segunda-feira, 30 de março de 2009

O ESQUEMA PONZIi



Nouriel Roubini

Um jornalista entrou em contato comigo com a seguinte pergunta: “Sou repórter e escrevo uma matéria sobre a vida de Bernard Madoff, depois de ter se confessado culpado. Gostaria de saber se você poderia avaliar qual significado ele terá na história. Ele representará mais do que um velhaco que roubou muito dinheiro dos clientes? Como Bernie Ebbers e Ken Lay foram os símbolos de fraude e avareza, o que Madoff vai representar?”

Minha resposta detalhada a seguir.

Os americanos viveram por uma década ou mais em um mercado escapista, com base na bolha Ponzi. Madoff é o espelho da economia dos Estados Unidos e de seus agentes superalavancados. Somos um castelo de cartas de alavancagem sobre alavancagem dos mutuários, de empresas financeiras e de corporações, que hoje quebram.

Quando você nada desembolsa por sua casa e, portanto, não há gastos, sua capacidade de alavancagem é literalmente infinita. Está imerso no esquema Ponzi. Também estava jogando o esquema Ponzi o banco que deu crédito a custo zero, um empréstimo mentiroso ninja (nada de renda, de emprego e de garantias), com amortização negativa e uma taxa de juro inicial que era uma piada perturbadora.

As empresas de private equity que, nos últimos anos, fizeram mais de 1 trilhão de dólares em operações com recursos de terceiros, com remuneração equivalente a 10% do dinheiro aplicado, ou até acima, também jogavam o esquema Ponzi.

Um governo que emitirá trilhões de dólares em dívida nova, para fazer frente à severa recessão e socializar os prejuízos privados, corre o risco de se tornar um governo Ponzi, se a médio prazo não retornar aos fundamentos de disciplina fiscal e sustentabilidade do débito.

Um país que gastou mais do que recebeu por mais de 25 anos, e se defronta com um pesado déficit em conta corrente, torna-se o maior detentor de dívida externa do mundo é também um país Ponzi que, eventualmente, vai decretar moratória se, com o tempo, não apertar o cinto e começar a perseguir déficits em conta corrente menores e balança comercial superavitária. As obrigações dos EUA devem somar um montante superior a 3 trilhões de dólares.

Toda a vez que você consome mais do que a renda permite, por anos consecutivos (um mutuário com poupança negativa, um governo com déficit orçamentário, uma empresa com persistentes prejuízos, um país com déficit em conta corrente), você está jogando o esquema Ponzi. No jargão da economia formal, você não respeita as restrições do seu orçamento intertemporal de longo prazo, uma vez que você toma dinheiro emprestado para financiar o custo do juro do empréstimo anterior. É uma dinâmica de dívida insustentável, que o levará a declarar a insolvência.

De acordo com Minsky e com a teoria econômica dos agentes Ponzi (mutuários, empresas e bancos), são esses que precisam tomar doses crescentes de crédito para honrar tanto o principal como o juro do empréstimo anterior. Ou seja, os tomadores de crédito de Minsky e Ponzi não conseguem pagar nem o juro nem o principal da linha de crédito. Eles precisam que os preços dos ativos em que investem subam incessantemente para que mantenham o refinanciamento de suas obrigações financeiras.

A relação entre a dívida e a renda dos mutuários saltou de 65% há quinze anos para 100%, em 2000, e 135% hoje. Todos jogaram o esquema Ponzi. A relação da dívida total, de mutuários, empresas financeiras e corporações, é agora de 350%. Os preços dos imóveis caíram 20% e recuarão outros 20%, antes que atinjam o fundo do poço, e as ações despencaram mais de 50% (e devem cair mais). Não funciona mais usar os imóveis como caixas eletrônicos para financiar o consumo Ponzi. A festa acabou para mutuários, bancos e corporações altamente alavancados.

O estouro da bolha imobiliária, acionária, dos fundos hedge e das operações de private equity mostrou que muito da “riqueza” que sustentou a maciça alavancagem e os supergastos dos agentes era falso. É cristalino que o rei está nu e nós somos o imperador sem roupas. A onda da bolha escondia o fato de que os americanos e seus bancos estavam nadando nus. O estouro apenas revelou o fato, com a maré baixa.

Madoff pode agora passar o restante de seus dias na prisão. O governo, empresas financeiras e não financeiras podem passar a próxima geração na prisão da dívida. Terão de apertar os cintos para pagar pelas perdas ocorridas por mais de uma década em alavancagem irresponsável, sem considerar os riscos.

Americanos, vamos olhar para nós mesmos no espelho: Madoff e Ponzi somos nós!
Fonte:CartaCapital.

Nenhum comentário: