quinta-feira, 22 de julho de 2010

Bird elogia o Brasil por reduzir a pobreza


A crise financeira global jogou 60 milhões de pessoas na pobreza em todo o mundo, estimou Robert Zoellick, diretor do Bird, o Banco Mundial, em seu discurso no México nesta quarta-feira. Ele elogiou o Brasil, pelo empenho em reduzir o número de pessoas nesta condição.

Na América Latina, cerca de 10 milhões de pessoas se situam abaixo da linha da pobreza. Do contingente, Ernesto Cordero, ministro da economia do México, acredita que 5,8 milhões são mexicanos. “A boa notícia é que houve muito progresso na redução da pobreza”, disse Zoellick. "A má notícia é que o sucesso [no combate à pobreza] ainda depende muito de progressos na China, Índia, México e Brasil. Ainda há problemas graves de pobreza, sobretudo na África subsaariana”.

Mesmo com o desempenho do Brasil, Zoellick apontou pontos a serem desenvolvidos por países latinoamericanos no combate à pobreza. Reduzir custos e entraves na abertura de empresas e exportação de produtos, e aumentar investimentos em infra-estrutura e educação.

Na visita ao Mexido, o diretor do Bird anunciou empréstimo de US$ 800 milhões ao país, para implementação o desenvolvimento da região e alavancar a infra-estrutura. Com informações da BBC Brasil.

Nenhum comentário: