terça-feira, 26 de agosto de 2008

SEI NÃO VIU, MAS AI TEM TRUTA.AH! SE TEM!

Terça-feira, 26 de agosto, 2008 por Cesar Rocha

Andrea Nunes, 36 anos, promotora de Patrimônio Público e de investigações eleitorais, é a autora da denúncia que levou a Polícia Federal à Prefeitura do Recife na sexta-feira (22). (Saiba mais).

Ela investiga a impressão de uma revista com o balanço das ações do Orçamento Participativo, que era até junho comandado por João da Costa, candidato à sucessão de João Paulo.

No meio dessa investigação, descobriu que servidores da Secretaria Municipal de Educação estavam se mobilizando para participar da campanha de João da Costa.

Começou a investigar e viu indícios de que servidores vinham sendo coagidos a participar de atos de campanha e a máquina da prefeitura sendo utilizada em favor do petista.

Foi quando encaminhou um pedido à Justiça Eleitoral para que se fizesse uma devassa nos computadores da secretaria.

O juiz da 8ª Zona Eleitoral do Recife, Nilson Guerra Nery, autorizou; a Polícia Federal foi lá e recolheu os arquivos de dez computadores.

Esses arquivos, dependendo de seu conteúdo, podem interferir e muito no curso dessa eleição para prefeito.

O que há neles? Há sinais mesmo de uso da máquina? Essa história vai acabar no guia eleitoral?

Dependendo da força das informações contidas nos arquivos, o uso eleitoral do assunto pode segurar o crescimento acelerado de João nas pesquisas de intenção de voto.

Nos últimos dias, começaram a circular informações nos bastidores da campanha de João da Costa de que tem gente se preparando para o pior e levantando todo tipo de informação, inclusive sobre a promotora.

Líderes da Frente do Recife, principalmente Humberto Costa, já disseram claramente: “Essa operação tem cheiro forte de armação”. (Veja aqui).

Foi aí que circularam informações de que haveria uma foto de Andrea Nunes com Mendonça Filho.

Pois bem, fui atrás disso.

Nunes é uma promotora respeitada no Ministério Público, apesar de jovem. (Saiba mais sobre ela).

Ela tem um livro publicado que é referência no meio jurídico. Chama-se “Terceiro Setor - controle e fiscalização”.

Fui ao velho e bom google e coloquei, entre aspas, o título do livro. Bingo, encontrei a foto (acima) junto com um texto da assessoria de imprensa do Ministério Público, publicados em 16 de junho de 2006.

Diz o seguinte:“A Promotora de Justiça do MPPE Andréa Nunes lançou na noite da última quarta-feira (14) a segunda edição do livro ‘Terceiro Setor - Controle e Fiscalização’.

O evento, realizado na sede da Procuradoria Geral de Justiça, contou com a presença de autoridades do Tribunal de Contas, Ministério Público e do Governo do Estado, dentre elas a secretária da Fazenda, Maria José Briano, e o governador Mendonça Filho(DEM-PE).

A obra analisa mecanismos de controle e fiscalização das atividades do Terceiro Setor, apontando as ferramentas jurídicas para combater a corrupção instalada nas organizações, muitas vezes utilizadas para lavagem de dinheiro e fraudes em licitações”. (Veja aqui).

Pois é, amigos, essa eleição parece que ainda está começando. Haverá muita batalha de informação e contra-informação.

Falei há pouco com Andrea Nunes. Ela me ouviou entre surpresa e divertida. Achou graça.

Me explicou que é uma pessoa pública e por isso deve ter sido fotografada em diversas atividades públicas, com várias autoridades.

No caso do relançamento do livro, garante ter convidado diversas autoridades do governo do estado e da prefeitura.

Diz lembrar-se muito bem: foi pessoalmente ao gabinete do prefeito João Paulo convidá-lo para o evento.

Recorda-se que o gabinete havia sido mudado para o terminal de passageiros do Porto do Recife. O do prédio-sede da prefeitura estava em reforma.

E lá deixou um conjunto de convites com a secretária. Era para o prefeito e todo o secretariado.
“Se o prefeito tivesse ido lá, seria recebido da mesma maneira”, diz ela.

Nunes explicou ainda que se sente tranqüila por já ter demonstrado, em uma série de ações, isenção no exercício do trabalho à frente da promotoria.

E lembra de ações que move contra Maurício Romão, ex-secretário de Administração do estado e coordenador da campanha de Mendonça; e André de Paula, vice do candidato democrata. (Veja aqui)

Tentei falar com Mendonça também, mas ele está participando de eventos de campanha. Mais tarde publico o que ele tem a dizer sobre isso.
Comentários.
Sei não viu, mas ai tem truta.
É muita coincidência.

Nenhum comentário: