sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Serra em apuros


Mauricio Dias

Cauteloso, por método acadêmico e pela origem mineira, o cientista político Ricardo Guedes, doutor em Ciência Política pela Universidade- de Chicago, não é de fazer afirmações sem consistência, mas, baseado nos resultados da 99ª pesquisa CNT/Sensus, divulgados na segunda-feira 23, ele construiu uma certeza: as pré-candidaturas de Dilma Rousseff e Aécio Neves estão em ascensão. Guedes faz, porém, afirmação categórica: a economia é “a variável de maior influência no resultado eleitoral”. Por coincidência, o governador José Serra, dias atrás, disse que não acredita nisso. Ele finge que não vê que o País melhorou. É um tucano com comportamento de avestruz.

CartaCapital: O que pode explicar a queda da intenção de voto em Serra?


Ricardo Guedes: É a perda de um espaço político muito significativo. Por outro lado, há um aumento contínuo da intenção de voto em Dilma e um aumento progressivo de Aécio Neves.

CC: Há uma relação direta entre a subida de Aécio e a queda de Serra?


RG: Acho possível. Penso que no Brasil formou-se um pacto social-democrata do tipo europeu. A esquerda passa a ter um comportamento institucional e, por outro lado, a direita cede para as questões sociais. Houve uma flexibilização de propósitos. O Brasil finalmente atingiu isso com Lula. Há um pacto econômico em que todos ganham e o eleitor nessa hora procura soluções centristas, a continuidade do projeto em execução, que pode ser administrado por pessoas do PT, ou fora dele, desde que tenham certa comunhão com isso. O governador José Serra, identificado com o ex-presidente Fernando Henrique e eleito adversário principal pelo presidente Lula, sofre uma rejeição por isso.

CC: Será uma eleição na qual a população mais pobre teme perder?


RG: Sem dúvida. O eleitor não quer mudanças radicais neste projeto atual. Se o eleitor perceber na oposição ao governo uma alternativa de alteração do projeto, a eleição pode virar plebiscitária.

CC: O confronto Dilma-Serra cria esse cenário?


RG: Exatamente. Por isso, Dilma e Aécio têm crescido de forma contínua. Isso me permite fazer uma afirmação acadêmica em cima dos dados, a de que Dilma e Aécio vão crescer ainda mais.

CC: E o Serra vai cair mais?


RG: Eu não posso afirmar que ele vai continuar a cair.

CC: Por que, então, Dilma e Aécio vão crescer?


RG: Quando fazemos o cruzamento da intenção de voto por sexo, verificamos que, no total do eleitorado (48% de homens e 52% de mulheres, aproximadamente), os votos em Serra estão homogeneamente distribuídos (32,6% masculinos e 31% femininos). A mesma coisa acontece com Ciro Gomes (16,9% masculinos e 18% femininos). Já com Dilma há muito mais intenção de voto masculino (25,3%) do que feminino (18,4%). A mesma coisa ocorre com Aécio Neves (24,1% masculinos e 17,5% femininos). O voto masculino tende a puxar o feminino dentro do processo eleitoral.

CC: Que fenômeno é esse?


RG: Um grande apoio masculino na intenção de voto significa movimento político. Ou seja, existem movimentos políticos em torno de Dilma e de Aécio. Dilma, possivelmente, está entrando no foco da percepção dos petistas, pois tem apoio de um governo que, na percepção dos eleitores, é bem melhor do que o de seu antecessor (gráfico). No caso de Aécio, ele cresce como opção alternativa de oposição.

CC: A influência da economia pode favorecer o candidato governista?

RG: Não tenha dúvida. É a primeira e mais importante variável. Eu diria que 80% da influência no resultado eleitoral vem da economia.

FRASE

“49,3% não votariam em candidato a presidente da República apoiado por Fernando Henrique Cardoso” voz do eleitor captada pela pesquisa cnt/sensus .

Nenhum comentário: