sexta-feira, 1 de abril de 2011

De olhos opacos no turbilhão do mundo

por Mauro Santayana

O engenheiro baiano José Carlos Aleluia enviou carta ao Reitor da Universidade de Coimbra, protestando contra a concessão do título de Doutor Honoris-Causa ao operário Luis Inácio da Silva, que, com o apelido afetivo de Lula, presidiu ao Brasil durante oito anos. Sem mandato, Aleluia mantém contatos com seus eleitores, mediante um site na Internet.

Ele foi um oposicionista inquieto, ocupando, sempre que podia, a tribuna, no ataque ao governo passado, dentro da linha sem rumo e sem prumo do DEM. Aleluia considera uma ofensa às instituições acadêmicas o titulo concedido a Lula, e faz referência elogiosa à mesma homenagem prestada ao professor Miguel Reale. Esqueceu-se, é certo, de outros brasileiros honrados pela vetusta universidade, como Tancredo Neves. Não é preciso conhecer a teoria de Freud para compreender a escolha da memória de Aleluia.

 

O título universitário é, hoje, licença profissional corporativa. O senhor Aleluia está diplomado para exercer o ofício de engenheiro. A Universidade o preparou para entender das ciências físicas, e é provável que ele seja profissional competente, tanto é assim que ministra aulas. O título universitário certifica que o graduado estudou tal ou qual matéria, mas não faz dele um sábio. O conhecimento adquirido na universidade é importante, mas não é tudo. Volto a citar, porque a idéia deve ser repetida, os versos de um escritor mais identificado com a direita do que com a esquerda, T.S. Elliot, nos quais ele mostra a diferença entre ser informado, conhecer e saber: Where is the wisdom we have lost in knowledge? Where is the knowledge we have lost in information?

 

O título de Doutor Honoris-Causa, sabe bem disso o engenheiro Aleluia, não é licença profissional, mas o reconhecimento de um saber, construído ao longo do tempo, tenha o agraciado ou não freqüentado a universidade. O papel da Universidade não deveria ser o que vem desempenhando – o de conferir certificados de preparação técnica -, mas o de abrir caminho à busca do saber. O Senador Christovam Buarque, com a autoridade de quem foi reitor da UNB, disse certa vez que a Universidade ideal será aque a que não expeça diplomas. 

 

Lula, com os seus defeitos, e não são poucos, é um doutor em política. Um chefe de Estado não administra cifras, não faz cálculos estruturais, não prolata sentenças, nem deve escrever seus próprios discursos. Cabe-lhe liderar os povos e conduzir os estados, e isso dele exige muito mais do que qualquer formação escolar: exige a sabedoria que desconfia do conhecimento, e o conhecimento que se esquiva das informações não confiáveis.


A universidade é uma instituição relativamente nova na História. Ela não foi necessária para que os homens, com Demócrito, intuíssem a física atômica; com Pitágoras e Euclides, riscassem no solo figuras geométricas e delas abstraíssem os teoremas matemáticos; e muito menos para que Fídias fosse o genial arquiteto e engenheiro das obras da Acrópole e o escultor que foi. Mais ainda: as maiores revoluções intelectuais e sociais do mundo não dependeram das universidades, embora nelas se tenham formado grandes pensadores – e sua importância, como centro de reflexões e pesquisas, seja insubstituível. O preconceito de classe contra Lula sela os olhos de Aleluia e os torna opacos.Solidário o meu autodidatismo com o de Lula, quero lembrar o grande escritor norte-americano Ralph Waldo Emerson: um talento pode formar-se na obscuridade, mas um caráter só se forma no turbilhão do mundo.É no turbilhão do mundo que se forma o caráter dos grandes homens.

18 comentários:

Anônimo disse...

Infelizmente, porém, Lula da Silva não se enquadra na linha de argumentação do baba-ovos que tenta justificar a esdrúxula concessão que lhe foi feita pela Universidade de Coimbra. Ainda mesmo que se pretenda considerá-la como uma simples homeanagem que se presta a um presidente brasileiro, como é o caso em questão. Todo mundo sabe do uso político desses títulos "honoris qualquer coisa".

Mesmo assim, Lula não merece a homenagem por ser avesso ao saber, um "analfabeto" em muitas línguas, inclusive na sua própria, o que é extremamente grave. Dotado de uma forma de inteligência tosca e primitiva, mas cheia de safadeza, legou-nos alguns dos conceitos e algumas das frases mais estúpidos já vistos na política brasileira (e, mesmo, mundial!), e que já foram reunidos e publicados em várias antologias de asneiras. Além disso, sempre fez apologia da própria obtusidade, o que se configura num escàrnio ao saber.

Ou seja, Lula não é doutor em coisa alguma, nem mesmo no campo prático da política. A não ser, é claro!, que queiramos outorgar-lhe o merecido título de "DOUTOR HORRORIS-CAUSA" em safadeza política.

Ana Cruzzeli disse...

Só uma pequena correção ao Santayana. O Lula se convidado for para dar aulas pode sim fazê-lo.
Vou exemplificar:
Lá em 1990 e tanto a universidade de mato grosso percebeu através da pesquisa do Dr. em ensino de viola de cocho da instituição que haviam em todo o mundo apenas dois artesãos que sabiam construir esse instrumento cujo o timbre é tão mágico que elevamos o espírito a Deus, e eles se encontravam no estado. O que a universidade fez?
Abriu uma cadeira para que um dos artesãos pudesse dar aulas de como construir uma viola de cocho.
Aí está , que se alguma universidade quiser e o Lula desejar pode sim dar aulas. Só que terão que criar uma cadeira para o amado, idolatrado, queridinho da mamãe , Lulinha, ou melhor Dr.h.c multiplex Luiz Inácio da Silva.
Em 2001 eu como professora de ensino médio da SEE/DF travava uma batalha com a quadrilha do Roriz na área de educação que tinha o total apoio da gangue do FHC, logo tive que fazer várias pesquisas para fundamentar e contrapor qualquer tipo de golpe sujo que essa quadrilha montasse e aprendi muitas coisas, uma delas é a seguinte:
Existe um principio educacional que se chama o conhecimento é livre. Até no ministério do trabalho reconhece a tal livre docência, lá existem dois tipos de código:
-professor leigo
-professor prático

As Universidades foram formadas assim, quando alguém faz algo diferente a instituição não cede uma cadeira ela cria uma cadeira. O bobão do Aleluia é tão ignorante que nem sabe disso. Quando você apresenta títulos para concorrer com outros para uma cadeira e ganha aí há um feito importante, agora quando a Universidade cria uma cadeira especialmente para você , o feito é raríssimo.
O artesão da viola de cocho de mato grosso, acho que é quase analfabeto e naquela ocasião teve essa distinta reverência por parte da Universidade pelo seu notório saber de relevante importância a arte e a cultura mato-grossense. Se o conhecimento morresse com ele a cadeira de instrumentação do professor doutor de viola de cocho morreria também e com o passar do tempo todo o mato grosso perderia sua referencia cultural secular.
À que ponto a gente chega para desmontar uma quadrilha de entreguistas do patrimônio do povo brasiliense? Foram 3 anos debruçando em dados, em documento que jamais encontraria na UnB ou Universidade católica de Brasília tive que pensar como um deles, tive que pensar como um bandido entreguista. Isso nunca nos vão ensinar nas Universidades.

P.S. Tenho dois titulos de graduação superior na área de educação de ciencias da natureza, nenhum titulo de pós-graduação apesar de ter 4 teses defendidas em foros privilegiados, um deles no BID ano 2006, do qual não leva minha assinatura. Sou a unica professora da minha escola sem pós-graduação, e vivo muito bem sem isso apesar de ser discriminada social-economicamente. Meus colegas ficam pasmos quando eu digo que não tenho titulo nem de mestre e muitos já são doutores, ganham mais do que eu, coisas da vida, foi opção minha. Só para sacaniar eu pergunto para alguns dos meus colegas doutores chatos quantas teses deles a sociedade abraçou, eles gaguejam e não respondem e eu apresento as minhas 4, todas fartamente documentadas com recortes de jornal. Nenhum dinheiro paga isso.

Desculpe-me Seu terror, mas eu não resisti a tentação de sacaniar o Aleluia, perdi as medidas.

Raersil disse...

Pô... Não sei se o Zé Aleluia é cristão. Mas se não for, pouco importa. Muito já se disse aqui, que os grandes matemáticos e filósofos, pais das ciencias aplicadas, não efluiram das universidades... mas a considerar-se que o maior dos maiores doutores e filósofos da humanidade pela sua filosofia de amor e paz foi JESUS CRISTO, autor do maior discurso político traduzido no SERMÃO DA MONTANHA, trancrito no maior dos Beste selleres que é a Bíblia Sagrada. Porque então esses imbecis não lembram de cobrar das Igrejas Cristans, um simple diploma primário ou mesmo de troneiro mecânico de um SENAC qualquer da época a Jesus Cristo, por ser hoje o que é a todos nós Cristãos? Não que Lula possa comparar-se a Jesus com o seu saber, mas é fato que ente nos, simples mortais,Lula é um gênio sim, por ter feito em 08 anos do seu governo pelo Brasil o que os príncipes do saber dos interesse gananciosos, mesquinhos e subalternos da Sorbone da Haward etc... não fizeram pelo Brasil. LULA não só deu aula de governo, como de patritismo a esses hipócritas, como a todas as nações que o reconhecem como uma inteligência privilegiada a serviço da humanidade. AVE LULA, AVE JOSÉ DE ALENCAR, ambus enaltecidos em COIMBRA-PORTUGAL.

Anônimo disse...

Vamos deixar de babação de ovos. Lula não fez absolutamente nada senão montar no cavalo que passou encilhado diante dele, e seguir adiante. Para tanto, deixou de lado tudo o que antes garganteava. As suas incontáveis e inverossímeis bravatas. Passou a ser a favor de tudo contra o que sempre lutara com unhas e dentes. Isso é ser inteligente, é ser gênio? Claro que não, dado que qualquer espertalhão faria o mesmo. Até por falta de alternativa. Como o próprio Lula da Silva fez, aliás, sem nenhum prejuízo da sua proverbial ignorância. Dir-se-ia, melhor ainda, que foi uma conversão digna de um safado de marca maior. De dimensões lulescas.

De resto, praticamente tudo o que determinou o relativo progresso (e pôe relativismo aí!) do país nos últimos oito anos, foi delineado por técnicos de governos anteriores e executado, em continuidade, por técnicos do governo atual, dentro de um cenário político e econômico mundial excepcionalmente favorável. Pel enésima vez, como disse o Delfim, o mar subiu (economia mundial), o navio (Brasil) subiu junto.

Quanto a Lula da Silva, foi visto, sim, em algum lugar ao longo desse tempo todo, do palanque ao Aerolula e do Aerolula ao palanque. E vai deixar, sim, um inestimável legado para a humanidade, que é a constatação de que as modernas democracias, mesmo deficitárias como a brasileira, podem prescindir perfeitamente do regime presidencialista, pois caminham muito bem com govenantes inteiramente despreparados para o exercício do cargo, e que se constituem, na verdade, em figuras meramente decorativas.

João Paulo disse...

Magnífico comentário da Professora Ana Cruzzeli. Magnífico exemplo. Magnífica argumentação. Parabéns professora.

VERA disse...

Só se foi no "cavalo encilhado" da PRIVATARIA; dos juros nas alturas; do risco-País a 2400 pontos; do dólar a 3 reais; do DESEMPREGO, do ARROCHO SALARIAL e nas APOSENTADORIAS; da subserviência etc... Poxa!!! O "cavalo estava encilhadíssimo"!!!

Acho que o TUNGANOTÁRIO INTELECTUALOIDE DEBILOIDE INVEJOSO pensa (se é que ameba pensa!) que somos todos beócios, como ele, e já nos esquecemos da INCOMPETÊNCIA e dos ASSALTOS perpetrados pela QUADRILHA do FGAGAC-vendilhão da Pátria aos cofres públicos!!!

Vá enganar os TROUXAS do Cornudo noturno, seu JUMENTO PERDEDOR!!!

Anônimo disse...

Só se foi nesta "VÉIA PANGARÉ encilhada" que EU-ZINHA MUITAS MENAS CABEÇAS sou, mais A PETETIZAÇÃO do país; dos juros nas alturas; do risco-LULA a 2400 pontos; do dólar a R% 1,6 reais; do DESEMPREGO, do ARROCHO SALARIAL e nas APOSENTADORIAS; da subserviência etc... Poxa!!! O "cavalo está encilhadíssimo"!!!

Acho que essa VACA LOUCA DEMO-TUNGANONA DEBILOIDE INVEJOSA que EU-ZINHA MULA-SEM-CABEÇA pensa (se é que ameba pensa!) que vocês são todos beócios como EU-ZINHA, e que já se esqueceram da INCOMPETÊNCIA e dos ASSALTOS perpetrados pela SOC do SAPÃo BARBUDO-REI DO MENSALÃO-REI D0S ESCÂNDALOS DE CORRUPÇÃO-RENDILHÃO DA PÁTRIA E DOS COFRES PÚBLICOS!!!

EU-ZINHA MUITAS MENAS CABEÇAS, que sou um véia descaradsa e sem-vergonha, vou enganar os TROUXAS do Conversa Fiada, pois sou uma JUMENTA PERDEDORA, uma ANTA LULESCA!!!

Anônimo disse...

ATENÇÃO, VÉIA DESAVERGONHADA, PICARETA E IMBECIL! O MÓDULO DO MATA-BURROS FOI ATIVADO, E CONTÉM UM DISPOSITIVO QUE LHE PERMITE BARRAR, TAMBÉM, "VACAS LOUCAS"! VÁ EM FRENTE,, ENTÃO, SUA "VACA LOUCA", MAS NÃO SE ESQUEÇA DE DEIXAR, COMO RECIBO PASSADO DA SUA IMBECILIDADE, A COSTUMEIRA SOPINHA DE LETRAS EM LULÊS!

Não interessa disse...

Mídia tucanalha esconde o Azeredo o Pontíficie do mensalão brasileiro e cai matando em cima do PT.

Não vão conseguir, canalhas.
O povo sabe a verdade.

VERA disse...

O TUNGANOTÁRIO INTELECTUALOIDE DEBILOIDE INVEJOSO E PERDEDOR, que vive se vangloriando de que me dá "surras", é tão politicamente ANALFABETO, que não tendo como replicar nenhum argumento e achando que seu comentário tem que ser o último, escreve essas idiotices, achando que alguém aqui vai respeitar suas "advertências"!!!

Vá "advertir" os imbecis do Cornudo noturno e suas negas, seu JUMENTO PSICOPATA!!!

Anônimo disse...

PS.: Agora não tem mais jeito, pois a PF deixou tudo ás claras: os PETRALHAS SÃO MENSALEIROS DE DINHEIRO PÚBLICO E TÊM GRANDES NEGÓCIOS COM O DANIEL DANTAS!

Não volto mais aqui, a não ser que vocês, o Lula e os aloprados todos peçam perdão ao país, paguem pelos seus "erros" e abandonem definitivamente o partido da trambicagem! Estou falando sério!

Bye, bye VÉIA MENSALEIRA, MERENDEIRA E CACHACEIRA!!!

Anônimo disse...

ATENÇÃO, VÉIA DESAVERGONHADA, PICARETA E IMBECIL! O MÓDULO DO MATA-BURROS FOI REATIVADO, E CONTÉM UM DISPOSITIVO QUE LHE PERMITE BARRAR, TAMBÉM, "VACAS LOUCAS"! VÁ EM FRENTE,, ENTÃO, SUA "VACA LOUCA", MAS NÃO SE ESQUEÇA DE DEIXAR, COMO RECIBO PASSADO DA SUA IMBECILIDADE, A COSTUMEIRA SOPINHA DE LETRAS EM LULÊS!

Anônimo disse...

O povo não sabe nada, assim como este governo ele é formado por idiotas.

É claro que eleitor do PT iria fazer apologia ao despreparo, a pouca instrução e a toal falta de qualificação.

VERA disse...

"APOLOGIA AO DESPREPARO, À POUCA INSTRUÇÃO E TOTAL FALTA DE QUALIFICAÇÃO" quem faz são os DEMOS-TUCANALHAS!!!

NÃO por acaso, foram esses CRIMINOSOS quem CRIARAM em SP, a REGRESSÃO CONTINUADA, sistema de DESensino que EMPURRA os alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental ao terceiro do Ensino Médio completamente SEMI-ALFABETIZADOS!!!

Sem contar que, enquanto o "analfabeto" LULA construiu 12 UNIVERSIDADES, dezenas de extensões universitárias e 214 escolas técnicas, o "doutor" FGAGAC-rei-corrupção-e-da-privataria e demais demos-tucanalhas não construíram UMAZINHA sequer, e ainda fizeram questão de criar uma lei, proibindo o governo federal de construir escolas técnicas, os INCOMPETENTES!!!

Mas, existe uma razão para os demos-tucanalhas serem tão OMISSOS!!! Todos sabemos que povo ignorante é mais facilmente ENGANADO, e que é por isso que SP é DESgovernado pelos demos-tucanalhas há quase 30 anos!!!

Sem contar, é lógico, que o PIG, comprado por eles, ESCONDE seus CRIMES!!!

Anônimo disse...

O que essa VÉIA MENSALEIRA, MERENDEIRA E CACHACEIRA que EU-ZINHA "MUITAS 'MENAS' CABEÇAS" - A PETRALHOTÁRIA DEMO-TUNGANONA DA 'SIRVA', ESQUERDOPATA, BEÓCIA, INVEJOSA E PERDEDORA - sou, que nem durmo mais, pra ficar vindo a este blog de ESQUERDA para ser surrada pele TUNGANÃO dos meus delírios esquerdofrênicos (sou uma VÉIA CARENTE, SUBINDO JÁ PELAS PAREDES!), e tentar justificar os CRIMES da SOFISTICADA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA e do partido que o Estadão chamou de PARTIDO DA BANDIDAGEM, principalmente o GOLPE DO MENSALÃO NACIONAL do DESgoverno do SAPÃO BARBUDO-REI DOS ESCÃNDALOS DE CORRUPÇÃO-e-da-privataria (a última foi a da VALE!), com o DANIEL DANTAS irrigando o duto do MARCOS VALÉRIO junto com o DINHEIRO PÚBLICO desviado pela SOC e epelo PB, além de dar uma "mãozinha" a outras ratazanas petralhas de alta pelagem, como o atual ministro do Poste, o PIMENTEL!!!!

Quem DEVE PEDIR PERDÃO AO PAÍS, sou EU-ZINHA MULA-SEM-CABEÇA, esta VÉIA MENSALEIRA, MERENDEIRA E CACHACEIRA, jontamente com o SAPÃO DON CORLEONE, o CAPO-MÓR DOS PETRALHAS, que agora também FOI FLAGRADO NO MAIOR ESCÂNDALO DE CORRUPÇÃO DA HISTÓRIA DA REPÚBLICA, E QUE É O REI-DA-PRIVATARIA (agora foi a vez da VALE!), pois estamos vendendo o País, a preço de bananas, aos nossos COMPARSAS DANIEL DANTAS (agora ficou provado que nós e o SAPÂO comíamos nas mãos dele!), , e aos BOLIVARIANOS; e se, por uma DESGRAÇA, o POSTE ou o SAPÃO GANHAR EM 2014 VÃO APETRALHAR A CEF, o BB, o que restou da PETROBRÁS, a AMAZÔNIA, enfim, TUDO o que não tiverem tempo de confiscar!!! E o povo estará numa MISÉRIA PIOR do que aquela em que está hoje, enquanto vende seus votos a troco das ínfimas migalhas que lhes são atiradas pelas RATAZANAS PETRALHAS INCOMPETENTES e LADRAVAZES DO ERÁRIO PÚBLICO, que tomaram de ASSALTO o Brasil!!!

Quanto a EU-ZINHA vir escrever merda aqui, seria UMA BÊNÇÃO se isso NÃO ocorresse mais, mas como EU-ZINHA MILA-SEM-CABEÇA sou uma VÉIA MENSALEIRA, MERENDEIRA E CACHACEIRA, que aprendi a mentir como o MAIOR MENTIROSO DO MUNDO EM TODOS OS TEMPOS, que é o MEU GURU, o SAPÃO "BOI" (dizem que era ele o "BOI" que dedurava os sindicalistas para os militares!), que até REGISTROU UMA PORÇÃO DE MENTIRAS EM CARTÓRIO (UM CALHAMAÇO DELAS!), e ADORO APANHAR, MAS acho que isso NÃO passa de mais uma das MINHAS DESCULPAS ESFARRAPADAS!!!

Sr. TERROR,

Acho que a DOENÇA DA VACA LOUCA tá me deixando louca, pois fico o tempo todo às voltas com esse pesadelo de que um TUNGANOTÁRIO INTELECTUALOIDE DEBILOIDE INVEJOSO E PERDEDOR acaba comigo, me arranca o escalpo, me surra o tempo todo, faz picadinho de mim, debocha na minha cara, diverte-se às minhas custas, zomba de mim, caga na minha cabeçorra descerebrada, enquanto EU-ZINHA MULA-SEM-CABEÇA RELAXO E GOZO como a MARTAXA SUPLÍCIO me ensinou a fazer!!! Pois não é que ele SEMPRE faz questão de me deixar um RECADO???!!! E que EU-ZINHA sempre faço questão de obedeçer deixando uma SOPINHA LETRAS EM LULÊS, como recibo passado da minha boçalidade? Eita sujeitinha TONTA que EU-ZINHA MULA-SEM-CABEÇA sou, sô!!!

Mas vô botá pra quebrá! DILMÁAAAAAAAAAAAAAAAA! Ô DILMA! DESCE DU POSTE, MULÉ! VEIN CONSERTÁ US ISTRAGUS QUE O SAPÃO BARBUDO FEIZ NO PAÍS! TÂMO DEVENDO ATÉ AS CARÇA! O SERÁ QUI OCÊ GOSTA DE HERANÇA MARDITA, MULÉ?!!!

Anônimo disse...

MINGLATE
ATENÇÃO, VÉIA MENSALEIRA, MERENDEIRA E CACHACEIRA: O MÓDULO DO MATA-BURROS FOI ATIVADO, E CONTÉM AGORA UM DISPOSITIVO CAPAZ DE BARRAR TAMBÉM "VACAS LOUCAS". PORTANTO, NÃO TEM JEITO DE VOCÊ-ZINHA MULA-SEM-CABEÇA PASSAR, VÉIA MENSALEIRA, MERENDEIRA E CACHACEIRA! MAS NÃO SE ESQUEÇA DE DEIXAR UMA SOPINHA DE LETRAS EM LULÊS, COMO RECIBO PASSADO DA SUA IMBECILIDADE, SUA ANTA LULESCA!!!


PS.: SE O SAPÃO BARBUDO DOS PETRALHAS SOUBER QUE ESSA VEÍA MENSALEIRA, MERENDEIRA E CACHACEIRA SE METE A DEFENDÊ-LO, É BEM CAPAZ DE ELE CORTAR OS PULSOS, DE TÃO IMBECIL QUE ELA É!!! MESMO ELE SENDO TÃO BURRO QUANTO É!!!

VERA disse...

U-RRU!!!

Não falei que o TUNGANOTÁRIO PSICOPATA INTELECTUALOIDE DEBILODE INVEJOSO não suportaria ficar um minuto sequer longe deste blog???!!!

O sujeito é MASOQUISTA, minha gente, por isso ADORA APANHAR!!!

Fazer o quê, né???!!! NÃO fazemos questão alguma em continuar a surrá-lo, não é mesmo???!!!

MENTIR e APANHAR faz parte do DNA dos demos-tucanalhas, pois o Zé-bolinha-baixaria até já não REGISTROU UMA MENTIRA EM CARTÓRIO???!!! E Já não levaram SURRAS HOMÉRICAS do PRESIDENTE LULÃO???!!! Não é à toa que o coroné Borhausen falou inté em "exterminar" com a raça petista; que o Virgílio neto (que até mudou o nome pra tentar enganar o povo um pouquinho mais!) disse querer surrá-lo; e agora tentam dar um passa-moleque, acabando com a re-eleição (que o FGAGAC pagou CARÍSSIMO pra aprovar!), para que o PRESIDENTE LULÃO não possa se re-eleger!!!

Que CAGAÇO, hein gente!!!

PRIMEIRO DE ABRIL:
DIA NACIONAL DOS DEMOS-TUCANALHAS PINÓQUIOS e de SEUS DISCÍPULOS, os TUNGANOTÁRIOS MENTIROSOS!!!

Unknown disse...

POBRE ALELUIA, ALELUIA, QUE DEUS SE APIEDE DE SUA CABEÇA ÔCA.