quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Oi, cadê a ocupção maior pregada pela oposição?

Governo Lula teve 20% a menos de invasões de terra que o de FH


Na gestão do tucano, foram 2.442, contra 1.965 no período do petista

BRASÍLIA. O número de invasões de terra nos oito anos do governo do presidente Lula foi 20% menor que o registrado nos dois mandatos do antecessor, Fernando Henrique Cardoso. Na gestão do tucano, os sem-terra fizeram 2.442 invasões, contra 1.965 no período Lula. Aliados do PT, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) e outras entidades que lutam pela reforma agrária deram um alívio ao petista. Ao todo, realizaram 477 invasões a mais no governo de FH. Esse número equivale a quase dois anos de ocupações no governo Lula.

A média de invasões no governo FH foi de 305,2 por ano. Com Lula, esse número caiu para 245,2. Os dados são da Ouvidoria Agrária Nacional, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, que faz esse levantamento desde 1995. No governo FH, ocorreram 243 mortes de conflito agrário, contra 125 no período de Lula.

Ex-ministro do Desenvolvimento Agrário de FH, o deputado Raul Jungmann (PPS-PE) disse que a diferença ocorreu porque o governo tucano foi tratado como inimigo pelo MST:

- Esse movimento tentou derrubar o governo de Fernando Henrique. Conseguimos trazer a patamares menores as invasões. O MST virou chapa-branca no governo Lula, que cooptou e comprou líderes do movimento com dinheiro. Perto do que passamos, essa diferença (20%) é até pequena. Será que Raul Jungmnan, que é réu num processo por improbidade tendo em vista roubalheira no Incra, está esquecido que o MST era recebido no governo FHC à bala, que até o Exército foi convocado para reprimir os sem-terra que invadiram uma fazenda de FHC?

Guilherme Cassel, ministro de Lula durante cinco anos, afirmou que a queda de invasões ocorreu porque houve diálogo com os movimentos sociais:

- Foi uma relação civilizada, de negociação. Teve momentos de tensão, mas de diálogo, razão principal da redução dos conflitos. Não consigo imaginar um governo que permite ocorrer algo como Eldorado de Carajás sentar para dialogar com os movimentos.

O deputado Doutor Rosinha (PT-PR), que tem relações com o MST, disse que os números derrubam a versão da oposição de que o MST iria ocupar muito mais no governo Lula.

Para a presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), senadora Katia Abreu (DEM-TO), o que explica a diminuição de invasões no governo Lula foi a inclusão de acampados no Bolsa Família:

- Durante o governo Lula, mostrou-se a face verdadeira do movimento, que perdeu credibilidade entre seus próprios seguidores. Mas o motivo principal foi o Bolsa Família para os acampados. O Globo.

Nenhum comentário: