quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Um Verão para Dilma



Roberto Malvezzi (Gogó)*


A presidente Dilma visitou as áreas devastadas pelas chuvas. Pousou no lugar. Conversou com os prefeitos e o governador. Não riu das pererecas, dos bagres, nem criticou os ambientalistas, o ministério público, os indígenas e os quilombolas. Humildemente disse que era também um momento de aprender.


Dilma tem aparência dura, mas muitas vezes chora em público. Chorar e sorrir são atitudes exclusivas do ser humano, sinais de inteligência e sensibilidade.


Portanto, esperamos da presidente atitudes coerentes com seu procedimento e com suas palavras. O primeiro passo do poder público é mesmo socorrer com o melhor essas populações. Em segundo, é preciso o mapeamento imediato das áreas de risco no Brasil e o investimento prioritário para remover essas populações. Será um custo econômico astronômico, mas ainda é melhor prevenir que remediar, porque muito além do econômico está a vida da população. Essa tragédia, ao soterrar condomínios de luxo, prova mais uma vez que diante do que o mundo vem atravessando e vai atravessar, a natureza não distingue classe social.


Muitos especialistas comparam o que aconteceu no Brasil agora com o que acontece na Austrália e outros países, como Bélgica. Oras, não se pode avaliar essas tragédias apenas pelas mortes, mas por todos os prejuízos e transtornos físicos e psicológicos que eles causam. Quem passa por essa situação, a cada chuva, revive a tensão emocional de situações do passado.


O que acontece no mundo é muito mais grave que fortes chuvas de verão. O fracasso de Copenhague, Cancun, o avanço progressivo das cidades e agricultura sobre as florestas, desaba em fenômenos que agora presenciamos.


Dilma precisa, enfim, vetar qualquer mudança no Código Florestal que venha aumentar o desmatamento nas encostas e às margens dos rios. A força econômica e política do agronegócio não pode sobrepor-se aos direitos da esmagadora maioria do povo brasileiro. Sua racionalidade econômica é irracional para o bem do conjunto da nação.


Sobretudo, a presidente precisa entender que ela tem um papel histórico infinitamente maior que ser uma gerente dos interesses do capital. Precisamos ser um país melhor e equilibrado, não necessariamente a 5ª economia do mundo. A história lhe deu gratuitamente o papel de conduzir o país para um novo paradigma civilizacional, justamente nesse momento que atravessamos uma mudança de época. Tomara que ela compreenda a magnitude da tarefa que lhe cabe e não se abespinhe diante de interesses poderosos, mas profundamente mesquinhos.


Lembremo-nos sempre: hoje foi na casa do vizinho, amanhã poderá ser na nossa.* Assessor da Comissão Pastoral da Terra


8 comentários:

H.Pires disse...

Nada tendo a ver com o postado, solicito permissão por ser importante. Campanha "Não faça do seu voto uma arma. Votando na direita, o defunto será voce". Esta lá no Nassif: "...Nos primeiros dias do governo Marconi Perillo(PSDB) em Goiás. Está ocorrendo uma verdadeira perseguição aos servidores públicos. Ele acabou de aprovar uma lei que dá a ele poderes de ditador: permissão para colocar servidor público em casa sem remuneração, permissão para remanejar servidor publico de órgão para órgão contra a vontade destes. Está atacando e revogando leis que instituíram planos de cargos e remuneração no governo Alcides. Conseguiu, através da justiça, cancelar todos os concursos públicos realizados em 2010, até mesmo quem já tomou vai ser mandado embora.
O mais inacreditável, foi praticamente os servidores públicos quem o elegeram, ao redor de 80% dos servidores votaram em Marconi. A diferença entre Marconi e Iris foi apenas de 140 mil votos, coincidentemente o mesmo número de servidores ativos e inativos no estado. Mas Marconi teve, no mínimo, meio-milhão de votos vindos de servidores, familiares e amigos influenciados pelos servidores...".

O TERROR DO NORDESTE disse...

H.Pires, cada um tem o governo que merece.

Anônimo disse...

Gilvan, absolutamente certo.

VERA disse...

Depois, ainda temos que aguentar a HIENA histriônica vir aqui escrever mentiras sobre a maneira como Dilma tratará os trabalhadores! A forma como Marconi perigo trata os funcionários públicos, em Goiás, citadas p H. PIRES, é a mesma com que a tucanalha-demoníaca sempre tratou os trabalhadores, ou seja, como ESCRAVOS!!! Bem-feito para os que votaram nelle! Quem sabe um dia aprendem a votar!!!

Anônimo disse...

Depois, ainda fico aqui, como uma a HIENA histriônica, escrevendo mentiras sobre a maneira como a "governAnta" do Lula tratará os trabalhadores! Será da mesma forma que o nosso comparsa Marconi perigo (ele é um "perigo" mesmo, pois, no Golpe do Mensalão Nacional, dedou o nosso Poderoso Chefão) trata os funcionários públicos, em Goiás, citadas p H. PIRES, e a mesma com que a tucanalha-demoníaca sempre tratou os trabalhadores, ou seja, como ESCRAVOS!!! Bem-feito para nós que votamos nela! Quem sabe um dia aprenderemos a votar!!! Mas eu prometo que não vou aprender nunca! Por que? Bem, eu penso como o nosso Poderoso Chefão: "quanto pior, melhor". Além disso, eu sou a Vera "PETRALHA DEMO-TUNGANONA DA SILVA". Ou não sou?

VERA disse...

NÃO! VC é o ANÔNIMO COVARDÃO DEMO-TUNGANÃO que vem aqui todos os dias para tentar carregar o CARA, o MELHOR PRESIDENTE DA HISTÓRIA DESTE PAÍS, para o mesmo chiqueiro onde chafurda a quadrilha demo-tungana!!!
E o Marconi é um "perigo", porque está tomando conta das CHAVES DO COFRE, ou seja, a RAPOSA está "cuidando" das galinhas!!! O que, segundo o MP goiano, é um "perigo", dado à queda por propinas que o tungano-desgovernador de Goiás possui!!!!

Anônimo disse...

NÃO! EU SOU "PETRALHA DEMO-TUNGANONA" covardona que vem aqui todos os dias para tentar carregar o CARA, o PIOR PRESIDENTE DA HISTÓRIA DESTE PAÍS, para fora do chiqueiro onde chafurda junto com a quadrilha petralha!!!
E o Marconi é um "perigo", porque denunciou o nosso "Poderoso Chefão", mais conhecido como Jmanta, por que "JAMANTA NÃO VIU, JAMANTA NÃO SABE"!

VERA disse...

Não!!! Vc é o ANÔNIMO DEMO-TUNGANO que vem aqui para TENTAR justificar os CRIMES da tucanalha-demoníaca que desgovernou nosso País, quebrando-o por três vezes, privatizando-o e deixando seu povo na mais absoluta miséria!!! Também o levaram para o esgoto da CORRUPÇÃO, enviando as propinas da privataria a paraísos fiscais!!! Quadrilha esta que possui "elementos", como a famiglia Alkimintiroso, que continuam assaltando os cofres públicos, ao ROUBAR a grana das merendas das criancinhas e carregá-las em carros fúnebres! E como o Álvaro-botox, que, além de receber uma aposentadoria safada de 24 mil reais, ainda exige as retroativas no valor de 1,6 mi, e que ainda tem a CARA-DE-PAU de dizer que o doará a instituições de caridade! O SAFARDANA!!