quarta-feira, 23 de novembro de 2011

ANP determina suspensão das atividades da Chevron no Brasil


A ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) anunciou na tarde desta quarta-feira (23), em nota oficial, que determinou a suspensão das atividades da empresa norte-americana Chevron no Brasil após o vazamento de óleo que atinge a bacia de Campos, no litoral fluminense, desde o começo desse mês.


A agência determina “a suspensão das atividades de perfuração no campo de Frade até que sejam identificadas as causas e os responsáveis pelo vazamento de petróleo e restabelecidas as condições de segurança na área”. Com a empresa não atua operacionalmente em outros campos, “essa deliberação suspende toda atividade de perfuração da Chevron do Brasil Ltda. no território nacional”, complementa a nota.


A decisão foi tomada depois de reunião nesta tarde pelos diretores da agência. Segundo a ANP, também foi decidido a rejeição do pedido da concessionária para perfurar novo poço no campo de Frade com o objetivo de atingir a camada pré-sal. A ANP entende que “a perfuração de reservatórios no pré-sal implicaria riscos de natureza idêntica aos ocorridos no poço que originou o vazamento, maiores e agravados pela maior profundidade”.


A agência afirma que a decisão se baseou nas análises e observações técnicas, que evidenciam negligência por parte da concessionária na apuração de dado fundamental para a perfuração de poços e na elaboração e execução de cronograma de abandono, além de falta de maior atenção às melhores práticas da indústria.


A Chevron ainda não foi informada oficialmente da decisão. A assessoria de comunicação da empresa informa que a petroleira irá seguir todas as normas e regulamentos do governo brasileiro e suas agências. Ainda segundo a assessoria, a única atuação da Chevron com perfuração é no campo de Frade, mas a empresa também é sócia da Petrobras em outros campos petrolíferos como o Papa-Terra, na bacia de Campos.
 
Em audiência pública na comissão de Meio Ambiente na Câmara dos Deputados, o presidente da subsidiária brasileira da Chevron, o norte-americano George Buck, pediu desculpas pelo vazamento. Buck reiterou o respeito pelo Brasil e o desejo de manter a parceria comercial com o país.


“Peço sinceras desculpas à população e ao governo brasileiro”, disse Buck em português. “Eu gostaria de reiterar que temos um profundo respeito pelo Brasil, pelo povo brasileiro, pelo meio ambiente, pelas leis e instituições deste país”, completou.


Com dificuldade de se expressar em português, o presidente da petrolífera teve o apoio de uma tradutora durante a apresentação do detalhamento do histórico do acidente.


"Vamos continuar com nosso plano de reação até que não haja nenhuma gota na superfície", afirmou o executivo. Segundo Buck, a Chevron "considera que uma só gota na superfície é inaceitável".

 

De acordo com Buck, o incidente ocorreu durante a perfuração do campo na bacia de Campos. “O que levou o início deste incidente foi que perfuramos em uma zona que a pressão era mais alta do que esperávamos. Nesta altura, o fluído do reservatório entrou no buraco da perfuração”, disse.


Ainda de acordo com ele, com a fragmentação da rocha, o petróleo subiu 566 pés (cerca 170 metros) até o fundo do mar e demorou quatro dias para ser fechada. A estimativa da empresa é de que 2.400 barris foram derramados no mar.


“Nós vamos investigar o incidente detalhadamente e apresentar os resultados ao povo brasileiro, permitindo que isso não se repita nem aqui nem em outro lugar do mundo”, afirmou Buck.Uol.

Um comentário:

Anônimo disse...

ajude a limpar o oceano proteste voce também, mande twitter, recados nas redes sociais dizendo #fora chevron chega de poluição.