domingo, 24 de abril de 2011

A entrevista de Lula

Por: Walter Venturini 

Revelações trazem pesos que devem ser considerados

A entrevista exclusiva que o ex-presidente deu para o ABCD MAIOR e a TVT na última quarta-feira (20/04) coloca ingredientes novos para as eleições municipais a serem disputadas no ano que vem e até mesmo para o pleito de 2014, que elegerá deputados, senadores, governadores e presidente da República. O ex-presidente afirmou que vai dedicar um tempo especial para fazer campanha nas cidades da Região. Disse mais: que a direção do PT deve dar destaque ao ABCD na lista de prioridades para a eleição de prefeitos petistas, em outubro do ano que vem.

A presença de um dos mais populares líderes mundiais nas disputas municipais em nossa Região já é um peso a ser considerado tanto por petistas como por seus adversários. Mas Lula disse na entrevista, a primeira dada a um jornal impresso brasileiro após deixar a Presidência, que vai batalhar pela unidade do PT, partido que costuma perder eleições por causa de divergências internas na hora de escolher seus candidatos. Os prováveis pré-candidatos a prefeito pelo PT na Região devem saber que terão um fiscal rigoroso que vai defender a unidade partidária como bem maior para a disputa municipal.

Lula deu a entrevista um dia após ter reunido deputados, prefeitos e lideranças petistas para discutir a campanha de 2012 no Estado de São Paulo. O encontro, realizado em Osasco, foi um sinal de que o ex-presidente já encerrou a quarentena que havia se dado após deixar o governo federal. Lula voltou com fome de fazer política, quer arrumar seu partido, que está em condições bem melhores do que a legenda dos tucanos, rachada diante de conflitos interno entre os grupos de Geraldo Alckmin, José Serra e Aécio Neves. O ex-presidente mostrou que está disposto a trabalhar duramente para o PT aumentar o número de prefeitos eleitos em 2012, mas também ter um partido peso-pesado na luta pelo governo do Estado, em 2014.

A reunião de Osasco mostrou que Lula voltou com toda disposição para fazer política, coisa que sabe fazer dentro e fora dos palácios. Na entrevista dada ao ABCD MAIOR, o ex-presidente mostra que tem perfeita noção do País que governou até 31 de dezembro de 2010. Chega a dizer que ter noção do Brasil é coisa que falta hoje ao PSDB e esse é o motivo real da crise dos tucanos. Seria essa a causa da desorientação dos oposicionistas, o motivo dos rachas que sacudiram PSDB e DEM neste primeiro semestre. É preciso ler a entrevista de Lula na página 3 para perceber que fazer política é a principal especialidade deste ex-metalúrgico que começou sua ascensão política nas portas de fábricas do ABCD.ABCDMAior

Nenhum comentário: