação. "Quando um juiz falha pelo ódio, prevarica", reiterou o chefe de Estado colombiano, alegando que a Corte dá um mau exemplo, com juízes que, "como Ramirez, têm feito muito mal à Colômbia."

O presidente jurou que seus filhos (Thomas e Jerome) não interferiram nas decisões do Estado colombiano. A determinação do tribunal, de pedir uma investigação, se baseia em depoimentos de várias testemunhas.

Os dois filhos do presidente Uribe têm estado cercados de escândalos por supostamente se beneficiarem em negócios pessoais por decisões de subordinados de seu pai. O primo do presidente, Mario Uribe, também é investigado por casos de para-política.

Veja abaixo o vídeo com as declarações de Uribe sobre as investigações contra seu filho:


Fonte:Portal Vermelho

Nenhum comentário: