quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Brasil produzirá medicamento contra Aids e hepatite


09/02/2011

O Brasil vai fabricar a partir de março o medicamento tenofovir, usado no tratamento da Aids e hepatite.

A produção será feita pelo laboratório público da Fundação Ezequiel Dias, do governo de Minas Gerais, já na próxima semana.

Até agora, o governo federal, que distribui o medicamento no SUS, comprava o tenofovir do laboratório Gilead, mas o Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) considerou que não havia atividade inventiva no remédio e negou o pedido de patente feito pelo laboratório, abrindo espaço para a produção nacional.

Por enquanto, o valor unitário do tenofovir continuará o mesmo (R$ 4,02 por comprimido), mas em cinco anos a estimativa do governo é de uma economia de R$ 410 milhões até 2015.

O tenofovir é utilizado atualmente por 64 mil pacientes com Aids e cerca de 1.500 com hepatite. Eles começarão a receber o medicamento produzido no Brasil no final de março .Folha.

2 comentários:

H.Pires disse...

E, por falar em remédios/curas. Dra. Mayana Zats, responsável pelas pesquisas em celulas tronco aqui em são paulo/Brasil: Cadê a sua fala? O que está acontecendo com suas pesquisas? A sra. esta recebendo as verbas federais em dia? O seu salario esta em dia? Todos, o povo, estão sequiosos por sobre suas pesquisas. A sra. teria algo a declarar, ou só esta empenhada em tentar multiplicar as "celulas-voto" para seu candidato serra? Desça do palanque do serra dra. mayana zats. A sua direitista/amiga midia e de seu candidato, a globo, diz que: ".. qualquer cura, seja lá qual "seja", só daqui a 10 ou 15 anos mesmo...". Faz 15 anos que a direita midia globo fala que é daqui a 10/15 anos. E, vai continuar assim. Muitos interesses de laboratórios por tras do impedimento dessas pesquisas? Ou não? E a vacina para cura do cancer de Cuba? A sra. ficou sabendo dra. mayana? Ou o serra não deixa ninguem saber, junto com a globo dra. mayana?

Anônimo disse...

PT, um partido que pensa o Brasil a longo prazo, que investe em políticas sociais e visa o nosso grande futuro.

Viva nossa querida Presidenta Dilma.
Será um MARCO na evolução de nosso Brasil.

Dilma, eu te amo, mulher.