segunda-feira, 30 de julho de 2012

Erenice Guerra, a grande imprensa e o “mensalão”


A uma semana do início do julgamento do “mensalão” pelo Supremo Tribunal Federal (STF), foi absolvida, por falta de provas, a ex-ministra chefe da Casa Civil da Presidência da República, Erenice Guerra. A grande imprensa praticamente ignorou o fato. Ao invés das manchetes de primeira página nos principais jornais, das capas das principais revistas semanais e dos destaques nos principais noticiários de rádio e televisão do país, como ocorreu quando eclodiu o “escândalo” em que ela se viu envolvida, as notícias, agora, foram de meio de página, longe das capas, sem alarde.

Pode-se afirmar que, ao contrário da efusividade das denúncias acusatórias, do período da campanha eleitoral, a notícia da absolvição, divulgada agora, foi dada quase que de forma envergonhada. As provas “cabais” e “irrefutáveis”, que os principais veículos de imprensa do país diziam possuir, sequer foram aceitas pela Justiça. E tudo ficará como dantes no quartel de Abrantes, a menos que Erenice cumpra a promessa que fez, em desabafo, ao final do julgamento, de processar por calúnia e difamação os veículos que a acusaram sem ter provas para tal.

Na verdade, para a maior parte dos veículos da grande imprensa brasileira, os objetivos visados com a divulgação, com alarde, das denúncias contra Erenice Guerra foram alcançados à época das denúncias. Eles pretendiam e conseguiram provocar um segundo turno na disputa eleitoral para a Presidência da República. Dilma Rousseff liderava com folga a campanha e, se não houvesse um fato novo e relevante, a eleição se resolveria ainda no primeiro turno. José Serra precisava de um empurrãozão e a grande mídia fez o serviço.

Sucessora de Dilma Rousseff como titular da Casa Civil da Presidência da República, Erenice Guerra tornou-se o alvo da vez, mas a mira maior fora feita sobre Dilma. Alvejando Erenice alvejavam Dilma também. Foi o que ocorreu. Acusada de tráfico de influência, Erenice foi exonerada da chefia da Casa Civil e Dilma, que fora “omissa” e “incompetente”, por manter Erenice como sua “segunda” na Casa Civil e depois indicá-la para titular, foi empurrada a uma disputa eleitoral de segundo turno.

José Serra e Marina Silva agradeceram. O primeiro foi para o segundo turno, quando tudo indicava que já estava derrotado. A segunda se viu transformada em “celebridade” instantânea daquela eleição mas, passada a votação, viu-se lançada no rol das candidaturas cometa (que brilham por instantes e passam rápido), ao lado de Heloisa Helena, a “celebridade” instantânea da eleição anterior.

No início da semana em que começará o julgamento do caso do “mensalão”, o Sul21 chama a atenção para o fato de que os que são alvo de acusações espalhafatosas nem sempre são os reais culpados dos fatos que lhes são imputados. Muitas vezes, o barulho da acusação serve para ocultar os reais interesses dos acusadores que, como aconteceu no caso de Erenice Guerra e Dilma Rousseff, podem ser muito diferentes daqueles da maioria da população. Dilma e Erenice, que foram vilipendiadas, sagraram-se vitoriosas. A primeira venceu a eleição por uma larga margem de votos e faz um governo que bate recordes de aprovação popular. Erenice teve suas acusações arquivadas por falta de provas. A grande imprensa, desmascarada, calou-se ou, ao menos, falou tão baixo que ficou quase inaudível. Com relação ao “mensalão”, recomenda-se, ao menos, cautela.Sul21

Nenhum comentário: