terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Mais um metalúrgico na presidência


Maia é o primeiro torneiro mecânico eleito presidente da Câmara


Depois ter um torneiro mecânico no comando do Palácio do Planalto por oito anos, o Brasil terá um homem com a mesma formação no comando da Câmara dos Deputados. Apesar da pouca experiência na Casa, o ex-sindicalista Marco Maia (PT-RS), 45, foi eleito nesta terça-feira (1) para o cargo que ocupa desde o fim do ano passado, quando o titular, Michel Temer, renunciou para assumir a Vice-Presidência da República.

A vida política de Maia começou em 1984, quando se tornou dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas, sua cidade natal. No ano seguinte, filiou-se ao PT, de olho nas eleições municipais de 1988. Mesmo sem seu partido ter sede própria no município, localizado na região metropolitana de Porto Alegre, e fazendo campanha de Fusca, ele ficou em segundo lugar, com mais de 20% dos votos.

Voltaria a disputar a prefeitura de Canoas em 2000, mas foi novamente derrotado. Acabou ganhando espaço na gestão estadual de Olívio Dutra, em 2001, na Secretaria de Administração e Recursos Humanos. Dois anos depois, tornou-se presidente da Trensurb (Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre), após garantir votos o bastante para ser suplente na Câmara dos Deputados.

Quando o deputado Ary Vanazzi (PT-RS) deixou o cargo para assumir a prefeitura de São Leopoldo, Maia ficou em seu lugar. As articulações junto à principal corrente do partido e a rápida aproximação com o Palácio do Planalto o ajudaram a se reeleger em 2006. O trânsito com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva só aumentou depois de ele comandar a CPI do Caos Aéreo, instalada após o acidente da TAM.

Quando Temer assumiu a presidência da Casa, dois anos atrás, Maia se tornou seu primeiro vice-presidente. No ano passado, conquistou 122.134 votos e ficou entre os dez deputados gaúchos mais votados. Petistas esperavam que ele buscasse a liderança do partido na Câmara, mas o gaúcho os surpreendeu e desbancou o favorito interno Candido Vaccarezza (PT-SP), na eleição pelo terceiro cargo da República.

Maia é casado e tem um filho. Filho de um guarda noturno e uma dona de casa.Folha

8 comentários:

H.Pires disse...

A direita no poder psdb/dem, que tem o padrão globo de "beleza", de nojo a metalurgicos, de ódio aos mais velhos/aposentados mas, de proselitismo em favor da maconha, é o que segue. Está lá na folha: "....Candidatas a um cargo de professora da rede estadual paulista afirmam que foram impedidas de assumir o trabalho por serem obesas, informa a reportagem de Talita Bedinelli publicada na edição desta quarta-feira da Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL).
Cinco docentes de três cidades diferentes da Grande SP disseram à Folha que seus exames clínicos não tinham alteração e, mesmo assim, foram consideradas "inaptas" pelo Departamento de Perícias Médicas de SP.....". Volto. Caso tivéssemos juizes/ministério público sérios ou, minimamente comprometidos com aplicar as leis, esse departamento de "perícias" junto com seu governador alckimim, estariam complicados.

Anônimo disse...

Já pensaram se essa moda pega?

VERA disse...

Tenho certeza de que, se houvesse metalúrgicos ou qualquer outra categoria de trabalhadores nos cargos políticos de maior destaque no País, este NÃO se teria transformado numa Nação de miseráveis, como se tornou graças ao costume da DIREITALHA BURGUESA de ROUBAR dos POBRES, para dar aos ricos!!!

Anônimo disse...

Tenho certeza de que, se houvesse metalúrgicos ou qualquer outra categoria de trabalhadores nos cargos políticos de maior destaque no País, este NÃO se teria transformado numa Nação de miseráveis, como se tornou graças ao costume da DIREITALHA BURGUESA de ROUBAR dos POBRES, para dar aos ricos!!! Ele JÁ SERIA, HÁ MUITO TEMPO, uma Nação de miseráveis, por causa desse costume da ESQUERDALHA LULOBURGUESA de DAR MIGALHAS AOS POBRES EM TROCA DE VOTOS, E DE DAR "ZILHÕES" AOS RICOS PARA QUE ELES LHE PERMITAM QUE CONTINUE EXPLORANDO OS POBRES!

Porque, mesmo sabendo disso, continuo lambendo as botas do "Cel." Lula da Silva e de sua caterva de "coronéís" (Sarney, Collor, Barbalho, Renan, Jucá, Tasso...)? Ora, você já sabe: eu sou a abominável Vera "PETRALHA DEMO-TUNGANONA DA SILVA"! Ou não sou?

VERA disse...

"seria" NÃO!!! O Brasil FOI até 2002 um País de MISERÁVEIS, devido à prática DEMO-TUCANALHA de ASSALTAR os cofres públicos, enriquecendo-se e aos seus, com o dinheiro que deveria ser usado para socorrer os pobres, dos quais apenas se lembram e tentam LUDIBRIAR em período eleitoral!!! Mesmo sabendo disso, o ANÔNIMO TUNGANO INTELECTUALOIDE DEBILOIDE defende seus correligionários como se fossem pudicas vestais!!! Fazer o quê???! Certamente, ele deve ser um dos MILHARES de mamadores do desgoverno FgagáC, que perdeu a boquinha e, por isso, luta para que a QUADRILHA volte a desgovernar nosso País!!! Felizmente, os eleitores brasileiros, tal qual "gato escaldado que tem medo até de água FRIA", NÃO permitirão que essa MALDIÇÃO recaia sobre nós!!! AMÉM!!!!

Anônimo disse...

"FOI", NÃO!!! O Brasil continua sendo um PAÍS DE MISERÁVEIS. Antes, isto se devia às ações espúrias do "Cel." Lula da Silva e do partido que o Estadão chamou de "PARTIDO DA BANDIDAGEM", que, no embalo do "QUANTO PIOR, MELHOR", impediram sucessivos governos de fazer pelo país tudo aquilo que poderiam fazer; e, depois de 2002, como consequência do assalto direto aos cofres públicos, perpetrado pela "SOFISTICADA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA", e da maior sucessão de escândalos já vista na história deste país. Ainda bem que o Plano Real, implementado pelos tucanos contra a nossa vontade ("eu-zinha" e a petralhada toda), conseguiu tirar - com a ajuda da expansão da economia mundial - alguns alguns milhões de brasileiros da miséria extrema. Foi, então, o Plano Real, e não o "Bolsa Esmola", que realizou isso. O "Bolsa Esmola" não passa, assim, de "enrolation": tem servido apenas para encabrestar os pobres no maior curral eleitoral do mundo, montado pelo "coronel" mais retrógrado do planeta: Lula da Silva!

Mesmo sabendo disso, "eu-zinha", Vera "PETRALHA DEMO-TUNGANONA DA SILVA", defendo os meus correligionários como se fossem pudicas vestais!!! Fazer o quê???! Além de ser uma "ROLA-BOSTA" do partido que o Estadão chamou de "PARTIDO DA BANDIDAGEM", sou uma dos milhares de SANGUESSUGAS do abominável desgoverno do sapo barbudo, que já perdeu o filé mignon da sua "bocarra" (uma "boquinha" de tamanho nunca visto antes no país), e, por isso, gastou o que podia e o que não podia para que a ... continuasse desgovernando o país!!!

Felizmente, os eleitores brasileiros, diversamente do "gato escaldado que tem medo até de água fria", permitiram que essa MALDIÇÃO continuasse recaindo sobre nós!!! Mas, não importa. O que conta mesmo é que nós, as ratazanas petralhas da SOC, vamos continuar botando pra quebrar! AMÉM!!!

Por que, sabendo de tudo isso, continuo lambendo as botas do "Cel." Lula da Silva et caterva? Ora, você já sabe: eu sou a Vera "PETRALHOTÁRIA DEMO-TUNGANONA DA SILVA"! Ou não sou?

Anônimo disse...

POSTAGEM "MAIS UM METALÚRGICO NA PRESIDÊNCIA ACABARIA COM O QUE AINDA RESTA DO PAÍS".

ADVERTÊNCIA À DONA VERA "PETRALHONA DEMO-TUNGANONA DA SILVA":

DAQUI EU NÃO PASSO! É QUE, A PARTIR DESTE PONTO, COMEÇA A TERRA DA DESOLAÇÃO E DA MORTE, DO CHORO E DO RANGER DE DENTES, ONDE A SENHORA, DEPOIS DE TER SIDO ESMAGADA POR MIM COMO SE FOSSE UM VERME, VAI EXERCITAR, SOLITARIAMENTE, A SUA COVARDIA IMPOTENTE. NÃO SE ESQUEÇA DE RABISCAR, A PARTIR DESTA POSTAGEM DO BLOG ("MAIS UM METALÚRGICO NA PRESIDÊNCIA ACABARIA COM O QUE AINDA RESTA DO PAÍS"), UMA ÚLTIMA SOPINHA DE LETRAS, CHEIA DE "LULICES", LOGO APÓS O COMENTÁRIO OU MENSAGEM QUE DEIXEI. EU NÃO A LEREI, CLARO, POIS ELA SERÁ APENAS UM RECIBO PASSADO PELA SENHORA, COMPROVANDO QUE LEU A ÚLTIMA PALAVRA SOBRE O TÓPICO, DADA, OBVIAMENTE, POR MIM. LEU TUDO? VÁ EM FRENTE, ENTÃO, SUA TROUXA!

VERA disse...

NÃO!!! VC É O ANÔNIMO DEMO-TUNGANO INTELECTUALOIDE DEBILOIDE que "cansado" de nada fazer, vem a este blog progressista sujá-lo com suas bestialidades!!! E tentar defender a indefensável, esta sim, SOFISTICADA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA e PARTIDOS DA BANDIDAGEM, a DEMO-TUCANALHA, cujos MELIANTES frequentam diariamente aa páginas policiais dos jornais!!! KKKKKKKKKKKKK
E, pra variar, a direitalha covarde foge de suas responsabilidades e atribui suas incompetências a outrem!!! Os desavergonhados desgovernaram o País durante 502 anos e NADA mais fizeram do que roubar aos pobres para dar à burguesada, e agora tentam atribuir à esquerda que governou por apenas 8 anos (tentando consertar os estragos que a demo-tucanalha fez), a responsabilidade pela miséria do País!!!
XÔ!!! ASSASSINOS e COVARDES DIREITALHAS!!!