segunda-feira, 25 de agosto de 2008

O GRUPO FOLHA PENSA QUE O POVO É BESTA

25/08/2008 - 13h30
Na TV, Kassab e Marta comemoram crescimento em pesquisa; democrata e tucano atacam petista
Publicidade
colaboração para a Folha Online

Na propaganda eleitoral dos candidatos à Prefeitura de São Paulo, veiculada na televisão nesta segunda-feira, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) voltou a criticar a ex-prefeita Marta Suplicy (PT), mas evitou o confronto direto com o adversário Geraldo Alckmin (PSDB). Marta também reclamou do fato de ter recebido a prefeitura "falida" quando assumiu, e o tucano fez críticas veladas à gestão petista.

27.ago.2007/Danilo Verpa/Folha Imagem

A petista e o democrata cresceram nas intenções de voto, segundo o Datafolha
A petista e o democrata, que cresceram nas intenções de voto segundo o Datafolha, comemoraram os resultados.

O programa de Kassab tratou de saúde, comparando sua gestão com a da petista. Houve menção ao governador José Serra (PSDB), seu padrinho político, cuja utilização da imagem é "disputada" com o candidato tucano. O governador já anunciou apoio ao correligionário Alckmin na TV, na última semana. Segundo o Datafolha, Kassab subiu de 11% para 14%.

"No tempo da Marta, o atendimento à saúde era um caos. Serra e Kassab enfrentaram o problema", narrou o locutor. O locutor citou a criação de 110 AMAs (assistência médica ambulatorial) feitas na gestão de Kassab e a construção de dois hospitais públicos. Assim como o programa petista, o programa do democrata frisou as obras e os projetos de sua gestão.

A linguagem popular foi a tônica do programa, que mostrou Kassab vistoriando obras com um capacete. O programa trouxe ainda depoimentos emocionados da população, que chorava ao falar do prefeito.

O tema saúde também foi o foco do programa tucano, que apresentou propostas e falou sobre a apresentação do seu programa de governo, realizada na última sexta-feira (22). O programa utilizou as imagens do discurso de Alckmin no dia da apresentação. O candidato evitou atacar Kassab, mas criticou a gestão de Marta. "O Serra pegou uma cidade endividada e com as obras todas paralisadas. Quebrada sob o ponto de vista financeiro", disse o tucano.

Alckmin afirmou ainda que, se eleito, vai firmar parcerias com o governo federal. "O presidente Lula não é presidente do PT, ele é presidente do Brasil, o que é muito diferente".

Já candidata petista apresentou suas propostas para a cidade nas áreas de segurança, transporte e trânsito, saúde, habitação e educação. Líder na última pesquisa do Datafolha, com 41%, Marta evitou o ataque aos adversários, mas falou sobre a vantagem na pesquisa. O nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva também foi citado, já que a petista tem tentado associar sua imagem à do presidente.

Novamente, o programa de Marta mostrou a petista como a mulher rica que trabalha para os pobres. O programa petista mostrou a "situação crítica" em que a ex-prefeita assumiu a prefeitura --sem citar os nomes dos antecessores-- e ressaltou como Marta fez "grandes obras" sem "muitos recursos". O Bilhete Único e os CEUs (centro educacional unificado) foram apresentados como exemplos do trabalho da petista.

O candidato Paulo Maluf (PP) também ressaltou as obras de sua gestão, especialmente voltadas para o trânsito da cidade.Segundo pesquisa Datafolha divulgada neste final de semana, Maluf amarga a maior taxa de rejeição: 61%. Já Soninha Francine (PPS) falou sobre moradia e urbanização, assim como fez no programa na rádio na manhã de hoje.

A apresentação de propostas e as críticas aos problemas de São Paulo também ocorreram nos programas de Anaí Caproni (PCO), Ciro Moura (PTC), Edmilson Costa (PCB), Ivan Valente (PSOL) e Renato Reichmann (PMN), candidatos que contam com pouco espaço na TV, em comparação a Marta, Kassab e Alckmin. Levy Fidelix (PRTB) disse que suas propostas foram aproveitadas pelos ex-prefeitos da cidade.

Comentários.
O Grupo Folha pensa que o povo é besta.
Divulga-se uma pesquisa, com margem de erro de 3%, Kassab sobe de 11% para 14% e esse jornalismo vendido diz que Kassab cresceu na pesquisa.
Ora, faça-me o favor, bando de estúpido.

Não duvido nada que Serrassuga não esteja por trás dessa palhaçada da Folha.


Nenhum comentário: