sábado, 14 de agosto de 2010

Dilma ataca pedágios de São Paulo e diz que DEM tentou acabar com o PROUNI


Do R7

A petista Dilma Rousseff, que concorre à Presidência pelo partido, aproveitou um encontro com prefeitos do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (13), em Porto Alegre, para atacar propostas e promessas do seu adversário na corrida presidencial, o tucano José Serra. Dilma criticou o preço dos pedágios nas rodovias de São Paulo, que virou ponto de discussão na campanha eleitoral do PSDB, e também o programa tucano Renda Cidadã, que tem semelhanças com o Bolsa Família do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

- Queria falar de pedágio, mas vocês [gaúchos] não podem achar que a situação aqui seja grave. Grave está em São Paulo. Sabe quanto custa o pedágio entre São Paulo e Ribeirão Preto? R$ 43,35, são 12 praças de pedágios. Ida e volta dá pouco mais de R$ 86. Sabe por quê? Nós licitamos [em outros Estados] pela menor tarifa, quando eles [PSDB] dão concessão, licitam por quem paga mais. Eles alegam que é para melhorar outras estradas, mas isso tem nome: é imposto escamoteado.

Ainda fazendo referência aos tucanos, a candidata do PT criticou a promessa de Serra de dobrar o valor do Bolsa Família.

- Não nunca deixamos de fazer política de distribuição. Meu adversário [José Serra] tem um programa chamado Renda Cidadã. Eu pergunto: de 2007 até a saída dele [do cargo de governador de São Paulo], o programa cresceu? Não, ele diminuiu. Nós não falamos que vamos duplicar o Bolsa Família, porque nós vamos dar para todos enquanto precisarem dele.

Ela também atribuiu a um partido coligado ao PSDB a tentativa de acabar com o ProUni (Programa Universidade para Todos).

- O partido coligado com meu adversário [o DEM] entrou com ação direta de inconstitucionalidade contra o ProUni. Isso significa que os 500 mil estudantes beneficiados iam ficar sem bolsa. Hoje, eles defendem um programa parecido. Mas defendem na eleição e tentam acabar com ele na Justiça.

Michel Temer

Dilma também aproveitou para enaltecer o seu vice, Michel Temer (PMDB). De acordo com ela, o peemedebista está pronto para assumir a Presidência, caso precise.

- Meu vice é um líder político e não deixa nenhuma dúvida sobre a qualidade da sua substituição quando se fizer necessário, porque eu irei afirmar presença no Brasil no cenário internacional como Lula fez e tenho um vice competente que pode assumir.

Nenhum comentário: