quinta-feira, 28 de abril de 2011

Oposição deve ir para UTI

 
Messias Pontes *


Depois de se desmoralizar por desmontar o Estado brasileiro, cometer crime de lesa-pátria e sofrer três derrotas consecutivas para a presidência da República, a oposição conservadora de direita – PSDB, DEMO e PPS – está correndo risco de vida, pois a cada dia perde mais gordura e massa muscular, estando completamente desidratada e esse quadro tende a piorar, devendo ir para a Unidade de Terapia Intensiva.

O barco em que viaja a oposição está fazendo água e os ratos já começaram a pular. Pior que isso é o processo autofágico em curso nos três partidos. No ninho tucano as bicadas estão deixando sérias seqüelas em suas principais lideranças: em São Paulo o governador Geraldo Alckmin duela fortemente com o seu antecessor José Serra – o “Zé” Traíra ou simplesmente o “Zé” Bolinha de Papel -, e este parte ferozmente para cima do senador mineiro Aécio Neves usando a velha mídia conservadora, venal e golpista. Isto sem falar que a metade da bancada municipal tucana da capital paulista está debandando. E o que dizer de lideranças como Bresser Pereira e Walter Feldman – fundadores do PSDB – saírem do partido atirando para todos os lados?

Desmoralizado e desprezado dentro do próprio ninho tucano, o Coisa Ruim (FHC) busca sobreviver politicamente tentando salvar a oposição do naufrágio, mas o seu gesto não passa de abraço de afogado. Depois da besteira que fez mandando o seu partido (está literalmente partido) esquecer o povão e buscar o apoio da classe média, foi criticado por todos os aliados, com exceção do “Zé” Traíra. Deixou cair a máscara e assumiu o seu elitismo.

Por sua vez o DEMO - que já foi Arena, PDS e PFL – perde as suas mais expressivas lideranças e entrou num processo irreversível de extinção. José Roberto Arruda, então governador do Distrito Federal que seria o vice do “Zé” Traíra à Presidência da República, afogou-se no mar de lama da corrupção. Agora o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, deixa o DEMO e funda o PSD para ser da base de apoio da presidenta Dilma Rousseff, levando consigo mais da metade da agremiação, inclusive o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo que possivelmente levará o seu secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen.

Já o PPS do comunista arrependido Roberto Freire está completamente desmilinguido e vê na fusão com o PSDB e o DEMO a sua tábua de salvação. Ele tenta por todos os meios impedir a ida da maioria dos correligionários para o PSD e assim evitar a implosão. A fusão deverá ser decidida hoje.

O grande problema da oposição de direita é que ela perdeu completamente a credibilidade -conquistada às custas da mentira sustentada pela velha mídia conservadora, venal e golpista – e não tem propostas nem programa. O atrelamento automático ao imperialismo, notadamente ao norte-americano, já mostrou com muita clareza que foi altamente nocivo aos interesses nacionais e só prejuízos trouxe ao povo brasileiro.

Sem propostas e sem bandeiras a defender, a oposição apelou para o que há de mais atrasado tentar vencer a disputa presidencial em 2002, 2006 e especialmente 2010 quando se aliou até com o diabo com o auxílio de colonistas e demais jornalistas e radialistas amestrados.

Achando pouco o apoio da famigerada TFP (Tradição, Família e Propriedade), da Opus Dei, do Grupo Guararapes e de outras organizações de militares golpista de pijama, o candidato demotucano José Serra foi bater às portas dos quartéis na tentativa de impedir a vitória da ex-ministra Dilma Rousseff, candidata das forças democráticas, patrióticas e progressistas.

Por tudo isto, a cada eleição as bancadas de oposição vem minguando tanto nos legislativos municipais, estaduais e especialmente no Congresso Nacional, Atualmente, dos 513 deputados federais, a oposição só conta com 96 e este número tende a diminuir cada vez mais.

Diante dessa realidade, a oposição caminha célere para a UTI sem perspectivas de recuperação. Por isto, desde já, todos estão convidados para a sua missa de réquiem.

s
 
* Diretor de comunicação da Associação de Amizade Brasil-Cuba do Ceará, e membro do Conselho de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará e do Comitê Estadual do PCdoB.Portal Vermelho

Nenhum comentário: