quinta-feira, 19 de julho de 2012

Embrapa fará levantamento nacional da aquicultura e da pesca




A Embrapa Pesca e Aquicultura coordenará nos próximos dias o trabalho de levantamento de dados do projeto Diagnóstico Estratégico do Setor de Pesca e Aquicultura no Brasil, Aquapesquisa. O projeto é realizado com recursos do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).


O Aquapesquisa levantará dados a respeito de instituições de ensino, pesquisa científica, extensão rural e assistência técnica ligadas às áreas, além de cooperativas, associações e sindicatos de produtores.

 
O questionário abordará o alcance geográfico dos trabalhos dessas instituições, sua infraestrutura, as espécies aquáticas com as quais trabalha e, no caso de instituições de pesquisa, as principais linhas de atuação, os agentes financiadores e se há algum trabalho de transferência dos conhecimentos gerados.
As respostas formarão um banco de dados em formato digital. As entidades que participarem terão livre acesso.

Questionário online


As instituições de ensino serão convidadas a listar seus cursos e trabalhos de extensão ligados a pesca e a aquicultura. O questionário pedirá também informações sobre o nível de ensino oferecido médio, graduação, pós-graduação ou curso à distância.


O perfil dos profissionais empregados será levantado nos questionários destinados às empresas de extensão rural. “Queremos saber como é a atuação dessas instituições na pesca e na aquicultura. Se elas mantêm especialistas na área ou se promove capacitações específicas”, disse o pesquisador e coordenador do projeto Roberto Valladão Flores.

O questionário online estará disponível nas próximas semanas em um link da Embrapa Pesca e Aquicultura e as instituições de pesquisa serão convidadas a responder e colaborar com o trabalho.Fonte:Ministério da Pesca.

Nenhum comentário: