quarta-feira, 21 de julho de 2010

Fogo amigo

Blog do PV diz que colaborador do programa de Marina é o verdadeiro pai dos genéricos O blog da candidata do PV à Presidência, Marina Silva, afirma que o secretário do Verde e do Meio Ambiente do município de São Paulo e colaborador do programa de governo da candidata verde, Eduardo Jorge, é o verdadeiro pai dos genéricos.

A polêmica em torno da paternidade começou entre os candidatos Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB). "Negociamos um substitutivo mais moderado do que meu projeto original e tivemos a aprovação da Lei 9787/99. Assim, muitos ajudaram, porém o autor da lei sou eu mesmo", disse Eduardo Jorge no blog.

O site do PSDB afirma que "Serra triplicou a distribuição de remédios gratuitos, batalhou para baixar o preço dos remédios: reduziu impostos, brigou pela flexibilização de patentes de medicamentos importados e lançou os genéricos. Um sucesso até hoje".

A candidata do PT, por sua vez, afirmou que Serra não pode dizer que é o único responsável pela criação dos remédios genéricos no país. "Certos processos começam e vão se desenvolvendo. Na verdade, tem várias pessoas que participam dessa trajetória. Cada um dá a sua contribuição. O que não é possível é alguém chegar e dizer foi só eu que fiz. Não foi, na verdade."

Ao receber as sugestões do PSB para seu programa de governo, Dilma disse que o responsável pelos genéricos é o ex-ministro do governo Itamar Franco, Jamil Haddad.

Segundo o blog da Marina, a discussão começou em 1991, quando Eduardo Jorge, então deputado federal, propôs um projeto de lei sobre o assunto que teve o também deputado Fábio Feldmann (hoje candidato ao governo paulista pelo PV) como relator.

"A oposição ao projeto impediu que a matéria fosse votada. Em 1993, o então ministro da Saúde Jamil Haddad baixou um decreto que abriria caminho para a criação dos genéricos, mas a iniciativa não teve sucesso. Eduardo Jorge voltou à carga em 1999, quando Serra era ministro da Saúde." AB.

Nenhum comentário: