segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Dilma se elegeria sem contar com Norte e Nordeste


01 de novembro de 2010

Pessoas descontentes com a eleição da petista Dilma Rousseff atribuíram aos eleitores da região Nordeste peso decisivo no resultado do segundo turno, neste domingo (31). Porém, os nordestinos apenas aumentaram a vantagem que a futura presidente obteve no resto do País. Considerando apenas Norte, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, ela somou 1.873.507 votos a mais do que o tucano José Serra.

E, antes que novos discursos discriminatórios - canalizados contra o Nordeste na internet - se direcionem a outro alvo fácil, o Norte, vale destacar que Dilma também ganharia a eleição sem o saldo positivo de 1.033.802 votos com que os nortistas lhe agraciaram.

O Sudeste, idealizado pelos críticos de nordestinos e nortistas como bastião do PSDB, deu à petista 1.630.614 eleitores a mais do que seu adversário. Esta quantidade supera em 839.695 votos a soma das vantagens que Serra teve no Sul, 656.485, e no Centro-Oeste, 134.434.

Embora o candidato tucano tenha acumulado 1.846.036 votos a mais do que Dilma em São Paulo, ele perdeu no segundo e no terceiro maiores colégios eleitorais do País, Minas Gerais e Rio de Janeiro, respectivamente com saldo negativo de 1.797.831 e 1.710.186.

Terra Magazine.


Indicação da amiga Natale.

4 comentários:

Eduardo Jorge disse...

E se fosse somente o Nordeste, com difrença de 01(Hum)voto,nós estaríamos satisfeitos.Pois seria o meu voto.Bye,bye Serra,LULA 2014,bye,bye Aécio.

Anan Cara disse...

A minha Minas Gerais, a nossa Minas Gerais, aliada ao irmãos cariocas, não fugiu à luta e praticamente liquidou a fatura. Agradecemos aos irmãos do norte e nordeste pela valorosa missão de colocar a pá de cal que faltava. Mineiros, cariocas, nortistas e nordestinos, somos farinha do mesmo saco (e com que orgulho digo isso!!!). Em frente, caminhando juntos por um Brasil mais Justo e Perfeito!

O TERROR DO NORDESTE disse...

Eduardo e Ana, belas palavras.Abraços.

despachos disse...

Sou do sul, voto no PT e estou enojada com o ódio preconceituoso dos eleitores do Serra. Que ele representa a extrema direita todos sabemos, mas daí a dar voz a esta gente, fazer renascer este discurso separatista ignorante é demais.
Pelo visto, agora, os fascistas vestem azul.
Eu sou uma apaixonada pelo meu país, amo viajar para o norte e nordeste, mas não para os resorts cinematográficos, gosto de ir pelas vilas, conversar com o povo, descobrir sua cultura, sua beleza.
E tenho certeza de em estapafúrdia separação o nordeste estaria muito melhor do que nós. Ficaria com a parte forte, alegre e corajosa de nossa gente.
O difícil é ser minoria em uma cidade como Curitiba... que se acha o último biscoito do pacote... ah tá...
Abraços e minha eterna admiração ao norte e nordeste de nosso maravilhoso Brasil
Luciane