quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Sensus: Dilma está 8,7 pontos acima de Serra em MG


A eleição para governador de Minas Gerais pode terminar no 1° turno, com vitória de Hélio Costa (PMDB), indica pesquisa do Instituto Sensus realizada de 6 a 9.ago.2010. Costa tem 46,4% dos votos. O atual governador Antonio Anastasia (PSDB) tem 26,3%. A polarização da disputa pelo cargo de governador se reflete na eleição presidencial. Dilma Rousseff (PT), que apoia Hélio Costa, tem 8,7 pontos a mais que José Serra (PSDB), apoiador de Anastasia.


Outros candidatos, juntos, têm 5,3%. Estão indecisos, vão anular ou votar em branco 22% dos eleitores. Aqui, todos os dados da pesquisa Sensus.

A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos. O estudo está registrado no TRE-MG com o n°59507/2010.

A diferença entre Costa e Anastasia se mantém em torno de 20 pontos percentuais. A última pesquisa Sensus sobre a eleição mineira (feita de 8 a 11.jul.2010) indicava diferença de 21,8 pontos (Costa tinha 43,3%; Anastasia, 21,5%). Agora, a diferença ficou em 20,1 pontos.

Em eventual 2° turno, Costa fica com 54,9% dos votos, indica o Sensus. Anastasia, com 28,5%. Nesse caso, brancos, nulos e indecisos são 16,7%.

Presidente

A polarização da disputa pelo cargo de governador se reflete na eleição presidencial. Dilma Rousseff (PT), que apoia Hélio Costa, tem 8,7 pontos a mais que José Serra (PSDB), apoiador de Anastasia.

Na pesquisa Sensus de julho, Serra tinha 35,5% dos votos mineiros e estava numericamente à frente de Dilma, que tinha 34%. Agora, a petista alcançou 42,6% e o tucano ficou com 33,4%.

Minas Gerais é o 2° maior colégio eleitoral do país, concentra 10,69% dos eleitores, atrás apenas de São Paulo (que concentra 22,31% dos eleitores).

Como se ganha no 1º turno?

Para ser eleito no 1° turno, candidatos a governador, presidente da República ou prefeito (de cidades com mais de 200 mil eleitores) precisam obter, pelo menos, 50% dos votos válidos mais um voto válido.

Votos válidos, segundo a lei brasileira, são apenas aqueles direcionados aos candidatos. Votos nulos e em branco não são considerados válidos.

Para saber se há chance de uma eleição terminar no 1º turno, basta verificar se o candidato que está em 1º lugar nas pesquisas tem percentual superior à soma dos percentuais de todos os seus adversários.

Fonte: Blog Fernando Rodrigues

Um comentário:

Jarbas disse...

Já viu como é que fazem a pesquisa em Minas? O pesquisador pergunta em quem o senhor vota para presidente? No "Serra". Aí no final o pesquisado pede para ver o que foi escrito e está lá "Dilma".