sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

A parentada do tucano faz a festa

Beto Richa nomeia mulher e irmão para primeiro escalão no PR



Terra boa o Paraná.Concede pensão a ex-governador(não é não, Álvaro Dias?) e permite que governador nomeie sua parentada toda para o alto escalão do governo, como faz o tucano sem-vergonha, traquino Beto Richa.É esse tipo de ética que defende esses tucanos safados, incompetentes, vagabundos e trambiqueiros.

"A brecha na súmula vinculante que veda a prática de nepotismo vem sendo aproveitada pelos governadores do Paraná. Depois de o ex-governador do Paraná Roberto Requião (PMDB) passar quase oito anos com sua mulher e seus irmãos no primeiro escalão, Beto Richa (PSDB) repetiu a dose, nomeando sua mulher, Fernanda Richa, para a Secretaria de Família e Assistência Social e seu irmão, José Richa Filho, para a recém-criada Secretaria de Infraestrutura e Logística, englobando as importantes pastas de transportes e obras públicas.

Publicada em agosto de 2008 pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a súmula vinculante número 13 permite a contratação de parentes para "cargos políticos", como os de ministro, secretário de Estado e secretário municipal.

Richa ainda mantém parentes na prefeitura de Curitiba, que administrou até abril do ano passado, quando renunciou para disputar o governo. Seu vice e atual prefeito, Luciano Ducci, nomeou Marcelo Richa, filho do governador, secretário de Esporte e Juventude, e a tia de Fernanda Richa, Maria Christina Andrade Vieira, para Fundação Cultural de Curitiba (FCC).

O novo governo do Paraná também abriu espaço para o nepotismo cruzado. Vários parentes de deputados e ex-deputados conseguiram uma vaga no segundo escalão de Beto Richa. Nesta quinta-feira, Richa anunciou o nome de José Lupion Neto, irmão do deputado federal Abelardo Lupion (DEM) para a coordenação do Procon. O presidente da Assembleia Legislativa do estado, Nelson Justos, emplacou filho e nora no Executivo: Nelson Cordeiro Justus é diretor da Companhia de Habitação do Paraná e Aline Albano é coordenadora de Assuntos Internacionais na Secretaria de Estado da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul. Richa nomeou também o filho do deputado Antonio Belinati (PP), Antonio Carlos Salles Belinati, para uma das diretorias da Companhia Paranaense de Saneamento (Sanepar).

As nomeações de Richa desencadearam uma série de críticas de adversários políticos e entidades. Até o ex-governador Requião criticou a prática. "Parabéns, nepotismo valente e cruzado", escreveu o ex-governador em seu Twitter após a nomeação de Marcello Richa para a prefeitura. "Esposa, irmão, primo nomeados no Paraná. Filho e tia da esposa, na prefeitura de Curitiba. É o governo 'trazparente'", escreveu ainda o deputado federal Dr. Rosinha (PT), referindo-se à promessa de transparência do tucano.

Autor de uma proposta de emenda à Constituição estadual contra o nepotismo, nunca votado pela Assembleia Legislativa, o deputado estadual Tadeu Veneri (PT) também criticou. "O governador, que na campanha prometeu uma nova atitude na administração pública, começou com os mesmos vícios do governo anterior, entre os quais, o nepotismo. Nossa PEC, apresentada em 2007, não deixa essa brecha, acabaria com esse festival. Seria uma forma de ampliar essa lei, como o Rio Grande do Sul fez, mas não vejo a possibilidade de aprovarmos este projeto agora, pois qualquer movimento seria freado pelo governo", disse.

O governador Beto Richa, através de sua assessoria de imprensa, informou, nesta tarde, não comentará mais o assunto. Terra.

6 comentários:

Anônimo disse...

Essse o "meu" governador dá gosto de ver.

H.Pires disse...

Em qualquer lugar e a qualquer hora, aonde a direita coloca suas "doces" e "meigas" patas, quem perde é a nação. Todos nós. Não é mais a sindrome de estocolmo, mas sim a sindrome de são paulo (ama a direita que a estupra) precisa acabar. Sua globo, voces estão vendo, no oriente médio(não é só lá não) o que esta acontecendo via internet. Voces brincam com fogo ha décadas. Esta lá na folha mais uma desse partido, um dos mais, corrupto da America latina:"...O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Cezar Peluso, negou pedido de liminar (decisão provisória) nesta sexta-feira (28) do governador cassado Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) para tomar posse na próxima semana como senador. Ele recorre da decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que cassou o registro de sua candidatura com base na Lei da Ficha Limpa...".

VERA disse...

É o que sempre digo: todos os dias há um MENSALEIRO DEMO-TUNGANO frequentando as páginas policiais!!!

O TERROR DO NORDESTE disse...

Rodrigo, e como dá!Pires, pois é.Vera, exatamente.

Elton disse...

Mas ainda há muitos de nós paranaenses que acreditam que "o bom moço" Beto Richa fará um "bom governo". Aqui ele ficou conhecido como "piá de prédio", devido às suas origens de playboy. Através de sucessivas liminares na justiça conseguiu durante a reta final da campanha eleitoral barrar a divulgação de pesquisas eleitorais, quando se suspeitava que estaria perdendo terreno. O que mais me revolta é que com tudo isso muitos sulistas como nós do Paraná ainda tecemos comentários preconceituosos contra o povo do Nordeste.

O TERROR DO NORDESTE disse...

Elton, acompanhei essa história das pesquisas, um absurdo.Engraçado que o PiG ficou calado na ocasião.Abraços.