O Senador e presidente nacional
do PSDB, Aécio Neves, utilizou uma rede social para afirmar: “São brasileiros
de diversas partes do país se mobilizando, entre outras questões, contra o
aumento de passagens, contra a baixa qualidade dos serviços públicos, de
transporte”.
Evidente que é precisa e
louvável a análise de Aécio esquecendo-se apenas de informar que sua carreira
política sempre foi financiada pelos concessionários de ônibus, patrimônio
herdado de seu pai que igualmente foi desde a década de 60, defensor dos
interesses dos concessionários de ônibus.
No congresso nacional Aécio
sempre defendeu os interesses das empresas de ônibus mantendo paralisado quando
presidente da Câmara dos Deputados todos os projetos que visavam modernizar e
moralizar o setor. Sendo inclusive sua a iniciativa para prorrogação sem
licitação das concessões de linhas interestaduais e internacionais.
Foram durante os oito anos
que Aécio governou Minas e os três de seu sucessor Anastasia que os
concessionários de transporte de passageiros metropolitanos e interestadual
conseguiram as maiores tarifas de sua história sem que fosse feito qualquer
investimento que a justifica-se. A frota da região metropolitana de BH está ai
para atestar tal descaso.
O senador também não
informou que por sua orientação as linhas metropolitanas e intermunicipais
permanecem entregues a seis famílias através de uma simulada e fraudada
licitação que já poderia ter sido anulada pelo MP se o processo não estivesse
dormindo no TJMG, assim como o sindicato dos concessionários ganhou o direito
de explorar e operar a bilhetagem eletrônica da RMBH sem que igualmente
qualquer certame licitatório ocorresse.
Com certeza apostando no
esquecimento da população esconde que seu financiador e vice-governador em 2002
foi Clesio Andrade, concessionário de ônibus, hoje senador e presidente da CNT
Confederação Nacional do Transporte, envolvido nos maiores escândalos de
corrupção do País.
A participação do senador
Aécio Neves na defesa dos concessionários de ônibus é tão grande que na aliança
celebrada entre o PSDB e PSB para eleger Marcio Lacerda ficou reservado para
seu grupo a gestão da BHtrans, empresa municipal que sabidamente defende e
representa os interesses dos concessionários de ônibus da capital mineira.
Quem fixa a tarifa,
regulamenta e fiscaliza a qualidade do transporte de passageiros em Minas
Gerais e o DER-MG autarquia do governo de Minas e na capital mineira o BHtrans,
ambos administrados por integrantes do PSDB, escolhidos a dedo por Aécio Neves.
Se o senador quer contribuir
para melhoria da qualidade assim como uma menor tarifa porque seu prefeito
Marcio Lacerda e seu governador Antonio Anastasia não fazem o que o prefeito de
São Paulo Fernando Haddad fez;
"Abrir a caixa preta da
planilha que calcula a tarifa do transporte de passageiros. Haddad lembrou que,
no custo da tarifa paulistana, o empresário entra com 10%, o poder público com
20% e o passageiro com 70%".
E agora Senador?
Atualizado às 18h46m do dia
19/06/2013:
Em nova manifestação desta
vez Aécio Neves poupa as empresas de Ônibus
Segundo Aécio, que esteve
ontem na inauguração da exposição que comemora os 25 anos do PSDB e os 19 anos
do Plano Real, "esse movimento que ocorre hoje em todo o Brasil não pode
nem deve ser apropriado por ninguém. Seria um grande equívoco porque não seria
legítimo. É um movimento difuso, mas que encontra em certa insatisfação
generalizada o seu motor, o seu combustível maior. É preciso que primeiro
respeitemos o movimento".
Ainda sobre os
protestos, Aécio Neves comentou que eles não são "apenas contra o
governo", e sim "uma insatisfação generalizada" da população.
"Os serviços públicos são de péssima qualidade, o custo de vida aumenta a
cada dia. A saúde, a educação e a segurança pública estão caóticas no Brasil.
Então, há um sentimento difuso hoje e é um sinal da sociedade que deve ser
reconhecido e recebido com muita humildade pelos governantes. O senador
concluiu que "é claro que quem está no governo, obviamente, terá de dar respostas
mais claras.
Fonte:Novo Jornal
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