sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Battisti diz que Itália é um blefe


O ex-ativista Cesare Battisti, preso em Brasília e com pedido de extradição feito pela Itália, afirmou em entrevista ao jornal Brasil de Fato que a “Itália é um blefe”. Battisti afirma na entrevista que não acredita que a Itália tome qualquer atitude de retaliação caso o Brasil não aceite extraditá-lo. E ele vai mais além: “é a Itália que precisa do Brasil”.

Na entrevista, que faz parte da edição 413 do jornal e que está nas bancas a partir de hoje, Battisti declara que “me derrotar é derrotar o Lula”. O ex-ativista, que está no Brasil desde 2007 e preso desde o ano seguinte, afirma que “o que a mídia mostra é mentira. Na Itália tem muita gente que me defende. Se eu for para lá, vai ter confusão e o Berlusconi sabe disso”.

Battisti se diz um cidadão do mundo, “não sou mais italiano”. “Era muito jovem quando deixei a Itália, então esta história de pátria pra mim não cola. Perdeu o sentido”. Ele ainda diz que o governo atual, na Itália, é o mesmo dos anos de chumbo.

Quando fala de sua vinda para o Brasil, garante que foi muito bem recebido e que, mesmo não sendo conhecido, se formou “uma corrente” a seu favor. “Isto é muito confortador”. Battisti contou também como foram seus dias de Brasil, logo que chegou. Sabia que era monitorado pelas autoridades italianas, então limitou seus contatos. Passava os dias nos morros cariocas como Cantagalo e Santa Marta ajudando os moradores.

O ex-ativista se declara anarcocomunista desde sempre porque considera o leninismo acabado. Acredita que estão sendo criadas as condições para o socialismo. Ele afirma que, sem o embargo americano, “Cuba seria a melhor democracia do mundo”.

Sobre a vida em liberdade, Cesare Battisti diz só saber escrever e trabalhar com coletividade. “Pretendo fazer um trabalho social a partir da escrita”, ressalta o italiano. Ele reconhece ainda que talvez não possa fazer política, “mas vou fazer cultura”. E termina a entrevista com um alerta: “se acontecer algo comigo, Berlusconi terá que prestar contas”.

Com informações do jornal Brasil de Fato

5 comentários:

Anônimo disse...

E o Battisti é formador de opinião?

Quem dá pelotas para um marginal, assassino?

VERA disse...

NÃO! "Formadores de opinião" são os lacaios do PIG, que pretenderam enganar os eleitores, tentando "vender" o Zé-bolinha-baixaria como o "homem da biografia exemplar", mas nem com a ajudazinha do papa conseguiram!!!
E marginal e assassina foi a QUADRILHA que desgovernou o Brasil de 1995 a 2002!!!

Anônimo disse...

O anônimo que comenta aqui, e que merece meu respeito, não sou eu, Isaías.

O TERROR DO NORDESTE disse...

Isaías. comporte-se, senão vou colocar moderador no blog.Não custa nada voce comentar honestamente.

Anônimo disse...

Terror, comporte-se, senão você vai acabar tendo que recorrer à moderação do blog para se livrar de mim, como já fez no passado. É o que você quer? Não custa nada você aceitar honestamente aquilo que é dito com honestidade.

Isaías.