sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Dilma diz cabe agora ao Supremo decidir extradição

Se eu fosse Dilma teria mandado aquele velho gagá tomar no centrão.

Em carta ao presidente da Itália, Giorgio Napolitano, a presidente Dilma Rousseff afirmou que a decisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de não extraditar o italiano Cesare Battisti, condenado na Itália pela morte de quatro pessoas, não faz juízo de valor sobre a Justiça do país europeu. "Trata-se de parecer jurídico, fundado na interpretação soberana que a AGU [Advocacia-Geral da União] realizou do tratado bilateral sobre extradição", afirmou na carta. As informações são da Folha.

Dilma também afirmou que caberá agora ao Supremo Tribunal Federal se manifestar sobre a decisão do ex-presidente. "Ao voltar das férias forenses, em fevereiro, o Supremo Tribunal Federal do Brasil irá manifestar-se sobre a decisão presidencial", diz, na carta assinada no dia 24.

Na semana passada, o presidente da Itália enviou carta a Dilma pedindo a extradição de Battisti. "Talvez não foi plenamente compreendida a necessidade de justiça do meu país e dos familiares das vítimas dos brutais e injustificáveis ataques armados, assim como dos feridos e sobreviventes", afirmou o italiano.

Na carta que enviou a Napolitano, Dilma diz lamentar a divergência entre os dois países criada por conta do caso. "Lamento igualmente que esse episódio se tenha prestado a manifestações injustas em relação ao Brasil, ao meu governo e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Sei que essas manifestações não correspondem à percepção que Vossa Excelência tem do tema."

Em sua carta, Napolitano afirmou que a não extradição de Battisti "é um motivo de desilusão e amargura para a Itália". “Trata-se de uma necessidade de justiça ligada ao empenho das instituições democráticas do meu país e da coletividade nacional, que foram capazes de reagir à ameaça e aos ataques do terrorismo, conseguindo derrotá-lo segundo as regras do Estado de Direito", disse.

Para o presidente da Itália, "não são aceitáveis remoções, negociações ou leituras românticas dos derramamentos de sangue daqueles anos, e as responsabilidades não podem ser esquecidas".

Battisti foi condenado na Itália à prisão perpétua por quatro assassinatos cometidos na década de 1970, quando integrava o grupo de extrema-esquerda Proletários Armados pelo Comunismo.

Preso no Brasil desde 2007, o ex-militante italiano recebeu refúgio político dois anos depois com uma decisão do ex-ministro da Justiça Tarso Genro. Em 2009, o caso de Battisti foi julgado pelo STF, que autorizou a extradição, mas decidiu que a palavra final caberia ao presidente. FSP

14 comentários:

Anônimo disse...

É isso aí.
Pessoas sem a cabeça cheia de cachaça para tomar um decição.
Esperemos por uma decisão justa.

O TERROR DO NORDESTE disse...

Quem gosta de maconha é FHC.kkkkkk.

PERNAMBUCANO FALANDO PARA E COM O MUNDO disse...

Ou eu sou burro, ou não sei ler e entender. Talvez seja um analfabeto funcional (termo da moda).

Acho que Batistti já deverias estar solto.

A palavra final, segundo DECISÃO DO STF, era do presidente da república.

Todo oresto é tapetão!

VERA disse...

Pior foi até 2002, quando quem tomava as decisões era um MACONHEIRO!!!

Anônimo disse...

Não sei não.
Cachaça é muito pior que maconha.

é só ver o que acnteceu com o Brasil depois que o cachaceiro tomou conta.

Anônimo disse...

O anônimo que comenta aqui, e que merece meu respeito, não sou eu, Isaías.

O TERROR DO NORDESTE disse...

Só tem um anônimo qu comenta qui.

Anônimo disse...

Você, pelo visto, está acostumado a lidar com o padrão de confiabilidade que prevalece dentro do lulo-petismo. Repito que não sou esse anônimo, embora ele, naturalmente, mereça o meu respeito. E você tem como verificar isso.

Isaías.

O TERROR DO NORDESTE disse...

Anônino, poupe-me.Fala sério.

VERA disse...

"Maconha misturada com uísque" é muiiito pior que cachaça!!!
É só ver o que aconteceu com o País de 1995 a 2002!!!

Anônimo disse...

"Maconha misturada com uísque" é muiiito pior que cachaça!!! Mas só se a "51" não for tomada pura, 51 VEZES SEGUIDAS!!!

É só ver o que aconteceu com o País de 2003 a 2010, pelo menos, que é o período em que esteve nas mãos peludas da "Sofisticada" e do partido que o Estadão... Foi, pelo menos, umas 51 VEZES PIOR do que o período de 1995 a 2002!!!

VERA disse...

Incomparavelmente PIOR foi o período em que a QUADRILHA DEMO-TUCANALHA ESPOLIOU o País, assaltando os cofres públicos, enviando as propinas a paraísos fiscais (CPI do BANESTADO), roubando dos pobres para dar aos ricos e deixando o Povo na mais absoluta miséria!!! Foi a era FHC-maria-antonieta-do-planalto!!! E ocorreu entre 1995 e 2002!!! E a imprensa corrupta, tipo Estadinho escondia os atos dessa Organização Criminosa, em troca de polpudas somas!!!

Anônimo disse...

"Caraca", Lula-lelé! "Dá dois pra eu"! Eu sô a sua rola-bosta, a VERA "PETRALHOTÁRIA DEMO-TUNGANONA DA SILVA". Óia o "Sirva" du meu nomi. Nóis sêmo parentis da merma laia. Sorta a grana aí, cara!

VERA disse...

Quem tem que devolver a grana roubada dos brasileiros e enviada a paraísos fiscais é a tucanalha-demoníaca, chefiada pelo poderoso-chefão, o cafajeste vendilhão-da-Pátria, FgagáC!!! E ROLA-BOSTA da QUADRILHA DEMO-TUNGANA é vc!!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKK