sábado, 31 de julho de 2010

Lula critica Serra durante inauguração de obra no Paraguai


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu os acordos energéticos de seu governo com o Paraguai, e disparou contra o candidato da oposição à presidência brasileira José Serra, ao inaugurar nesta sexta-feira as obras de uma linha de transmissão entre Itaipu e Assunção.

O projeto hidrelétrico "Itaipu foi construído para que Brasil e Paraguai se beneficiem", afirmou Lula. "Os que o criticam deveriam fazer primeiro um cálculo de quanto custa uma linha de transmissão e comparar os benefícios que o Brasil teve todos esses anos".

José Serra (PSDB) afirmou há dois dias que Lula "faz filantropia com o Paraguai" em Itaipu.

Lula afirmou nesta sexta-feira que "a paz e a harmonia que temos vale muito mais que linhas de transmissão como esta".

O presidente se referia à subestação de energia elétrica de Itaipu que será construída nos arredores de Assunção, cuja pedra inaugural foi lançada hoje em companhia de seu colega paraguaio, Fernando Lugo.

Para esta obra, cujo custo estimado é de pouco mais de 500 milhões de dólares, o Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul (Focem) aportará 400 milhões.

Lula disse esperar que o Senado brasileiro aprove antes do fim de seu mandato - em janeiro de 2011 - os acordos assinados com o presidente Lugo há um ano, pelo qual oferece "concessões" - reivindicações para os paraguaios - na represa hidrelétrica de Itaipu, de condomínio mútuo.

Entre os acordos está o aumento, de 120 para 360 milhões de dólares anuais, do valor pago pelo Brasil ao Paraguai por parte da energia em Itaipu.

O presidente afirmou que mesmo após o final de seu governo o Brasil "deve seguir estimulando o desenvolvimento dos países menores do Mercosul porque assim garantirá o próprio desenvolvimento".

Da AFP Paris

Nenhum comentário: