domingo, 22 de agosto de 2010

Enquanto as antas julgam...


Aumenta expectativa de vitória de petista

Na medida em que Dilma Rousseff (PT) cresce nas pesquisas de intenção de voto, aumenta entre os eleitores a percepção de que ela vencerá a disputa presidencial.

Segundo pesquisa Datafolha realizada na sexta, 57% do eleitorado acha que Dilma será eleita, contra 22% que apostam em vitória de José Serra e 1% que crê na eleição de Marina Silva (PV). A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais.

No levantamento anterior, realizado de 9 a 12/8, 49% apostavam na vitória de Dilma, e 25%, na de Serra.

Entre os eleitores de Serra, 56% afirmam que o tucano será eleito, e 23% acreditam em vitória de Dilma.

O Datafolha também mediu o grau de decisão dos eleitores em relação ao voto: 74% afirmam estar decididos, contra 23% que admitem mudar de candidato.

O eleitorado nordestino é o mais decidido: 80% dos eleitores da região afirmam que não vão mudar o voto. Os do Sul, por sua vez, são os menos convictos: 69% dizem estar totalmente decididos.

MAIS CONVICTOS

Dilma é a candidata cujos eleitores estão mais convictos: 78% dos apoiadores da petista dizem que estão totalmente decididos. Ainda assim, o percentual oscilou dois pontos para baixo em relação à pesquisa anterior.

Os eleitores de Serra que declaram estar totalmente decididos são hoje 74%, contra 70% na pesquisa anterior.

Marina foi a candidata que apresentou maior mudança em relação à decisão do voto dos eleitores. No levantamento passado, 59% diziam estar convictos da escolha. Agora, são 69%.

Serra é hoje o candidato mais citado como segunda opção entre os que admitem mudar o voto. O tucano é apontado por 29% desses eleitores, enquanto Dilma e Marina são mencionadas por 19% cada uma.

Nos levantamentos anteriores, Dilma sempre aparecia à frente de Serra como segunda opção.

Entre os eleitores de Marina que dizem poder trocar de candidato, 37% votariam em Serra, e 35%, em Dilma. Já 51% dos eleitores da petista que admitem mudar o voto escolheriam Serra, e 23% votariam em Marina.

Entre os eleitores do tucano que não estão totalmente decididos, 36% dizem que votariam em Dilma, e 21%, em Marina. Folha.Com

Nenhum comentário: