quarta-feira, 7 de outubro de 2015

TCU dá a senha para o processo do impeachment



Rodolfo Vasconcellos 

Como decretado pela mídia comercial, o TCU (Tribunal de Contas da União) recomendou nesta quarta-feira (7) a reprovação das contas de 2014 do governo da presidente Dilma Rousseff (PT). Em decisão unânime, oito ministros votaram pela rejeição das contas da petista.

Triste é ver ministros indicados por Lula e Dilma votarem a contra o governo.Triste mais ainda é ver ministro como Ana Arraes, mãe de Eduardo Campos, indicada por Lula, e José Múcio Monteiro, também indicado por Lula, votarem pela refeição das contas. Não é que ministro indicado para o TCU tenha que ser submisso, obediente ao governo, mas, na prática, em todos governos(federal, estadual e municipal) os ministros sempre votam de acordo com a orientação do governo.

Agora, me digam, por que as contas de Dilma foram rejeitadas?

Porque, de acordo com técnicos do TCU, benefícios sociais(Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Prouni, etc) e subsídios federais(redução de IPI) eram pagos por bancos estatais sem que o Tesouro Nacional tivesse feito o devido repasse dos valores a tempo. 

Esse "adiantamento" feito pelos bancos foi classificado pelo TCU como "empréstimos", e a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) proíbe o governo de fazer empréstimos junto a bancos estatais. 


Mas vejam que bobagem.O TCU preferia que as pessoas mais carentes ficassem sem os mencionados benefícios, tudo em nome de uma tal de Lei de Responsabilidade Fiscal.
 
Curioso é que todos governos agiram assim, mas só Dilma que se ferrou.


Esta é a primeira vez que o TCU recomenda a reprovação das contas de um presidente desde que o órgão foi criado, em 1890. O parecer pela reprovação não significa que as contas foram reprovadas. Elas ainda precisam ser julgadas pelo Poder Legislativo.

Nenhum comentário: