domingo, 23 de setembro de 2012

Eleição no Recife:Dá para acreditar nessas pesquisas?

 
 
De há muito tempo defendo a proibição de divulgação pesquisas em período eleitoral.Essas pesquisas só servem para iludir o eleitor, engordar a conta da empresa que faz a pesquisa e a tesouraria da campanha do candidato, pois, como sabido, quando um candidato vai bem na pesquisa aparecem doadores.
 
Pois bem. No mesmo dia que o Diário de Pernambuco traz uma pesquisa que mostra Humberto Costa com quatro pontos à frente do tucano verde Daniel Coelho(PSDB-PE), o Jornal do Commércio traz outra que mostra Daniel Coelho com seis pontos à frente de Humberto Costa.Ambas as pesquisas foram realizadas quase no mesmo período.

 
Nada, a não ser o direcionamento da pesquisa a favor de uma candidatura, justifica números tão diferentes.

Li agora há pouco a informação do JC Online dando conta que Humberto Costa tentou impedir a divulgação da pesquisa da Maurício de Nassau, que tem como sócio um irmão de Eduardo Campos O petista contestava vários itens do levantamento que, na sua avaliação, induziriam o entrevistado a escolher o candidato do PSB, Geraldo Julio, e prejudicaria ele.O pedido de embargo da publicação da pesquisa foi indeferido em primeira instância pelo juiz João Maurício Guedes Alcoforado, cunhado de Sileno Guedes, o presidente municipal do PSB, partido de Eduardo e Geraldo.
 

Geraldo chega a 34%, Humberto soma 22%, Daniel vai a 18% e Mendonça tem 4%, revela pesquisa DiarioData Associados



...
Geraldo Julio, candidato a prefeito do Recife pelo PSB, saiu de 14%, em 20 de agosto, para 34% nas intenções de voto (na estimulada).
 
 
É o que revela a segunda rodada da pesquisa DiarioData Associados, publicada pelo Diario neste domingo.
 
Na sondagem estimulada, o eleitor recebe uma lista com os nomes da disputa e, a partir dela, faz sua escolha.
 
 
Humberto Costa, concorrente do PT, que liderava a corrida com 25%, aparece agora com 22%.
O prefeiturável do PSDB, Daniel Coelho, chegou aos 18%, depois de ter largado com 8%.
 
 
Por sua vez, o democrata Mendonça Filho, que tinha com 15% e era o segundo colocado há um mês, surge com 4%.
Além de evidenciar o óbvio poderio do PSB no Recife, resultante do peso político do governador Eduardo Campos, a pesquisa indica que parte do eleitor de Mendonça pode ter migrado para Daniel.
 
 
Ambos apresentam-se como oposição e representam partidos que costumam atrair faixa do eleitorado tida como conservadora. O candidato democrata perdeu 11 pontos e o tucano avançou dez.
 
 
A subida de 20 pontos do socialista pode estar relacionada com a redução dos eleitores que estão indecisos, que não sabem qual dos candidatos escolher ou que pretendem votar em branco. E ainda aqueles que estão propensos a votar nulo ou em “ninguém.
 
 
Se em agosto esse universo somava 35%, agora totaliza 22%.
 
 
A perda de três pontos registrada pela candidatura de Humberto está dentro da margem de erro.
É relevante observar que os candidato do PT e do PSB tendem a disputar o mesmo eleitor.
 
 
Isso porque foram por anos aliados no Recife e ainda são parceiros nos níveis estadual e federal.
 
 
Portanto, quem vota tende a asssociar a origem das duas candidaturas ao mesmo bloco político liderado pelo governador e pelo ex-presidente Lula.
 
 
Assim sendo, os três pontos perdidos por Humberto podem ter sido absorvidos por Geraldo.
 
 
Outro aspecto observado é que a campanha caminha para o segundo turno e que a disputa pela segunda vaga se dá entre os candidatos do PT do PSDB. A diferença entre os dois é de 4 pontos, ou seja, estão tecnicamente empatados.
 
 
A pesquisa ouviu 1.100 pessoas entre os dias 18 e 20 deste mês. A margem de erro é de três pontos percentuais.
 
 
Os demais candidatos: Edna Costa (PPL), Jair Pedro (PSTU), Roberto Numeriano (PCB) e Esteves Jacinto (PRTB) – impugnado e substituído pelo vice, Douglas Sampaio – não pontuaram na pesquisa estimulada.
 
No levantamento espontâneo, Geraldo Julio também está em primeiro lugar com 32%, contra 12% de agosto. Humberto Costa, que contava com 16%, tem agora 18%


Geraldo estaciona e Daniel passa Humberto em nova pesquisa IPMN/JC



POSTADO ÀS 00:01 EM 23 DE Setembrro

 



A pesquisa do Instituto de Pesquisas Maurício de Nassau/Jornal do Commercio para prefeito do Recife divulgada neste domingo (23) mostra o candidato Daniel Coelho (PSDB) como o único que cresceu nesses últimos dez dias, atingindo os 22% das intenções de voto e ultrapassando Humberto Costa (PT), que segue em queda livre e se encontra com 16% na terceira colocação. Geraldo Julio (PSB) continua na liderança, mas sem crescimento na nova amostragem IPMN/JC. Variou um ponto percentual para baixo em relação à pesquisa anterior, ficando com 38%. Mendonça Filho parou de cair e variou um ponto para mais, atingindo 6%.



Geraldo Julio (PSB), pela primeira vez desde a primeira pesquisa, não apresentou crescimento. Na primeira avaliação IPMN/JC, em 12 de julho, o candidato do PSB possuía 7% das intenções de voto. Um mês depois alcançou 14,4%. Em 23 de agosto chegou à segunda posição, com 22,2%. Em 6 de setembro, foi a 34% e ultrapassou Humberto Costa (PT). Na pesquisa anterior, no dia 12 de setembro, Geraldo chegou a 39%. Dez dias depois o candidato apresentou uma variação de um ponto para menos, ficando com 38%. Estacionou. É aguardar a próxima pesquisa para saber se o socialista atingiu seu teto, o que o deixaria mais distante dos planos de liquidar a disputa no primeiro turno.

O deputado estadual Daniel Coelho (PSDB) segue crescente. Após três pesquisas, entre 12 de julho e 23 de agosto, quando o candidato esteve estacionado, obtendo respectivamente 6%, 5,5% e 5,7%, o tucano decolou na reta final. Na pesquisa do dia 6 de setembro, obteve 12%, saindo da quarta para a terceira colocação. Uma semana depois, Daniel chegou a 15%, diminuindo para sete pontos percentuais a distância para o segundo colocado, Humberto Costa (PT). Agora Daniel assume a segunda posição, com 22%, seis pontos a frente do petista. Se o percentual de Geraldo seguir estacionado e Humberto não se recuperar, Daniel deve figurar no segundo turno diante de Geraldo Julio.



O senador Humberto Costa (PT) segue em queda livre. O petista figurava com 36% das intenções de voto na primeira pesquisa, em 12 de julho, e apresentou quedas em todas as pesquisas. Foi a 32,5%; depois, 31,1%; em setembro, caiu para 26% - desceu para o segundo lugar – e, em 12 de setembro, pontuou 22%. Agora, nova queda: 16% das intenções de voto e em terceiro lugar. Humberto tem duas semanas para recuperar a segunda colocação para figurar num segundo turno. Isso torcendo para que a candidatura de Geraldo Julio (PSB) siga estacionada para a disputa não ser finalizada no primeiro turno.

Mendonça Filho (DEM) parou de desidratar. O deputado federal, que começou a corrida eleitoral na segunda colocação, com 21%, caiu em todas as pesquisas, obtendo 17% e 15,1% em agosto, sendo ultrapassado por Geraldo Julio (PSB); e em setembro, fez 9% e 5%, caindo para a quarta colocação após ser ultrapassado por Daniel Coelho (PSDB).

Os candidatos Roberto Numeriano (PCB), Edna Costa (PPL), Jair Pedro (PSTU) e Esteves Jacinto (PRTB) somam, juntos, 1% das intenções de voto. Votos brancos e nulos somam 9%. Não sabem em quem votar/não responderam, 8%.
 

Nenhum comentário: